DOD DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

BENCHMARKING.
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Práticas de Apoio à Gestão
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
Gestão Integrada de Negócios
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
TENDÊNCIAS NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANO
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
TORNANDO POSSÍVEL UMA POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS
Gestão do Conhecimento na CAIXA Estratégias e Ferramentas
Planejamento Estratégico
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
A UNIVERSIDADE CORPORATIVA AMPLIADA
GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS.
Práticas de Apoio à Gestão
Educação corporativa.
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
Profissional de GC / Função de GC
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
ESTADO DA ARTE X TENDÊNCIAS DA UNIVERSIDADE CORPORATIVA NO BRASIL
WS Final Resultados e Recomendações
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
ILDH – Coaching Individual e Grupal
Referências Bibliográficas
Desenvolvimento Gerencial – Funcoge
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
II Encontro Nacional do Programa ALI Agentes Locais de Inovação
UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE – UCEL
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Educação Corporativa como Vantagem Competitiva Marisa Eboli FEA - USP
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Gerência de Educação Profissional GEPRO
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration

Instituição de Ensino São Francisco
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
GESTÃO DO CONHECIMENTO AS 7 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO
Gabriel Bastos Machado
Seu Agente de Mudança..
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
GESTÃO DO CONHECIMENTO
5 DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
DESENVOLVIMENTO TREINAMENTO X DESENVOLVIMENTO
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Uma onda de reorganizações
18º ENCONTRARH Encontro Anual de Recursos Humanos do Planalto Central 05e 06 de novembro de 2008 – Centro de Convenções Ulysses Guimarães / Brasília-DF.
Objetivos Áreas Temáticas Sugeridas Fases do Projeto Realização AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela ótica do Conhecimento Fev./2008.
Educação Corporativa Professora: Zeila Susan Keli Silva – Fevereiro /Março/Abril 2010.
Intervenção em Gestão de Pessoas
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
AULA 4 :Antonio Carlos Gil - Gestão de Pessoas
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Plano estratégico de comunicação organizacional: princípios, processos e formulação Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch Universidade de São Paulo.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Fórum para Indicação de Programas Educacionais para a Universidade Corporativa do Sistema Eletrobrás 20 de agosto de 2009 O Plano de Transformação do Sistema.
Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento.
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

DOD DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO - UNIVERSIDADE CORPORATIVA - Agosto / 2002

DOD TÓPICOS Educação Corporativa  INTRODUÇÃO: CONTEXTO DE SURGIMENTO CONCEITO: MISSÃO E PRESSUPOSTOS ETAPAS BÁSICAS DE CONCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO  E A EMBRAPA COMO ESTÁ ? O PROJETO AS ETAPAS

CONTEXTO DE SURGIMENTO DOD CONTEXTO DE SURGIMENTO Organizações flexíveis Era do conhecimento => gestão do conhecimento Rápida obsolescência do conhecimento Empregabilidade Educação global - visão global e perspectiva de negócios (Eboli, 1999)

CONTEXTO DE SURGIMENTO DOD CONTEXTO DE SURGIMENTO COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO VISANDO A CRIAÇÃO E A MANUTENÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA UNIVERSIDADE CORPORATIVA COMO FERRAMENTA P/ SE DESENVOLVER E ALINHAR OS TALENTOS HUMANOS ÀS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS (Eboli, 1999)

CONCEITO: MISSÃO E PRESSUPOSTOS DOD CONCEITO: MISSÃO E PRESSUPOSTOS “Consiste em formar e desenvolver os talentos humanos ..., promovendo a gestão do conhecimento organizacional (geração, assimilação, difusão e aplicação), através de um processo de aprendizagem ativa e contínua.” (Eboli, 1999)

CONCEITO: MISSÃO E PRESSUPOSTOS DOD CONCEITO: MISSÃO E PRESSUPOSTOS Objetivo principal: competências críticas X habilidades Foco do aprendizado: fortalecimento da cultura organizacional X aprendizagem individual Públicos alvo: cadeia de valor Ênfase dos programas: escopo estratégico X necessidades individuais (Eboli, 1999)

ETAPAS BÁSICAS DE CONCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DOD Definição do que é crítico para o sucesso do negócio Identificação das compe-tências essenciais Alinhamento da educação corporativa as estratégias do negócio Envolvimento e comprome-timento da alta direção / gerentes com o processo de aprendizagem ETAPAS BÁSICAS DE CONCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO (Eboli, 1999)

ETAPAS BÁSICAS DE CONCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DOD ETAPAS BÁSICAS DE CONCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO Definição de públicos alvo Desenho de programa de aprendizagem adequados (“aprendizagem a qq. hora e em qq. lugar”) Avaliação da tecnologia educacional Implementação dos programas e avaliação dos investimentos (Eboli, 1999)

DOD DESAFIO: CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM NO QUAL TODO FUNCIONÁRIO... COMPREENDE A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM CONTÍNUA VINCULADA A METAS EMPRESARIAIS (Eboli, 1999)

E A EMBRAPA COMO ESTÁ ? O PROJETO OBJETIVOS Definir modelo para compartilhamento de conhecimento por toda a empresa. Identificar e implementar estratégias inovadoras de desenvolvimento dos talentos humanos da Embrapa, direcionando-os para a missão e diretrizes organizacionais.

E A EMBRAPA COMO ESTÁ ? ETAPAS DOD E A EMBRAPA COMO ESTÁ ? ETAPAS 1ª etapa – Estudo de Viabilidade 2ª etapa – Fase Diagnóstica: Práticas existentes: geração de aprendizagem e compartilha-mento de conhecimento Tecnologias existentes que favorecem a aprendizagem Identificação das atividades de interseção da Universidade Corporativa com a Escola-Embrapa

E A EMBRAPA COMO ESTÁ ? ETAPAS DOD E A EMBRAPA COMO ESTÁ ? ETAPAS 3ª etapa – Identificação das Competências Elaboração do modelo de gestão por competências 4ª etapa – Modelo de Educação a Distância Elaboração do Modelo Desenvolvimento de ambiente web para educação a distância Capacitação da equipe

E A EMBRAPA COMO ESTÁ ? ETAPAS DOD E A EMBRAPA COMO ESTÁ ? ETAPAS 5ª etapa – Sistema de Gestão do Conhecimento Parcerias com as Unidades vinculadas a gestão do conhecimento da empresa 6ª etapa – Instalação da Universidade Corporativa

E A EMBRAPA COMO ESTÁ ? O PROJETO METAS PARA 2002 Elaborar o Modelo de Educação a Distância da Embrapa Implantar, acompanhar e avaliar o primeiro curso corporativo, via web (“O Papel do Gerente na Gestão de Pessoas”)