CADEIA DE SUPRIMENTO TÍPICA

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Transcrição da apresentação:

CADEIA DE SUPRIMENTO TÍPICA FORNECEDORES DE MATÉRIA-PRIMA FÁBRICANTES DE COMPONENTES INDÚSTRIA PRINCIPAL ATACADISTAS E DISTRIBUIDORES PRODUTO ACABADO VAREJISTAS CONSUMIDOR FINAL

Lojas de departamentos A EVOLUÇÃO DO COMÉRCIO Armazéns gerais Comercialização por Catálogos Drugstores Lojas de departamentos Super e hipermercados Especialização do Varejo Lojas Shopping centers Outlets Comércio Eletrônico Lojas de conveniência Shopping temático

VAREJO SEM LOJA Vendas através de máquinas. Vendas porta à porta, com catálogos e amostras. Mala-direta: cliente recebe material promocional por correio. Telemarketing. E-commerce (comércio eletrônico via Internet).

O CONSUMIDOR (CLIENTE FINAL) PESSOA FÍSICA X EMPRESA O QUE IMPULSIONA O CONSUMIDOR A COMPRAR UM BEM OU SERVIÇO A INFORMAÇÃO O PRODUTO A POSSE NO MOMENTO DESEJADO O PRAZER A RELAÇÃO DE CONFIANÇA E PARCERIA A CONTINUIDADE O ATO FÍSICO DA COMPRA ENVOLVE: DINHEIRO TEMPO DISPÊNDIO DE ENERGIA ESFORÇO DE TRANSPORTAR (QUANDO HOUVER) QUAL É O PAPEL DA LOGÍSTICA EM TODOS ESSES FATORES?

O COMERCIANTE VAREJISTA FATORES E CONDICIONANTES DA SUA ATUAÇÃO MARGEM MIX DE PRODUTOS VANTAGENS DIFERENCIAIS LOCALIZAÇÃO E DIMENSIONAMENTO AVANÇOS TECNOLÓGICOS CONHECIMENTOS SOBRE A EVOLUÇÃO DO PERFIL DO CONSUMIDOR RESTRIÇÕES GOVERNAMENTAIS E INSTITUCIONAIS QUAL É O PAPEL DA LOGÍSTICA NESSES FATORES?

PRINCIPAL TENDÊNCIA VERIFICADA NA CADEIA DE DISTRIBUIÇÃO TRANSFERÊNCIA DE PODER DOS FABRICANTES PARA AS GRANDES CADEIAS VAREJISTAS EXEMPLO: WAL-MART E PROCTER & GAMBLE ( FRALDAS DESCARTÁVEIS) ALGUMAS TENDÊNCIAS DE EVOLUÇÃO DO COMÉRCIO: EM SUPERMERCADOS (ELIMINAÇÃO DE FILAS E OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE PREFERÊNCIAS DE CONSUMO) EM LOJAS DE VESTUÁRIO (CHIP COM MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS E ESTÉTICAS DOS CLIENTES) EM LIVRARIAS (POSTPONEMENT NA FABRICAÇÃO DE LIVROS) SATISFAÇÃO DO CLIENTE DE FORMA CUSTOMIZADA IMPLICA EM DIVERSIFICAÇÃO DE PRODUTOS E REDUÇÃO DE ESTOQUES USO DO MÉTODO ABC PARA IDENTIFICAR QUE PRODUTOS, FORNECEDORES E CLIENTES SÃO REALMENTE LUCRATIVOS