CENÁRIOS FUTUROS 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos e objetivos da Gestão de Pessoas
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
“Desenvolvendo Líderes 2012” Práticas e pensamentos inovadores
O DESAFIO DAS EMPRESAS MODERNAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
ARH como processo, Políticas e Objetivos
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
Qualidade Total.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
GESTÃO COM PESSOAS Profa. Msc. Fátima Frayha.
Gestão Integrada de Negócios
“A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo”
O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Aula 2 e 3: Gestão de Pessoas
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
A EVOLUÇÃO DE RH Analisando a evolução da função RH no decorrer dos anos, é possível observar seu processo de emancipação acompanhando, lado a lado, pela.
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Prof(a): Patrícia Braz
Gestão de Pessoas: Uma abordagem estratégica e sustentável ROMAGNOLLI.
Modelo de Excelência em Gestão
Ênfase em Indicadores Março / 2009
Empreendedorismo pode ser aprendido
Teorias Modernas de Gestão
Um Novo Modelo de Gestão de Pessoas
Bruna Santana Mélo Jéssica Francine de Oliveira Thais Brietzig
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
Disciplina: Recursos Humanos I
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores

Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Seu Agente de Mudança..
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
MODERNA GESTÃO DE PESSOAS
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
O Atual Papel do RH nas Organizações
RH Contemporâneo e Perspectivas
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Gestão Com Pessoas.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
Os novos papéis da GESTÃO DE recursos humanos
As mudanças e transformações na função de RH
Mentoring Coaching.
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Prof(a): Patrícia Braz
Como Administrar na Sociedade Moderna
ADMINISTRAÇÃO 2º Semestre 2009
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Múltiplos Papéis de RH operacional para estratégico
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

CENÁRIOS FUTUROS 1

Preparar talentos – pessoas que agregam resultados ao negócio; Papel do RH Estratégico Para que a organização obtenha maior produtividade dos seus colaboradores é preciso: Capacitar as pessoas para que saibam fazer mais e melhor as tarefas a elas confiadas; Preparar talentos – pessoas que agregam resultados ao negócio; Oferecer atendimento ao crescente desejo de participação dos trabalhadores, através da abertura de novos canais de comunicação entre a base e o topo da pirâmide organizacional, alterando o fluxo de informação de unidirecional para bidirecional; Preparar as chefias e gerências da empresa, capacitando-as para aspectos de liderança e trabalho em equipe;

Preparar pessoas para a mudança; Retenção dos talentos baseada nas competências alinhadas ao negócio; Ter um sistema estruturado de informações que permita avaliar constantemente o clima interno da organização, e corrigir eventuais distorções que possam comprometer os resultados; Dotar a empresa de planejamento estratégico em Recursos Humanos, permitindo-a enfrentar épocas de crises sem traumas; Transparência na atividade de Recursos Humanos, visando a abertura de um canal efetivo entre esta área e as outras, enfatizando a ideia de cooperação e não de competição;

Incluir a área de Recursos Humanos nas reuniões de planejamento estratégico da empresa, definindo-lhe objetivos e sua contribuição para o resultado da empresa; Desenvolver, dentro da organização, a ideia de que o trabalhador mais do que nunca é, hoje, parceiro no risco de qualquer negócio. É fundamental que os Recursos Humanos desenvolvam ações estruturadas para criar e gerar resultados dentro desta parceria; e Requerer da área de RH informações atualizadas sobre diversos indicadores de performance da sua administração, a fim de contribuir para as decisões estratégicas da empresa.

Gestão de Pessoas Função gerencial que visa a cooperação das pessoas que atuam em uma organização para o alcance dos objetivos organizacionais.

CENÁRIO FUTURO - PRODUTIVIDADE - CHA`S * Desempenho * Conhecimentos * Resultados * Habilidades - QUANTO MENOS * Atitudes PENSAR MELHOR - AÇÃO, REFLEXÃO, GERAÇÃO DE NOVA AÇÃO FOCO NOS PROCESSOS FOCO NAS PESSOAS

CENÁRIO FUTURO DE PARA

Evolução do Conceito de RH Capital Intelectual ou Humano Recursos Humanos Gestão de Pessoas Pessoas passam a ser tratadas como parceiras das organizações, pois fornecem seus conhecimentos, habilidades, capacidades e inteligência (Gil,2001)

e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo”. “ A Gestão de Pessoas (GP) é responsável por um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo”. (Joel Souza Dutra)

As organizações surgem para aproveitar a sinergia dos esforços de várias pessoas que trabalham em conjunto. Termos como empregabilidade e empresabilidade são usados para mostrar, de um lado, a capacidade das pessoas de conquistar e manter seus empregos e, de outro, a capacidade das empresas para desenvolver e utilizar as habilidades intelectuais e competitivas de seus membros.

ASPECTOS DA GESTÃO DE PESSOAS As pessoas como seres humanos: dotados de personalidade próprias, profundamente diferentes entre si, com uma história particular e diferenciada, possuidores de conhecimentos, habilidades, destrezas e capacidades indispensáveis à adequada gestão de recursos organizacionais. Pessoas como pessoas e não como meros recursos da organização.

ASPECTOS DA GESTÃO DE PESSOAS

CENÁRIOS FUTUROS O mercado atual exige da área de Recursos Humanos e de seus profissionais, uma mudança de postura em relação aos tradicionais moldes de antigamente. Recrutar, treinar e avaliar são apenas algumas das possibilidades de atuação do profissional de RH. Para se adequar a essa nova tendência, o profissional deve conciliar os mais diferentes conhecimentos teóricos, antecipar necessidades e transformar seu trabalho, que muitas vezes é subjetivo, em resultados palpáveis para as organizações.

CENÁRIOS FUTUROS As pessoas como ativadoras inteligentes de recursos organizacionais: elementos impulsionadores da organização e capazes de dotá-la de inteligência, talento e aprendizado indispensáveis à sua constante renovação e competitividade em um mundo de mudanças e desafios. As pessoas como fonte de impulso próprio que dinamiza a organização e não como agentes passivos, inertes e estáticos.

ASPECTOS DA GESTÃO DE PESSOAS . As pessoas como parceiros da organização: capazes de conduzi-la à excelência e ao sucesso. Como parceiros, as pessoas fazem investimentos na organização – como esforço, dedicação, responsabilidade, comprometimento, riscos etc. – na expectativa de colher retorno desses investimentos – como salários, incentivos financeiros, crescimento profissional, carreira, etc. Qualquer investimento somente se justifica quando traz um retorno razoável.

Objetivo da Gestão de Pessoas Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão (propósito; Proporcionar competitividade à organização: Isto significa saber empregar as habilidades e capacidades da força de trabalho. Proporcionar à organização empregados bem treinados e bem motivados: Dar reconhecimento às pessoas e não apenas dar dinheiro é o que constitui o elemento básico da motivação humana. Aumentar a auto-atualização e a satisfação dos empregados no trabalho: Para que sejam produtivos, os empregados devem sentir que o trabalho é adequado às suas capacidades e que estão sendo tratados equitativamente.

Objetivo da Gestão de Pessoas Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho: QVT é um conceito que se refere aos aspectos da experiência do trabalho, como o estilo de gerência, liberdade e autonomia para tomar decisões, ambiente de trabalho agradável, segurança no emprego, horas adequadas de trabalho e tarefas significativas; Administrar a mudança: Saber lidar com as mudanças, pois estas se multiplicam exponencialmente e cujas soluções impõe novas estratégias, programas, procedimentos e soluções; Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável: Tanto as pessoas como as organizações devem seguir padrões éticos e de responsabilidade social. A responsabilidade social não é uma exigência feita somente às organizações, mas também, principalmente, às pessoas que nelas trabalham.

A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS ARH DE HOJE / GESTÃO DE PESSOAS ? Mostrar ao gestor as novas tendências gerenciais, na intenção de proporcionar a ampliação das novas mudanças perceptivas da “ antiga visão de como Administrar em RH ”, para desenvolver a visão de Gestores de Pessoas.

A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS Essa “ nova visão de Gestão de Pessoas ” vem oferecer uma revisão de conceitos, instrumentos e práticas de como gerenciar, focalizando e avaliando as “ competências funcionais ”, com relações pessoais mais interativas, cooperativas e participativas dos funcionários.