Administração estratégica

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Transcrição da apresentação:

Administração estratégica Conceito e evolução da estratégia empresarial Estratégia = estrategos (gregos) No início do século XX o conceito chega às empresas Os pioneiros Pierre Du Pont e Alfred Sloan Chandler (1962) primeiro pesquisador da estratégia empresarial “a determinação das metas e objetivos básicos e de longo prazo de uma empresa; e adoção de ações e alocação de recursos necessários para atingir esses objetivos”

Administração estratégica 1970 – consolida-se o conceito de administração estratégica: Planejamento estratégico Implementação da estratégia

Estratégia segundo Porter Segundo Michael Porter: Diferenciação Liderança do custo Foco

Estratégia segundo Samuel Segundo Samuel Certo: Estratégia do crescimento Estratégia da estabilidade Estratégia de redução de despesas

Planejamento Estratégico

Planejamento estratégico - processo de elaborar a estratégia – a relação pretendida da organização com seu ambiente Compreende a tomada de decisões sobre o padrão de comportamento que a organização pretende seguir: - produtos e serviços que pretende oferecer e mercados e clientes que pretende atingir.

Planejamento estratégico Análise da situação estratégia A estratégia de uma organização pode ser analisada segundo duas perspectivas principais: As decisões tomadas no passado que afetam a situação presente, chamada posição estratégica ou situação estratégica. As decisões tomadas no presente e que afetam o futuro da organização.

Planejamento estratégico Análise da situação estratégia Para analisar o passado ou o definir o futuro, os componentes da estratégia são: Escopo da organização: produtos e mercados Vantagens competitivas Desempenho Uso dos recursos

As bases do planejamento estratégico Formulação dos Objetivos Organizacionais Análise Interna da Empresa O que temos na empresa? Análise Externa do Ambiente O que há no Ambiente? Condições externas, Oportunidades, ameaças, Desafios e restrições Pontos fortes e pontos fracos, Recursos disponíveis, Habilidades e competências Formulação de Alternativas Estratégicas O que fazer?

Planejamento estratégico VISÃO MISSÃO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS AMBIENTE AÇÕES VALORES DIRETRIZES METAS

HISTÓRICO E DEFINIÇÃO Problema Estratégico PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (ORGANIZACIONAL) HISTÓRICO E DEFINIÇÃO Problema Estratégico Preocupação com as relações entre a organização e seu ambiente Solução Utilização de uma técnica de planejamento que incorporasse uma análise racional das oportunidades e ameaças geradas pelo ambiente, em consonância com os pontos fortes e fracos da organização Diferentemente de sua utilização mais comum, em que estratégico denota o que é importante, aqui o termo assume o significado de “tudo o que se refere às relações entre a organização e o seu ambiente” Estratégico Ajuste, Sintonia entre os recursos e objetivos da organização e as demandas de um ambiente externo em constante mutação

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (ORGANIZACIONAL) HISTÓRICO E DEFINIÇÃO A necessidade de adaptar-se ao ambiente, exigiu a adoção de um modelo administrativo preocupado com as mudanças no âmbito interno da organização modelo administrativo Administração Estratégica Adaptação Estratégica Planejamento Estratégico Administração Estratégica Planejamento Estratégico Organizacional Preocupado com o ambiente externo à organização Preocupado com as mudanças organizacionais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (ORGANIZACIONAL) MODELO DE PLANEJAMENTO Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Diretrizes Gerais Implantação e Controle Acompanhamento e Verificação Estratégias Valores Cenários Ambiente FCS

Fabula dos porcos Assados Vídeo

Ambiente Ambiente Interno Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Diretrizes Gerais Estratégias Valores Cenários Ambiente Implantação e Controle FCS Ambiente Ambiente Externo - Fatores Econômicos Tecnológicos, Políticos, Sociais, Ecológicos, Demográficos, Culturais, Legais. - Comunidade - Usuários - Clientes - Fornecedores - Instituições Congêneres - Relações Internacionais - Disponibilidade de mão-de-obra - Outras Entidades Organização Ambiente Interno - Aspectos Organizacionais - Imagem da Organização - Produtos e Serviços - Recursos Tecnológicos - Recursos Humanos - Recursos Financeiros - Recursos Materiais

Fatores Ambientais que afetam a vida da instituição. Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Diretrizes Gerais Estratégias Valores Cenários Ambiente Implantação e Controle FCS Análise do Ambiente Externo Análise Externa FATORES EXTERNOS Fatores Ambientais que afetam a vida da instituição. Oportunidades - Fatores externos que influenciam positivamente Ameaças - Fatores externos que influenciam negativamente Novas demandas de produtos e/ou serviços Financiamentos alternativos (estaduais, federais) EXEMPLOS Reforma do Estado (extinção, demissões...) Contingenciamento Orçamentário EXEMPLOS

CONCORRENTES NO SETOR NOVOS PARTICIPANTES FORNECEDORES COMPRADORES PRODUTOS SUBSTITUTOS RISCO DE NOVOS PARTICIPANTES PODER DE BARGANHA DOS FORNECEDORES PODER DE BARGANHA DOS COMPRADORES RISCO DE SUBSTITUTOS BARREIRAS DE ENTRADAS ECONOMIA DE ESCALA DIFERENÇA ENTRE PRODUTOS PATENTIADOS IDENTIDADE DE MARÇA POLITICA GOVERNAMENTAL ACESSO A DISTRIBUIÇÃO VANTAGENS DE CUSTOS ABSOLUTOS CUSTOS DE MUDANÇA RETALIAÇÃO ESPERADA DETERMINANTES DO PODER DO FORNECEDOR DIFERENCIAÇÃO DE ENTRADAS CUSTO DE MUDANÇA DE FORNECEDORES E EMPRESA CONCENTRAÇÃO DE FORNECEDORES A IMPORTÂNCIA DO VOLUME DE FORNECEDORES IMPACTO DE ENTRADAS SOBRE CUSTOS OU DIFERENCIAÇÃO PRESENÇA DE ENTRADAS SUBSTITUTAS DETERMINANTES DE RISCOS DE SUBSTITUIÇÃO DESEMPENHO RELATIVO DE PREÇOS SUBSTITUTOS CUSTO DE MUDANÇA TENDÊNCIA DO COMPRADOR EM SUBSTITUIR DETERMINANTES DO PODER DOS COMPRADORES CONCENTRAÇÃO DE COMPRADORES X CONCENTRAÇÃO DE EMPRESAS VOLUME DO COMPRADOR CUSTO DE MUDANÇA DO COMPRADOR EM RELÇÃO AOS CUSTOS DE MUDANÇAS DE EMPRESAS SER BEM SUCEDIDO INFORMAÇÕES DOS COMPRADORES SENSIBLIDADE DOS PREÇOS(PREÇO TOTAL DE COMPRAS;DIFERENÇAS DE PRODUTOS;LUCROS DO COMPRADOR;INCENTIVOS AOS TOMADORES DE DECISÃO DETERMINANTES DE RIVALIDADE CRESCIMENTO DA INDÚSTRIA CUSTOS FIXOS DOS VALORES AGREGADOS EXCESSO DE CAPACIDADE INTERMITENTE;DIFERENÇAS DE PRODUTOS; IDENTIDADE DE MARCA;CUSTOS DE MODIFICAÇÃO;DIVERSIDADE DO CONCORRENTE; RISCOS DE CORPORAÇÃO CONCORRENTES NO SETOR NOVOS PARTICIPANTES FORNECEDORES COMPRADORES PRODUTOS SUBSTITUTOS RISCO DE NOVOS PARTICIPANTES PODER DE BARGANHA DOS FORNECEDORES PODER DE BARGANHA DOS COMPRADORES RISCO DE SUBSTITUTOS BARREIRAS DE ENTRADAS ECONOMIA DE ESCALA DIFERENÇA ENTRE PRODUTOS PATENTIADOS IDENTIDADE DE MARCA POLITICA GOVERNAMENTAL ACESSO A DISTRIBUIÇÃO VANTAGENS DE CUSTOS ABSOLUTOS CUSTOS DE MUDANÇA RETALIAÇÃO ESPERADA DETERMINANTES DO PODER DO FORNECEDOR DIFERENCIAÇÃO DE ENTRADAS CUSTO DE MUDANÇA DE FORNECEDORES E EMPRESA CONCENTRAÇÃO DE FORNECEDORES A IMPORTÂNCIA DO VOLUME DE FORNECEDORES IMPACTO DE ENTRADAS SOBRE CUSTOS OU DIFERENCIAÇÃO PRESENÇA DE ENTRADAS SUBSTITUTAS DETERMINANTES DE RISCOS DE SUBSTITUIÇÃO DESEMPENHO RELATIVO DE PREÇOS SUBSTITUTOS CUSTO DE MUDANÇA TENDÊNCIA DO COMPRADOR EM SUBSTITUIR DETERMINANTES DO PODER DOS COMPRADORES VOLUME DO COMPRADOR CUSTO DE MUDANÇA DO COMPRADOR EM RELÇÃO AOS CUSTOS DE MUDANÇAS DE EMPRESAS SER BEM SUCEDIDO INFORMAÇÕES DOS COMPRADORES CONCENTRAÇÃO DE COMPRADORES X CONCENTRAÇÃO DE EMPRESAS SENSIBLIDADE DOS PREÇOS(PREÇO TOTAL DE COMPRAS; DIFERENÇAS DE PRODUTOS; LUCROS DO COMPRADOR; INCENTIVOS AOS TOMADORES DE DECISÃO DETERMINANTES DE RIVALIDADE CRESCIMENTO DA INDÚSTRIA CUSTOS FIXOS DOS VALORES AGREGADOS EXCESSO DE CAPACIDADE INTERMITENTE; DIFERENÇAS DE PRODUTOS; IDENTIDADE DE MARCA; CUSTOS DE MODIFICAÇÃO; DIVERSIDADE DO CONCORRENTE; RISCOS DE CORPORAÇÃO

Condições internas que afetam os resultados institucionais Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Diretrizes Gerais Estratégias Valores Cenários Ambiente Implantação e Controle FCS Análise do Ambiente Interno Análise Interna Condições internas que afetam os resultados institucionais - capacidades, recursos, habilidades... - Pontos Fortes - Fatores que diferenciam a instituição e proporcionam vantagem operacional Pontos Fracos - Fatores característicos de situação inadequada - oportunidades de melhoria Qualificação Recursos Humanos Moderna Infra-Estrutura EXEMPLOS Sistema de Comunicação deficiente Elevado grau de centralização nas decisões EXEMPLOS

Hipóteses, Suposições, Conjeturas... Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Diretrizes Gerais Estratégias Valores Cenários Ambiente Implantação e Controle FCS Cenários Hipóteses, Suposições, Conjeturas... É um exercício de prospecção que analisa a influência no presente, de futuros alternativos, e os impactos no futuro, de decisões atuais de atuação Futuro Possível 1 Futuro Possível 2 Futuro Possível 3 Presente Passado

Preferências, pontos de vista, deveres, Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Diretrizes Gerais Estratégias Valores Cenários Ambiente Implantação e Controle FCS Valores Preferências, pontos de vista, deveres, inclinações internas, preconceitos... Conjunto de Crenças e Princípios que orientam as atividades e operações de organização “Liberdade, Democracia, Responsabilidade, Justiça, Consciência Ética, Educação e Respeito, Identidade, Comprometimento Social, Cidadania, Pluralidade, Integração e Criatividade.” Valores de uma instituição de ensino

A visão tem a intenção de propiciar o direcionamento dos Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Diretrizes Gerais Estratégias Valores Cenários Ambiente Implantação e Controle FCS Visão de Futuro Visão A visão tem a intenção de propiciar o direcionamento dos rumos da Instituição - estado que a organização deseja atingir no futuro. VISÃO De uma instituição de ensino “Ser reconhecida como referencial de excelência no ensino, pesquisa e extensão, pela comunidade científica e pela sociedade em geral.”

A Missão responde a pergunta: Por que existimos? Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Diretrizes Gerais Estratégias Valores Cenários Ambiente Implantação e Controle FCS Missão A Missão responde a pergunta: Por que existimos? A Missão define a razão de ser da Instituição. MISSÃO De uma instituição de ensino “Promover ensino, pesquisa e extensão, formando lideranças capazes de desenvolver a sociedade.”

Fatores Críticos do Sucesso Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Diretrizes Gerais Estratégias Valores Cenários Ambiente Implantação e Controle FCS Fatores Críticos do Sucesso FCS Condições Fundamentais que precisam ser satisfeitas para que a organização tenha sucesso no ambiente Os FCS estão diretamente relacionados às capacidades e recursos existentes ou necessários à organização. Exemplo de FC para uma instituição de ensino “Otimização dos Recursos Humanos”

“Manutenção do Ensino Público e Gratuito.” Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Diretrizes Gerais Estratégias Valores Cenários Ambiente Implantação e Controle FCS Diretrizes Gerais São princípios orientadores e canalizadores das decisões e do desencadeamento das ações. EXEMPLO DE DIRETRIZ “Manutenção do Ensino Público e Gratuito.”

“Ampliar oferta de vagas na Instituição.” Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Diretrizes Gerais Estratégias Valores Cenários Ambiente Implantação e Controle FCS Objetivos Intenções claras e bem definidas Representam o que será realizado para construir a visão e cumprir a missão O que a instituição quer a instituição pode atingir Objetivos Os objetivos expressam uma situação que a Instituição deseja atingir no futuro. EXEMPLO DE OBJETIVO “Ampliar oferta de vagas na Instituição.” O que se quer

“Estimular o desenvolvimento de projetos alternativos Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Diretrizes Gerais Estratégias Valores Cenários Ambiente Implantação e Controle FCS Estratégias Estratégias são as escolhas. Decisões que caracterizam um conjunto integrado de ações, destinadas a viabilizar os objetivos organizacionais Como atingir o objetivo - indicam os meios EXEMPLO DE ESTRATÉGIA “Estimular o desenvolvimento de projetos alternativos de ensino.”

“Ampliar oferta de vagas em 10% até 2007.” Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Diretrizes Gerais Estratégias Valores Cenários Ambiente Implantação e Controle FCS Metas As metas serão referencias para avaliação do desempenho do processo de planejamento Base para construção de INDICADORES Metas são os alvos quantificados, derivados dos objetivos Quando e Quanto fazer EXEMPLO DE META “Ampliar oferta de vagas em 10% até 2007.”

Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Diretrizes Gerais Estratégias Valores Cenários Ambiente Implantação e Controle FCS Planos de Ação Planos de Ação 5W - 1H Quem Onde O que Porque Quando Como É o conjunto de atividades planejadas claramente o que deve ser feito, quando, e quem é que indicam o responsável. EXEMPLOS DE AÇÕES Projeto de novos cursos noturnos, Programas de ensino a distância, etc.

Implantação e Controle Análise Externa Interna Objetivos Planos de Ação Feedback Visão Missão Metas Diretrizes Gerais Estratégias Valores Cenários Ambiente Implantação e Controle FCS Implantação e Controle Analisar causas e efeitos dos desvios entre o programado e o realizado em função de indicadores pré-estabelecidos Aprovação do Plano Conselho Universitário Programação de Implantação Cronograma, Distribuição Divulgação Comunicação Controle e Verificação Avaliação

Seleção de estratégias Há diversas formas para auxiliar as organizações no processo de definir suas estratégias. Duas dessas ferramentas são a idéia de ciclo de vida do produto e a matriz de crescimento e participação no mercado (BCG).

Seleção de estratégias Ciclo de vida do produto É uma ferramenta usada para selecionar estratégias, tendo por base a idéia de que os produtos nascem, amadurecem e eventualmente morrem. $ Introdução Crescimento Maturidade Declínio Receita Volume de vendas Custos Unitários Quantidade Fonte:MAXIMIANO, 2007.

Seleção de estratégias Matriz de crescimento e participação no mercado (BCG) Baseada no estudo desenvolvido pela Boston Consulting Group (BCG) esta técnica permite classificar as unidades de negócios ou produtos de acordo com a sua participação no mercado e a taxa de crescimento do mercado em que atuam. Participação no mercado Grande Pequena Grande Estrelas Pontos-de-interrogação Vacas leiteiras Vira-latas Crescimento do mercado Pequena Fonte:MAXIMIANO, 2007.

Implementação de estratégias Acompanhamento e controle da estratégia A formulação e a implementação da estratégia são complementadas pelas atividades de monitoramento. O monitoramento, que consiste em acompanhar e avaliar a execução da estratégia, deve ser feito com base nos mesmos indicadores utilizados para elaborar o plano estratégico.

Reinício do ciclo de planejamento Implementação de estratégias Reinício do ciclo A administração estratégica é um processo contínuo, não um procedimento mecânico com datas certas para começar e terminar. A cada momento, o ciclo de planejamento pode ser reiniciado, com base nas informações de controle. Reinício do ciclo de planejamento Preparação do Plano estratégico Implementação do Plano estratégico Acompanhamento e controle da execução

Caso Cosa Estudo de caso

Inovação como fruto do planejamento estratégico Estudos de casos ( múltiplos)

Referencias Bibliográficas WRIGHT, Peter L. KROLL, Mark. PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. Atlas. São Paulo, 2000. OLIVEIRA, Djalma. Planejamento Estratégico: conceitos metodologias e práticas. Atlas. São Paulo, 1999. PORTER. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 15. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989. MINTZBERG, Henry; AHSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000