COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

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COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
Transcrição da apresentação:

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL GINCANA DE PERGUNTAS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Conceitue Comportamento Organizacional Campo de estudo que ajuda a prever, explicar, prever, compreender e controlar os comportamentos nas organizações, analisando: A tarefa (o que o indivíduo faz no trabalho) O grupo (interações com superiores e colegas de trabalho) As organizações (variáveis que acontecem no trabalho)

Quais são as contribuições do estudo do Comportamento Organizacional Quais são as contribuições do estudo do Comportamento Organizacional? Quem dentro da organização mais se beneficia destas contribuições? São valiosas informações, descobertas e conselhos para gerentes que tem o desafio de compreender e reagir às questões da administração contemporânea.

Quais são as 3 áreas de Estudo do Comportamento Organizacional? Comportamento Micro organizacional: comportamento do indivíduo ao trabalhar sozinho Comportamento Mesoorganizacional: comportamento das pessoas que trabalha em grupo/equipes Comportamento Macroorganizacional: Comportamento da empresa como um todo

O que significa Empowerment? O termo empowerment significa a descentralização de poderes pelos vários níveis hierárquicos da organização, o que permite a criação de maior motivação nos trabalhadores.

Que aspectos os gerentes da atualidade devem respeitar em seus colaboradores a fim de obter o melhor rendimento e o maior comprometimento de cada um? Diferenças individuais, de aptidões, de personalidades e de motivações!!!

Quais são os Objetivos Organizacionais Lucro, produtividade, qualidade, redução de custos, participação no mercado.

Quais são os Objetivos Individuais de cada colaborador? Salários, benefícios, condições saudáveis de trabalho, segurança, reconhecimento, crescimento profissional, estabilidade de emprego.

Como deve ser o comportamento da empresa com relação aos seus objetivos e aos de seus colaboradores? A empresa deve procurar manter ambos objetivos paralelos um ao outro, a fim de obter maior produtividade/lucratividade, através da satisfação do colaborador, que ao ter seus objetivos atendidos se torna mais comprometido com o trabalho.

Quais são os pilares de sustentação de uma empresa, para que servem e qual a sua importância?? MISSÃO, VISÃO E VALORES Apresentam o aspecto mais diretivo e o que mais orienta, para o pleno exercício da liderança compartilhada. É uma forma de motivar a equipe, praticando os princípios que levaram a empresa ao sucesso inicial. Refletem a importância da qualidade para a empresa.

Fale sobre Valores de uma empresa O tema “Valores” serve de base ao desenvolvimento da Missão e da Visão da empresa. São crenças que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a missão, na direção da visão. Definem as regras básicas que norteiam os comportamentos e atitudes dos colaboradores - são regras para que, executando a missão, se alcance a visão - dão o suporte, com foco na moral e ética da empresa. A relação de valores não precisa ser muito extensa - apenas os que norteiam verdadeiramente a cultura da empresa devem ser considerados e citados. Essa pequena lista de palavras deverá orientar as ações de todos na empresa - do diretor ao faxineiro: Ética, Responsabilidade, Valorização, Honestidade, Respeito, Qualidade, Integridade.

Fale sobre Missão de uma empresa É a finalidade da existência de uma organização - define o significado dessa existência. A missão da organização (ou empresa) liga-se diretamente aos seus objetivos institucionais, e aos motivos pelos quais foi criada - representa a sua razão de ser. Descreve a finalidade da empresa - a razão pela qual se considera necessária ao mercado e a maneira como quer ser vista por ele.

Fale sobre a Visão de uma empresa É o objetivo da organização – o que se espera ser em um determinado tempo e espaço. A visão é um plano, uma idéia mental - descreve o que a organização quer realizar objetivamente nos próximos anos de sua existência. Normalmente é um prazo longo (pelo menos 5 anos). É o objetivo maior e principal da empresa - deve ser considerado por todos como um destino certo se tomarem o rumo indicado e fizerem a sua parte no processo.

Qual o tempo de duração da Missão e da Visão de uma empresa? A Missão é algo perene, sustentável enquanto a Visão é mutável por natureza, algo concreto a ser alcançado.

No que consiste a Identidade Organizacional? No conjunto formado pela Missão, Visão e Valores de uma organização

Qual a importância da Identidade Organizacional? A identidade de uma organização resulta na sua imagem externa, isto é, na forma pela qual a organização é percebida por aqueles com quem ela interage, como, por exemplo, clientes e fornecedores. Pode decorrer, também, da autopercepção ou da auto-imagem, ou seja, da maneira como seus membros internos, especialmente seus dirigentes, a percebem de forma compartilhada. Pode representar o propósito existencial resultante da definição da razão de ser, da finalidade, missão ou propósito da organização.

Por que as organizações da atualidade tem necessidade de se apoiarem nas pessoas como solução para obter um diferencial de competitividade? Por que o mundo apresenta economia liberal + mercado globalizado e competitivo + avanço tecnológico, velocidade na transmissão e comercialização de tecnologia, e tudo isso é acessível a qualquer empresa, assim o que pode torná-las únicas é o seu capital humano. Para que as Organizações sejam bem sucedidas precisam encorajar a inovação e dominar a arte da mudança para expressar sua competitividade , ou estarão fadadas à morte. Os funcionários de uma empresa podem ser a mola propulsora da inovação e da mudança ou podem ser uma barreira poderosa contra elas.

Como deve ser a Interação dos indivíduos com a organização? Devem existir transferências de esforços no sentido de satisfação das necessidades mútuas, tendo como objetivo final a obtenção dos níveis de realização tanto dos indivíduos quanto das organizações.

O que são Modelos Mentais? As representações mentais são maneiras de representar internamente o mundo externo. As pessoas não captam o mundo exterior diretamente, elas constroem representações mentais ou internas do mesmo.

Quais são as características dos modelos mentais? Situado: Recuperado e interpretado para uma situação Repartido: O conhecimento necessário a uma ação é uma combinação entre o conhecimento interno e o que se encontra no mundo exterior (nas interfaces) Compartilhado: O conhecimento necessário a uma ação é uma combinação entre o conhecimento da pessoa e de seus colegas na ação

O que são grupos formais dentro de uma organização? São aqueles criados pela administração para desempenhar determinadas funções no âmbito da organização.

O que são Grupos funcionais dentro de uma organização? São as equipes de departamentos estáveis e que, por sua vez, se subdividem em grupos menores. Podem operar como sistemas hierárquicos (chefias) ou ser auto-geridos.

O que são Grupos de administração dentro de uma organização? São aqueles formados por pessoas com cargos de chefia.

O que são Grupos temporários dentro de uma organização? São aqueles formados para cumprir tarefas específicas (projetos) e se extinguem depois disso.

O que são comissões e comitês dentro de uma organização? São grupos permanentes, porém de constituição “móvel”; o grupo permanece e os membros mudam.

O que são os grupos informais dentro de uma organização? São aqueles formados espontaneamente pela vontade dos seus membros. Geralmente surgem “dentro” dos grupos formais e têm influência importante sobre o seu funcionamento. Podem ser de interesse ou de amizade; com freqüência, ambos os elementos estão presentes; por vezes, “se formalizam”, como por exemplo, na formação de uma associação de funcionários, grêmio, etc.

Quais são os papéis dos executivos dentro de uma organização? Papéis interpessoais: desempenha o papel de figura principal, de liderança e de ligação. Papéis de informação: papel de monitor, disseminador e porta-voz. Papéis decisórios: empreendedor, administrador de problemas, alocador de recursos e negociador.

Quais são as Três competências essenciais dos executivos dentro de uma organização? Habilidades Técnicas - englobam a capacidade de aplicação de conhecimentos ou especialidades específicas. Habilidades Humanas - capacidade de trabalhar com outras pessoas, compreendendo-as, tanto individualmente como em grupos. Habilidades Conceituais - Os executivos precisam ter capacidade mental para analisar e diagnosticar situações complexas.