Algumas dicotomias/pares binários encontrados em Respect and Science Learning Respeito/ Desrespeito Algo valorizado/ Sem valor Algo que se tem ou possui/

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas Educativas e Processos Grupais
Advertisements

Porque ensinar Ciências na Escola?
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
A Psicologia Sócio-Histórica
Do networking à construção de redes sociais: um novo desafio.
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
Área do conhecimento: Biologia
Multicultural, MULTICULTURALISMO E O DEBATE SOBRE IDENTIDADE
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
REFLEXÃO Professor Marcelo Rocha Contin
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Marcos Alexandre Barros
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
O Marxismo de Adam przeworski
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
“ Caminhante não há caminho, o caminho se faz ao andar”
Universidade Federal do Amapá
O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL
Parâmetros Curriculares Nacionais
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Unidade 1 “Construtivismo e Pedagogia” Fernando Becker
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Cristina Abranches Mota Batista
Escola Comum e Inclusão
QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS?
Características de um bom professor de biologia
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Acolhimento O que entendemos por acolhimento?
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Sociologia e sociologia e senso comum
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
2 – O QUE ENTENDEMOS POR CONHECIMENTO ESCOLAR?
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
Gestão escolar: a construção de círculos virtuosos de ação a importância da reflexão ética e política para relações interpessoais no ambiente escolar,
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
A escola e as estratégias possíveis na prevenção da violência
Mikhail Bakhtin.
Perguntas de Modelação
A sociedade que vivemos, a escola que queremos.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
A construção de parcerias para a formação continuada de professores: possibilidades e perspectivas de gestores da educação pública.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
CLÁUDIA PICCININI ISABEL MARTINS
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Conceitos, Propostas e recursos metodológicos
MAX WEBER
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Max Weber.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Aula 6 9/abr/2012.  Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Pierre Bourdieu - O poder simbólico
Sentido da Educação Inclusiva Profa. Dra. Rosângela Machado.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Algumas dicotomias/pares binários encontrados em Respect and Science Learning Respeito/ Desrespeito Algo valorizado/ Sem valor Algo que se tem ou possui/ Não se tem ou possui Estático/ Dinâmico Depende das circunstâncias/ Independe Algo que pode ser dado/ Que tem que ser recebido Continua

Ser ganho/ Ser doado Ser trocado/ Que não se troca Uma pessoa respeitável tem qualidades/ Qualquer pessoa merece respeito Apreciação baseada em valores/ Independente de valores Estabelecido em relações interpessoais/Inerente ao indivíduo Recurso ou ferramenta de troca/ Que não se troca Capital social/ Capital cultural Continua

Construção coletiva/ Individual Quem e o que é valorizado na escola / Não valorizado Dialógico/ Monológico Profunda compreensão do outro/ Incompreensão Compartilhar autoridade/ Impor Simetria/ Assimetria Empatia/Antipatia Conectar/ Desconectar Professor/ Aluno Continua

Estudante/ Outra pessoa Desiguais/ Iguais Esforço/ Espontaneidade Dar e ganhar confiança/ Desconfiar Dependente de uma autoridade/ Independente Algo negociado/ Espontâneo Constantemente negociado/ Que jamais se negocia Vem de casa/ Deve ser desenvolvido nas escolas Continua

Depende do contexto e dos participantes/ Independe A sala de aula de ciências é um lugar para negociar/ forçar respeito Conduta expressiva/ comum Questionamento/ Aceitação Emancipação/ Opressão Ação/ Inércia Marginalização de outros saberes e discursos/ Inclusão Continua

Manutenção do poder e autoridade/Desconstrução de poder e autoridade Experiência, história e perspectiva única/Múltiplas experiências, histórias e perspectivas Discursos híbridos/puros Continua Autoridade/Submissão Novas identidades/ Velhas identidades Ouvir os alunos/Falação do professor Fundos distintos de conhecimentos e evidências/ Conhecimento e evidência científica somente Compartilhar ideias/ Impor a “ideia correta”

Valorizar e legitimar a “resposta certa”/todas as respostas Respeito pelos alunos/Desrespeito Respeito pelos professores/Desrespeito Atenção pelo outro/Desatenção Compreender os outros/Indisposição para compreender Conhecimento e contexto estão sempre associados/Dissociar conhecimento de qualquer contexto O respeito aumenta o engajamento/ O engajamento independe de haver respeito Oportunizar aprendizagem/Dificultar FIM.