TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

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Transcrição da apresentação:

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CAP 1 - SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos:como incrementar talentos na empresa. 7ed. São Paulo: Manole, 2009 .

AS ORGANIZAÇÕES PRECISAM: ERA INDUSTRIAL O sucesso das organizações era baseado em seus recursos físicos e financeiros. ERA DO CONHECIMENTO A base da excelência organizacional é o elemento humano. FATORES A globalização O desenvolvimento tecnológico Mudança e transformação da sociedade AS ORGANIZAÇÕES PRECISAM: Reorientar seus rumos Mudar processos Modificar produtos e serviços Alterar estratégias Utilizar novas tecnologias Conhecer aspirações dos clientes compreender estratégias do concorrente ‘surfar’ com o mercado dinâmico QUEM FAZ ISSO: Quem avalia, pensa, interpreta, raciocina e age? Quem visualiza o mercado, atende o cliente e avalia a expectativa? Quem introduz inteligência, imaginação, criatividade e inovação? SÃO AS PESSOAS.

Agregar valores humanos, integrá-los e alinhá-los em suas atividades SEGREDO: Agregar valores humanos, integrá-los e alinhá-los em suas atividades A Administração de Recursos Humanos (ARH) auxilia porque está atenta a três aspectos organizacionais: A estrutura organizacional escolhida A cultura organizacional dominante Estilo de gestão adotada

Nesse contexto...... A pessoa deixa de ser um problema para a organização, para se tornar a vantagem competitiva A pessoa deixa de ser um mero recurso organizacional para se tornar o parceiro principal O conhecimento passa a ser o mais importante recurso da organização riqueza intangível, invisível mas fundamental para o sucesso da organização Cresce a importância do capital intelectual como riqueza organizacional Forte migração do trabalho manual/braçal/físico para a atividade cerebral/intelectual Maior atenção para a formação e capacitação das pessoas

CAPITAL INTELECTUAL Significa inteligência competitiva e representa um ativo intangível que a contabilidade moderna tem dificuldade de manipular por meio de procedimentos tradicionais, pois reside na cabeça das pessoas. A competitividade e a sustentabilidade da organização dependem do conhecimento. O subsistema de desenvolvimento de recursos humanos constitui a fonte inesgotável desses valores e talentos capazes de formar a inteligência, o cérebro e o sistema nervoso central da organização moderna.

OS SUBSISTEMAS DA ARH SUBSISTEMA OBJETIVO ATIVIDADES ENVOLVIDAS Provisão Quem irá trabalhar na organização Pesquisa de mercado em RH Recrutamento de pessoas Seleção de pessoas Aplicação O que as pessoas farão na organização Integração de pessoas Desenho de cargos Descrição e análise de cargos Avaliação do desempenho Manutenção Como manter as pessoas trabalhando na organização Remuneração e compensação Benefícios e serviços sociais Higiene e segurança do trabalho Relações sindicais Desenvolvimento Como preparar e desenvolver as pessoas Treinamento Desenvolvimento organizacional Monitoração Como saber o que são e o que fazem as pessoas Banco de dados/Sistema de informações Controles – Freqüência –Produtividade - Balanço Social

A ARH E SEUS SUBSISTEMAS Administração de Recursos Humanos Processos de Provisão de Pessoas Processos De Aplicação de Pessoas de Manutenção de Desenvolvi-mento Monitoração Treinamento Desenvolvimento de Pessoas Desenvolvimento Organizacional

A ARH E SEUS SUBSISTEMAS Diagnóstico e programação da preparação e reciclagem constante das pessoas para o desempenho dos cargos Treinamento PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Aprimoramento a médio e longo prazos das pessoas disponíveis, visando à contínua realização do potencial existente em posições mais elevadas na organização Desenvolvimento de RH Desenvolvimento organizacional Aplicação de estratégias de mudança visando à saúde e excelência organizacional

ORGANIZAÇÃO COMO UM CONJUNTO INTEGRADO DE COMPETÊNCIAS As organizações devem ser entendidas como conjuntos integrados e articulados de competências sempre atualizadas e prontas para serem aplicadas a qualquer oportunidade que surja, antes que os concorrentes façam. Competência: é um conjunto de conhecimento, habilidade e atitude, ou ainda, é a capacidade de mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo pertinente numa determinada situação.

ORGANIZAÇÃO COMO UM CONJUNTO INTEGRADO DE COMPETÊNCIAS Competências organizacionais Liderança e participação no mercado Vantagens competitivas Imagem e reputação Preferência dos clientes e consumidores Competências funcionais Competências em marketing Competências em finanças Competências em produção/operações Competências em RH Competências gerenciais Liderança e motivação Motivação e impulso Espírito empreendedor e inovador Visão sistêmica Proatividade e antevisão Competências individuais Conhecimento e aprendizagem Espírito de equipe Relacionamento interpessoal Flexibilidade Contribuir e agregar valor Vontade de crescer e desenvolver