AS MACROTENDÊNCIAS NA GESTÃO DE PESSOAS NO BRASIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Qualidade Total.
Administração Estratégica
Evolução da Administração
As Macrotendêncais da Gestão de Pessoas
“A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo”
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
Curso GD Gerenciamento de Desempenho
O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO
Gestão do Conhecimento na prática
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
TORNANDO POSSÍVEL UMA POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
MUDANÇAS EM CURSO.... Qualidade Total Mudança no relacionamento da empresa com seus fornecedores e clientes Tecnologias da Informação Automação Economia.
Uma Visão para Empresas de TI
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
O sistema de administração de recursos humanos
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
- Minister (subordinação ou obediência)
Planejamento estratégico
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVO APO
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
COACHING EDUCATION.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
Instituição de Ensino São Francisco
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
FERRAMENTAS DE MARKETING
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
CENÁRIOS FUTUROS 1.
Gestão Com Pessoas.
Diagnóstico Organizacional
Os novos papéis da GESTÃO DE recursos humanos
Balanced Scorecard.
“LIDERANÇA HUMANIZADA”
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
Como Administrar na Sociedade Moderna
Recursos Humanos Profª Sandra Neitzer.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Empowerment Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
Administração estratégica de recursos humanos
Múltiplos Papéis de RH operacional para estratégico
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
Pergunta: A atividade de Gestão de Pessoas é uma atividade de linha ou de staff ????? Resposta: Dos dois. De linha – todos os gerentes (chefes, diretores,
Transcrição da apresentação:

AS MACROTENDÊNCIAS NA GESTÃO DE PESSOAS NO BRASIL Tendências são probabilidades que se comprovarão no futuro.

1. Uma nova filosofia de ação. A denominação ARH deve desaparecer e ceder lugar a uma nova e recente abordagem: a GESTÃO DAS PESSOAS. Significa administrar COM as pessoas, como se elas fossem parceiras do negócio e não elementos estranhos e separados da organização.

2. Transformação de uma área de serviços p/ uma consultoria interna. A mudança da cultura focada na função para a cultura focada no processo. De um órgão prestador de serviços para uma consultoria interna voltada para resultados finais da organização. Para tal, pode haver a terceirização de atribuições rotineiras.

3. Transferência de decisões/ações da ARH p/ gerência de linha. É o deslocamento de atividades, antes centradas na ARH, para os gerentes das demais áreas da empresa. Seleção, treinamento e remuneração são as principais delas. Administrar pessoas é um componente estratégico demais para ser centralizado em apenas um departamento da empresa.

3. Transferência de decisões/ações da ARH p/ gerência de linha. Os gerentes de linha tornam-se os gestores de pessoas e ganham plena autonomia nas decisões e ações a respeito de seus subordinados. Os gerentes tornam-se multiplicadores do processo de preparar e desenvolver as pessoas.

3. Transferência de decisões/ações da ARH p/ gerência de linha. O treinamento gerencial passa a ser intensivo e contínuo para desenvolver novas habilidades. Há um compromisso da alta direção em confiar nas gerências e delegar parte das decisões e responsabilidades.

3. Transferência de decisões/ações da ARH p/ gerência de linha. ARH passa a preocupar-se com: a produtividade do capital intelectual da empresa. o desempenho gerencial e com as contribuições das pessoas aos objetivos organizacionais. a busca da eficácia e da excelência a partir das pessoas.

4. Uma intensa ligação com o negócio da empresa. A ARH está se ligando ao planejamento estratégico da empresa e desenvolvendo meios através dos quais as pessoas possam caminhar proativamente em direção aos objetivos organizacionais.

5. Ênfase em uma cultura participativa e democrática. A participação das pessoas nos processos de tomada de decisão. a consulta contínua. as oportunidades de diálogo. as comunicações diretas. os programas de sugestões.

5. Ênfase em uma cultura participativa e democrática. a utilização de convenções e comemorações. a liberdade na escolha das tarefas e dos métodos para executá-las. os trabalhos em grupo e em equipe.

5. Ênfase em uma cultura participativa e democrática. as opções de horários de trabalho. a disponibilidade de informações on-line.

6. Utilização de mecanismos de motivação e de realização pessoal. Os objetivos e necessidades individuais das pessoas estão sendo realçados e valorizados e as empresas estão buscando meios para oferecer oportunidades de plena realização pessoal dos funcionários.

6. Utilização de mecanismos de motivação e de realização pessoal. Utilizam-se práticas de gerenciamento por objetivos participativos, nas quais gerente e subordinado traçam em conjunto metas e objetivos a atingir, definindo-se a remuneração variável para abranger bônus e participação nos resultados alcançados. A velha APO ressurge valorizada.

7. Práticas e políticas de RH adequadas às diferenças das pessoas. A antiga tendência à padronização das regras e procedimentos está cedendo lugar a práticas alternativas desenhadas de acordo com os desejos e necessidades individuais dos funcionários.

8. Completa virada em direção ao cliente seja ele interno ou externo. A ARH está se voltando para o usuário. Os gerentes e funcionários estão sendo orientados para a satisfação dos clientes. O treinamento em qualidade e produtividade é intensivo, obrigatório e cíclico. A busca da excelência é a norma. E a ARH está embarcando nessa busca.

9. Forte preocupação com a criação de valor dentro da empresa. O presidente se preocupa em tornar a empresa cada vez mais valiosa, cada gerente se preocupa em fazer as pessoas cada vez mais capacitadas e cada pessoa se preocupa em aumentar o valor dos produtos e serviços que executa para o cliente. A ARH tem muito a ver com a educação das pessoas e com sua conscientização no sentido de gerar continuamente valor dentro da organização.

10. Preocupação em preparar a empresa e as pessoas para o futuro. A ARH está adotando uma postura de inconformismo com o presente, considerando que tudo pode e deve ser melhorado e desenvolvido ainda mais, apesar do nível de excelência já conquistado.

11. Utilização intensiva do benchmarking A necessidade de comparar as operações e processos de uma empresa com outras empresas bem sucedidas através de marcos de referência passou a ser uma atividade normal dentro da ARH. O benchmarking tem se revelado um poderoso instrumento de aprendizagem gerencial e de ajustamento.

13. Riscos, inovação e mudanças são o novo panorama Tudo muda e se transforma muito rápido, fazendo com que a estabilidade e a segurança sejam parte do passado. O exercício da flexibilidade, das decisões de risco e da criatividade são estimulados, reconhecidos e recompensados.

14. A tecnologia da informação acelera novas formas de gestão de pessoas e equipes E-learning possibilita o acesso a treinamento 24h ao dia, sem consideração de local. O tele trabalho substitui o tradicional escritório e bancos de dados atualizam e disponibilizam continuamente informações sobre pessoas. Os gestores passam a ter muito mais autonomia e responsabilidade nas decisões que envolvem pessoas.

15. Ajustamento das exigências trabalhistas à realidade do mercado Os vínculos empregatícios são substituídos por parcerias. Terceirizações, cooperativas e novas formas de trabalho surgem rapidamente. Com isto a remuneração é crescentemente variável, partilhando os ônus e bônus do negócio.

16. A dimensão humana é vital ao sucesso do negócio É imprescindível para as lideranças o resgate da dimensão humana: as pessoas querem ser tratadas como pessoas e isto leva a muito mais lucratividade!

17. Qualidade de vida se alojou na expectativa das pessoas As empresas estão buscando oferecer programas de qualidade de vida, ainda de forma tímida. As terapias complementares são um caminho reconhecido para esta qualidade, uma vez que consideram as pessoas na sua integralidade, e a busca de significados espirituais no trabalho é crescente.

DEPARTAMENTO DE RH DO FUTURO Foco cada vez mais no negócio da empresa - é uma evolução do conceito de cliente interno. Pró-ativo (o que meu trabalho vai impactar no negócio da empresa). Baseado na mensuração de resultados.

DEPARTAMENTO DE RH DO FUTURO Visionário (deve preparar as pessoas para o futuro). Aplicador de novas tecnologias, sistemas e metodologias. Preparar talentos, pessoas que agregam resultados ao negócio. Acreditar e respeitar muito o ser humano - administrar com as pessoas e não para as pessoas.