A mudança nas organizações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
GESTÃO DE PESSOAS Cultura Organizacional
O ambiente organizacional
A Comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
TEORIA DA CONTINGÊNCIA.
Práticas de Apoio à Gestão
Capítulo 2: O Comportamento do Consumidor e o Gerente de Marketing
Significado da mudança
Consultoria Empresarial
PETI Planejamento Estratégico de TI
Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO)
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAIS X MUDANÇAS
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
O Cartório dos novos tempos
LOGÍSTICA Grupo 97..
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
DEFINIÇÃO DE CONCEITOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
Prof(a): Patrícia Braz
MUDANÇA Organizacional Adm. Aline Mendonça.
Repensando a Logística
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Gestão por Competências
Fundamentos da estrutura organizacional
Grupo 08F Thiago Moraes Raíssa Ávila Carolina Lossio Renata Rezende
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Teoria geral da administração Aula 11: TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL (DO) prof. Diovani Milhorim.
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
A Sociedade humana: generalidades
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Gabriel Bastos Machado
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Tecnologia, inovação e Gestão estratégica
Planejamento e estratégia
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Planejamento Estratégico
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Gestão Estratégica de Pessoas
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Gestão do Conhecimento
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
Comportamento Organizacional e Visão Sistêmica
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
Resistências a Mudanças
O ambiente organizacional
Sistemas de Informação e Pesquisa de Marketing Global
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Cultura Organizacional
TEORIA do DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Organizações de Aprendizagem Velho e Novo Paradigmas
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
PETI Planejamento Estratégico de TI
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Universidade do Estado de Santa Catarina Mudança Organizacional e Administração do Estresse. Alunos: Ricardo Ruths Rosana M Coelho Ulysses C Ferreira.
Mudança Organizacional
Transcrição da apresentação:

A mudança nas organizações Com a mudança do mundo e a transformação do ambiente, as organizações não podem ficar à deriva. Precisam acompanhar as mudanças que ocorrem em seu contexto. O propósito das mudanças organizacionais é aumentar a eficácia, ou seja, o nível em que a organização consegue atingir os seus objetivos.

Para que a organização seja bem sucedida ela precisa buscar respostas para: As necessidades dos clientes; Avanços tecnológicos desenvolvidos; Tendências econômicas; Mudanças sociais e culturais; Novos regulamentos legais etc. O estudo da mudança organizacional é extremamente importante para que os administradores em todos os níveis organizacionais entendam como tirar proveito de uma série de forças e fatores positivos ou negativos.

As organizações que aprendem A letargia, a estagnação, a complacência, a manutenção do status quo e a visão voltada para o passado podem levar qualquer organização à obsolescência e envelhecimento precoce. Toda organização precisa ser inteligente: aprender continuamente para melhorar seu desempenho. Organização que aprende é aquela em que todos os membros estão preocupados em criar novas idéias, produtos e relações.

O processo de mudança Heráclito, filósofo grego, dizia que o mundo se caracteriza pela mudança. Segundo ele, a única constante do mundo em que vivemos é a mudança. Todos os seres vivos nascem, crescem e morrem em uma constante e ininterrupta seqüência de mudanças. Do ponto de vista humano, a mudança é uma decorrência da aprendizagem.

Conceito de mudança Mudança significa a passagem de um estado para outro diferente. É a transição de uma situação para outra diferente. A mudança implica transformação, perturbação, interrupção, ruptura, dependendo de sua intensidade. A mudança está em toda parte: nas organizações, nas cidades, nos países, nos hábitos das pessoas, nos produtos e nos serviços, no tempo e no clima.

As forças positivas e negativas no processo de mudança (de apoio e suporte) Forças Negativas (de oposição e resistência) Necessidade dos clientes Oportunidade do mercado Novas tecnologias mais sofisticadas Novas demandas sociais e culturais Culturas organizacionais adaptativas Acomodação dos funcionários Hábitos e costumes da organização Dificuldades de aprender novas técnicas Miopia e falta de percepção do ambiente Velhos paradigmas culturais Culturas organizacionais conservadoras

Não se pode convocar as pessoas para a mudança Não se pode convocar as pessoas para a mudança. Elas precisam se engajar. A mudança não é uma vocação. É uma tarefa. Apesar de exigir muita fé para que aconteça, a mudança é um trabalho a ser realizado e não uma religião ou credo. Esqueça-se do equilíbrio. Crie a tensão. A maioria dos gerentes fica pouco à vontade com o que não conhece.

A explosão do fast-food Crescimento ao redor de 30% ao ano, envolvendo mais de dois bilhões de dólares. O McDonald’s está dobrando de tamanho; a KFC está chegando a 700 mil refeições/ano; o rei da esfiha, Habib’s, abre uma loja atrás da outra. Lojas de franquia constituem a porta de entrada mais fácil nessa fatia de mercado. O brasileiro gasta 22.5 bilhões de dólares/ano para se alimentar longe de casa e dividir esse consumo entre mais de 1,5 milhão de empreendimentos que vão de restaurantes finos a bares de quinta categoria. Isso mostra a necessidade de mudar e oferecer novos produtos e serviços para atender o cliente.

As características das organizações do futuro Focalização no cliente e no mercado; Alianças estratégicas com outras organizações para obter sinergia; Flexibilidade, agilidade e adaptação às demandas ambientais mutáveis; Concentração no core business (atividades-fins e essenciais ao negócio), transferindo a terceiros as atividades–meios; Customização em massa (personalização do cliente), substituindo a produção em massa; Acesso e disseminação da informação para todos os membros da organização;

Exercícios Quais são as principais tendências que estão ocorrendo no mundo atual? Por que a necessidade de reinventar continuamente a organização? Como a competitividade está influenciando as organizações? Dê exemplos no turismo. Como a globalização está influenciando as organizações? Qual o papel do administrador na invenção e reinvenção das organizações? Explique o processo de mudança. Como contornar e reduzir a resistência às mudanças?