Justificativas: Incorporar os avanços já presentes na política; Dar suporte aos municípios que estão implantando a Educação Infantil; Consolidar os.

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PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
Transcrição da apresentação:

Justificativas: Incorporar os avanços já presentes na política; Dar suporte aos municípios que estão implantando a Educação Infantil; Consolidar os direitos sociais das crianças de 0 a 6 anos à Educação Infantil de qualidade; Normatizar questões do currículo; Subsidiar sistemas de ensino, professores e gestores na concepção e implementação das PPPs;

Definições: O que é Educação Infantil? O que é criança? O que é currículo? O que é Proposta Pedagógica?

Concepções e Princípios: A Educação Infantil deve se pautar em princípios ÉTICOS POLÍTICOS ESTÉTICOS

PROPOSTA PEDAGÓGICA: OBJETIVO: garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como direito à proteção, à saúde, à liberdade,à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.

ORGANIZAÇÃO DE ESPAÇO, TEMPO E MATERIAIS Cuidar educando e educar cuidando Formação integral Participação e escuta das famílias e da comunidade local Gestão democrática Reconhecimento das especificidades etárias e promoção da interação Espaços amplos Acessibilidade Apropriação das diversas culturas

EIXOS DO CURRÍCULO As propostas devem ter como eixos norteadores o BRINCAR e as INTERAÇÕESgarantindo experiências que promovam o desenvolvimento integral da criança por meio das diversas linguagens e materiais.

AVALIAÇÃO Acompanhamento do trabalho pedagógico Observação crítica e criativa das atividades e brincadeiras das crianças Utilização de diversas formas de registro Acompanhamento dos momentos de transição Documentação para acompanhamento das famílias Não retenção na Educação Infantil Articulação com o Ensino Fundamental

Para saber mais... “Subsídios para as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica – Diretrizes Curriculares Nacionais específicas para a EI” MEC, Brasília: 2009 “Indagações sobre Currículo: currículo, conhecimento e cultura”. MEC, Brasília: 2008