APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
Advertisements

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Lev S. Vygotsky Desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica.
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
PROVOCAÇÕES CONTEMPORÂNEAS Desafios à Educação do agora.
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
GRUPO DE DEBATE 4 Ensino de Língua Portuguesa nos espaços lusófonos Mediadores: Prof. Dr. Cássio Rúbio e Profa. Dra. Léia Menezes.
ICS – Instituto de Ciências da Sociedade SINT / IBR 29 e 30 de outubro de 2012.
Inteligência e Conhecimento: imagens e ações docentes Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação Secretaria de.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL ( AO) E COMPETÊNCIAS: CONCEITOS E MÉTODOS Marcelo Alves Carrera.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Comportamentos operantes interrelacionados
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Conclusão de Umberto Eco Mas por agora o que nos interessava ressaltar era como um indivíduo normal, posto diante de um problema tão espontâneo e natural.
A SIGNIFICAÇÃO DAS PALAVRAS
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
Ciência da Informação em contexto Peter Ingwersen.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Desenvolvimento e Aprendizagem Lorena Queiroz Merizio Costa.
Entendendo algumas questões sobre o NOVO ENEM Matemática e suas Tecnologias E. E. M. CEL MURILO SERPA Professor: GEORGE HENRIQUE.
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
ESPAÇO E FORMA.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
Apresentação da Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores Modelação de Processos Alternativos de Conflito utilizando a Técnica.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.
COMUNICAÇÃO OS GERENTES PASSAM MAIS DE 75% DO SEU TEMPO SE COMUNICANDO; A COMUNICAÇÃO É FREQUENTEMENTE DEFINIDA COMO A TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE UM TRANSMISSOR.
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
ANÁLISE SEMIOLÓGICA DO DIAGNÓSTICO MÉDICO: QUANDO O SILENCIAMENTO SIGNIFICA Campus Tubarão – Medicina – Programa de Ciências da Linguagem REIS, Talita.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
Por que Aprender? Prof. José Anizio Marim PUC-Campinas.
Trabalhando com produção textual
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES Professora: Adriana Paz
Temas 2016 de Metodologia da Pesquisa Curitiba 01/04/2016.
Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Teoria Geral de Sistemas
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
Teoria Geral dos Sistemas Introdução, conceitos, características e enfoque sistêmico nas organizações. Prof a.: Adm. Anne Marcelle G. Sales Yamauti.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Múltiplas Inteligências Comenius “My Future Is up To me”
Fundamentos da Administração
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
BPR-5 Compilação: Rita Gonzales BPR-5  Histórico A Bateria de Provas de Raciocínio – BPR-5 foi criada por Leandro Almeida e Ricardo Primi (1998) Originou-se.
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA
COINF Evangelização Espírita Infantil.. O Que é o Processo Ensino - Aprendizagem ? 2. “O Processo de ensino-aprendizagem está centrado no educando.
Prof. Erika Bataglia Divisão disciplinar da Filosofia Metafísica : Filosofia primeira. Tematizar os princípios e as causas.
Inteligências Múltiplas Fundamentos Pedagógicos e Gestão de Pessoas Mariana Wagner 2008.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
PSICOLOGIA GERAL Professora: Luciana Campos Aula 8 –
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
GEOMETRIA DINÂMICA UMA NOVA ABORDAGEM PARA O APRENDIZADO DA GEOMETRIA SÃO LEOPOLDO, 2016 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Transcrição da apresentação:

APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena

1. O que significa Aprender? Para o psicólogo russo Lev Semenovich Vigotsky, aprendizagem resulta do: Desenvolvimento da fala; Desenvolvimento da ação humana. Estes desenvolvimentos são educados e internalizados desde criança, a partir do: Desenvolvimento mental; Desenvolvimento da inteligência. Ocorre a partir das: Interações sociais e; A linguagem.

2. O Tempo da Aprendizagem

3. O Conhecimento formal Seguindo o raciocínio de Vigotsky, a organização do aprender ocorre formalmente quando o conhecimento é estruturado, considerando um programa ou uma ordem crescente de complexidade. A aprendizagem é sócio histórica e o conhecimento organizado em “pedaços” precisa ser articulado dialeticamente, respeitando o movimento e a dinâmica da realidade em que se apresenta.

4. Aprender individual A aprendizagem individual é específica; Exige maior desdobramento da capacidade de apreensão do conhecimento; A construção dos conceitos e significados das coisas do mundo está relacionada com a disposição e necessidade perceptiva da pessoa.

5. Aprendizagem e Método Ninguém aprende sem método. Segundo Charles Sanders Peirce ( ) o método de estabelece em três tipos de argumentos: Abdução. Indução. Dedução.

6. Aprendizagem por Dedução

7. Aprendizagem por Indução

8. Aprendizagem por Abdução

Estágios da Aprendizagem Organizacional: 1.Conscientização; 2.Compreensão; 3.Ação e; 4.Análise. (Garvin, D. Building a learning organization. Harvard Business Review, jul-ago, p , 1993). 9. Estágios da Aprendizagem Organizacional

(Garvin, D. Building a learning organization. Harvard Business Review, jul-ago, p , 1993). 10. A Construção da Aprendizagem Tipos básicos de aprendizagem: 1.Aprender como melhorar o conhecimento organizacional existente (aquisição); 2.Aprender a criar um novo conhecimento organizacional, ou seja, inovar (criação); 3.Disseminar ou transferir o conhecimento para as várias áreas da organização (disseminação).

11. Aprendizagem por Circuitos 1. Aprendizagem em circuito único: apóia-se na habilidade de detectar e corrigir o erro com relação a um dado conjunto de normas operacionais; 2. Aprendizagem em circuito duplo: depende da capacidade de olhar duplamente a situação, ou seja, questionando a relevância das normas de funcionamento. (Argyris, C. Enfrentando defesas empresariais: facilitando o aprendizado organizacional. Rio de Janeiro: Campus, 1992).

12. Sistema de Aprendizagem 12. Sistema de Aprendizagem

13. Estilos de Aprendizagem  Estilo é o modo como a pessoa se comporta no processo de aprendizagem.  Os estilos de aprendizagem auxiliam na explicação das diferentes maneiras que uma pessoa aprende sobre um determinado fenômeno de natureza desconhecida.  Na atualidade existem sete estilos de aprendizagem já identificados pela ciência cognitiva: Físico (Gestual); Interpessoal (Meios confortáveis); Introspectivo (Silenciosa); Lingüístico (Palavra); Matemático (Raciocínio lógico); Musical (Sons e músicas); Visual (Contexto visual)

14. Múltiplas Inteligências - Howard GARDNER (1)

15. Múltiplas Inteligências - Howard GARDNER (2)  Lógico-matemática: Identificar, analisar e resolver problemas.  Lingüística: Disponibilidade e preparo para usar a língua falada e escrita.  Espacial: Compreender o ambiente e o espaço físico de forma tridimensional.  Musical: Lógica harmoniosa de símbolos que se transformam em sons. GARDNER, Howard. Inteligência - Um Conceito Reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000: passim.Howard.

 Físico-sinestésica: Sensibilidade para se comunicar pelo movimento físico do corpo.  Intrapessoal: o auto-conhecimento e a percepção do posicionamento da pessoa no contexto e ambiente.  Interpessoal: Habilidade para entender as intenções, motivações e desejos dos outros.  Naturalista: Explicação, classificação, catalogação, apresentação e comunicação da biodiversidade da fauna e flora da natureza.  GARDNER, Howard. Inteligência - Um Conceito Reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000: passim.Howard. 16. Múltiplas Inteligências - Howard GARDNER (3)

17. Hemisférios cerebrais e suas aptidões. Fonte:

19. Tipos e Características da Aprendizagem Organizacional TIPO DE APRENDIZAGEM CARATERÍSTICAS 1.Significativa por recepção Recebe conhecimentos e consegue relacioná-los com os conhecimentos da estrutura cognitiva que já possui. 2.Significativa por descoberta Chega ao conhecimento por si só e consegue relacioná-lo com os conhecimentos anteriormente adquiridos. 3.Mecânica por recepção Recebe conhecimentos e não consegue relacioná-los com os conhecimentos da estrutura cognitiva que já possui. 4.Mecânica por descoberta Chega ao conhecimento por si só e não consegue relacioná-lo com os conhecimentos anteriormente adquiridos.