APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena
1. O que significa Aprender? Para o psicólogo russo Lev Semenovich Vigotsky, aprendizagem resulta do: Desenvolvimento da fala; Desenvolvimento da ação humana. Estes desenvolvimentos são educados e internalizados desde criança, a partir do: Desenvolvimento mental; Desenvolvimento da inteligência. Ocorre a partir das: Interações sociais e; A linguagem.
2. O Tempo da Aprendizagem
3. O Conhecimento formal Seguindo o raciocínio de Vigotsky, a organização do aprender ocorre formalmente quando o conhecimento é estruturado, considerando um programa ou uma ordem crescente de complexidade. A aprendizagem é sócio histórica e o conhecimento organizado em “pedaços” precisa ser articulado dialeticamente, respeitando o movimento e a dinâmica da realidade em que se apresenta.
4. Aprender individual A aprendizagem individual é específica; Exige maior desdobramento da capacidade de apreensão do conhecimento; A construção dos conceitos e significados das coisas do mundo está relacionada com a disposição e necessidade perceptiva da pessoa.
5. Aprendizagem e Método Ninguém aprende sem método. Segundo Charles Sanders Peirce ( ) o método de estabelece em três tipos de argumentos: Abdução. Indução. Dedução.
6. Aprendizagem por Dedução
7. Aprendizagem por Indução
8. Aprendizagem por Abdução
Estágios da Aprendizagem Organizacional: 1.Conscientização; 2.Compreensão; 3.Ação e; 4.Análise. (Garvin, D. Building a learning organization. Harvard Business Review, jul-ago, p , 1993). 9. Estágios da Aprendizagem Organizacional
(Garvin, D. Building a learning organization. Harvard Business Review, jul-ago, p , 1993). 10. A Construção da Aprendizagem Tipos básicos de aprendizagem: 1.Aprender como melhorar o conhecimento organizacional existente (aquisição); 2.Aprender a criar um novo conhecimento organizacional, ou seja, inovar (criação); 3.Disseminar ou transferir o conhecimento para as várias áreas da organização (disseminação).
11. Aprendizagem por Circuitos 1. Aprendizagem em circuito único: apóia-se na habilidade de detectar e corrigir o erro com relação a um dado conjunto de normas operacionais; 2. Aprendizagem em circuito duplo: depende da capacidade de olhar duplamente a situação, ou seja, questionando a relevância das normas de funcionamento. (Argyris, C. Enfrentando defesas empresariais: facilitando o aprendizado organizacional. Rio de Janeiro: Campus, 1992).
12. Sistema de Aprendizagem 12. Sistema de Aprendizagem
13. Estilos de Aprendizagem Estilo é o modo como a pessoa se comporta no processo de aprendizagem. Os estilos de aprendizagem auxiliam na explicação das diferentes maneiras que uma pessoa aprende sobre um determinado fenômeno de natureza desconhecida. Na atualidade existem sete estilos de aprendizagem já identificados pela ciência cognitiva: Físico (Gestual); Interpessoal (Meios confortáveis); Introspectivo (Silenciosa); Lingüístico (Palavra); Matemático (Raciocínio lógico); Musical (Sons e músicas); Visual (Contexto visual)
14. Múltiplas Inteligências - Howard GARDNER (1)
15. Múltiplas Inteligências - Howard GARDNER (2) Lógico-matemática: Identificar, analisar e resolver problemas. Lingüística: Disponibilidade e preparo para usar a língua falada e escrita. Espacial: Compreender o ambiente e o espaço físico de forma tridimensional. Musical: Lógica harmoniosa de símbolos que se transformam em sons. GARDNER, Howard. Inteligência - Um Conceito Reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000: passim.Howard.
Físico-sinestésica: Sensibilidade para se comunicar pelo movimento físico do corpo. Intrapessoal: o auto-conhecimento e a percepção do posicionamento da pessoa no contexto e ambiente. Interpessoal: Habilidade para entender as intenções, motivações e desejos dos outros. Naturalista: Explicação, classificação, catalogação, apresentação e comunicação da biodiversidade da fauna e flora da natureza. GARDNER, Howard. Inteligência - Um Conceito Reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000: passim.Howard. 16. Múltiplas Inteligências - Howard GARDNER (3)
17. Hemisférios cerebrais e suas aptidões. Fonte:
19. Tipos e Características da Aprendizagem Organizacional TIPO DE APRENDIZAGEM CARATERÍSTICAS 1.Significativa por recepção Recebe conhecimentos e consegue relacioná-los com os conhecimentos da estrutura cognitiva que já possui. 2.Significativa por descoberta Chega ao conhecimento por si só e consegue relacioná-lo com os conhecimentos anteriormente adquiridos. 3.Mecânica por recepção Recebe conhecimentos e não consegue relacioná-los com os conhecimentos da estrutura cognitiva que já possui. 4.Mecânica por descoberta Chega ao conhecimento por si só e não consegue relacioná-lo com os conhecimentos anteriormente adquiridos.