Modelo de estratégia de inovação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico de Marketing
Advertisements

Academia de Ensino Superior
Prof. Nelson Roberto Furquim Universidade Presbiteriana Mackenzie
Um novo desafio para a competitividade: Recursos Humanos
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
Práticas de Apoio à Gestão
DIMENSÕES E VELOCIDADES DAS MUDANÇAS Depende da situação da empresa e das circunstâncias que a cercam e, principalmente, da percepção da urgência e da.
PETI Planejamento Estratégico de TI
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
FUNDAMENTOS DE MARKETING –conceitos básicos
Modelos Organizacionais e Gestão da Mudança
Internacionalização de PMEs
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Estratégias do agronegócio
ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
Análise SWOT Forças Fraquezas Oportunidades Ameaças
Perguntas unidade 2 Logística
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
A importância do Planejamento Estratégico
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
Modelos de Gestão e Organização 4. Estratégia de Produção
Gestão por Competências
Estratégia no nível de negócios
Estratégia Organizacional
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
Carlos Eduardo Gregório da Silva João Antônio Oliveira Lima Filho
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.

Planejamento Estratégico
Planejamento e estratégia
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
 BSC – Nova Linguagem da Gestão Empresarial  Principais conceitos do BSC  Interação dos conceitos: Missão Visão Valores Estratégias  Comunicação com.
Prof. Dra Anna Cristina Barbosa Disciplina: Teoria do Planejamento e Controle Processo Estratégico ANÁLISE DO AMBIENTE Macroambiente.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Pós-graduação em Administração de Empresas
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Plano de negócio.
Diagnóstico Organizacional
ABORDAGEM NEOCLÁSSICA Principal Expoente: Peter Ferdinand Drucker, ( ) Nascido em Viena, /Áustria foi filósofo e economista, 1954-
Estratégia de Operações
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
A teoria da inovação de ruptura de Christensen
“O que não é medido não é gerenciado”.  ERA DA INDUSTRIALIZAÇAO CLÁSSICA- Burocrática, Centralizadora e verticalizada. ( )  ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO.
GESTÃO ESTRATÉGICA Tipos de Estratégias Empresariais
Perspectiva estratégica da qualidade
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
Prof. Msc. Suellen Sanne Batista.  Desde 1970, o tema da inovação tem atraído o interesse de pesquisadores, acadêmicos e empresários. Na última década,
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Variáveis Básicas do D.O.
A inovação como um processo de gestão
PETI Planejamento Estratégico de TI
Quiz.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
Objetivos Estratégicos Crescimento: crescimento pela penetração cada vez maior de mercados onde são negociados produtos e/ou serviços que a empresa já.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Um século de História de Inovação
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Planej Estratégico Corp. em nível de divisão
Transcrição da apresentação:

Modelo de estratégia de inovação Prof. Nelson Roberto Furquim Universidade Presbiteriana Mackenzie

Estratégia empresarial 1960: primeiras noções; Várias teorias. Principais: “racionalista” e “incrementalista”; Participantes do processo de aprendizagem da empresa; Cenários competitivos complexos e mudanças contínuas.

Estratégia racionalista Influenciada pela experiência militar; Descrever, compreender e analisar o cenário; Determinar um plano de ação baseado em análise; Executar o plano de ação escolhido; Equivalente corporativo: SWOT.

Objetivos da abordagem racionalista Transações comerciais conscientes no cenário competitivo; Preparar-se para uma mudança futura; Atenção centrada no longo prazo; Garantir coerência em objetivos e ações de grandes empresas, especializadas e dispersas geograficamente.

Estratégia incrementalista Conhecimento total da complexidade e das mudanças: impossível; Empresas possuem conhecimento imperfeito do seu cenário; Devem estar preparadas para adequação das suas estratégias: novas informações e conhecimentos.

Procedimentos Adotar medidas ou mudanças rumo a um objetivo proposto; Medir e avaliar os efeitos dessas medidas (ou mudanças); Fazer os ajustes necessários nos objetivos; Decidir sobre os próximos passos.

Implicações para a gestão Explorar implicações de possíveis futuros negócios; Permitir ampla participação; Incentivar amplas fontes de informação e discussões; Estar preparada para mudar de estratégias em função de novas evidências.

Estratégias genéricas de mercado para empresas Liderança de custo total: empresa busca os custos mais baixos do setor; Diferenciação de produto/serviço: empresa procura ser reconhecida como única no setor; Empresa busca vantagem competitiva no setor.

Estratégias genéricas de mercado para empresas Foco em custo: menores custos em alguns segmentos de um dado setor; Foco na diferenciação: maior diferenciação em alguns segmentos de um dado setor; Empresa busca vantagem competitiva em alguns segmentos do setor.

Inovação: liderança x acompanhamento Liderança da inovação: empresas buscam ser as primeiras a negociar, com base em liderança tecnológica; Acompanhamento da inovação: empresas entram mais tarde no mercado, baseadas na imitação (aprendizagem), a partir da experiência de líderes tecnológicos.

Avaliação da estrutura de Porter - limitações Tamanho da empresa influencia escolha de estratégias tecnológicas: - de abrangência – grandes empresas - centralizadas – pequenas empresas Base estabelecida de produtos/serviços da empresa e competência tecnológica; Natureza de seus produtos e consumidores: qualidade e custo;

Avaliação da estrutura de Porter - oportunidades Empresas e tecnologias não se ajustam a estruturas industriais estáticas e pré-ordenadas (dinâmica dos mercados); Avanços tecnológicos: inovações rentáveis nos setores maduros; Empresas: reagem à dinâmica dos mercados.

Estratégia da inovação em pequenas empresas Objetivos semelhantes aos das grandes empresas: satisfação dos clientes; Forças organizacionais evidentes em função do tamanho: rapidez nas tomadas de decisão; Limitações e fraquezas tecnológicas; Setores diferenciados podem ser mais beneficiados: comidas por quilo, lanchonetes, salões de estética e beleza.