Modelo de estratégia de inovação Prof. Nelson Roberto Furquim Universidade Presbiteriana Mackenzie
Estratégia empresarial 1960: primeiras noções; Várias teorias. Principais: “racionalista” e “incrementalista”; Participantes do processo de aprendizagem da empresa; Cenários competitivos complexos e mudanças contínuas.
Estratégia racionalista Influenciada pela experiência militar; Descrever, compreender e analisar o cenário; Determinar um plano de ação baseado em análise; Executar o plano de ação escolhido; Equivalente corporativo: SWOT.
Objetivos da abordagem racionalista Transações comerciais conscientes no cenário competitivo; Preparar-se para uma mudança futura; Atenção centrada no longo prazo; Garantir coerência em objetivos e ações de grandes empresas, especializadas e dispersas geograficamente.
Estratégia incrementalista Conhecimento total da complexidade e das mudanças: impossível; Empresas possuem conhecimento imperfeito do seu cenário; Devem estar preparadas para adequação das suas estratégias: novas informações e conhecimentos.
Procedimentos Adotar medidas ou mudanças rumo a um objetivo proposto; Medir e avaliar os efeitos dessas medidas (ou mudanças); Fazer os ajustes necessários nos objetivos; Decidir sobre os próximos passos.
Implicações para a gestão Explorar implicações de possíveis futuros negócios; Permitir ampla participação; Incentivar amplas fontes de informação e discussões; Estar preparada para mudar de estratégias em função de novas evidências.
Estratégias genéricas de mercado para empresas Liderança de custo total: empresa busca os custos mais baixos do setor; Diferenciação de produto/serviço: empresa procura ser reconhecida como única no setor; Empresa busca vantagem competitiva no setor.
Estratégias genéricas de mercado para empresas Foco em custo: menores custos em alguns segmentos de um dado setor; Foco na diferenciação: maior diferenciação em alguns segmentos de um dado setor; Empresa busca vantagem competitiva em alguns segmentos do setor.
Inovação: liderança x acompanhamento Liderança da inovação: empresas buscam ser as primeiras a negociar, com base em liderança tecnológica; Acompanhamento da inovação: empresas entram mais tarde no mercado, baseadas na imitação (aprendizagem), a partir da experiência de líderes tecnológicos.
Avaliação da estrutura de Porter - limitações Tamanho da empresa influencia escolha de estratégias tecnológicas: - de abrangência – grandes empresas - centralizadas – pequenas empresas Base estabelecida de produtos/serviços da empresa e competência tecnológica; Natureza de seus produtos e consumidores: qualidade e custo;
Avaliação da estrutura de Porter - oportunidades Empresas e tecnologias não se ajustam a estruturas industriais estáticas e pré-ordenadas (dinâmica dos mercados); Avanços tecnológicos: inovações rentáveis nos setores maduros; Empresas: reagem à dinâmica dos mercados.
Estratégia da inovação em pequenas empresas Objetivos semelhantes aos das grandes empresas: satisfação dos clientes; Forças organizacionais evidentes em função do tamanho: rapidez nas tomadas de decisão; Limitações e fraquezas tecnológicas; Setores diferenciados podem ser mais beneficiados: comidas por quilo, lanchonetes, salões de estética e beleza.