Categoria: Capacitação Título: Geração do Conhecimento 2014 Responsáveis: Diretoria Operacional-Administrativo e de Mercado da Unimed Federação Rio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
Advertisements

SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS.  Criado em 1994 com o objetivo de auxiliar no processo de internacionalização das empresas catarinenses  É coordenado.
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
15/04/2009 Workshop de boas práticas de gestão do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para MPEs.
Educação e Trabalho  Technos – RH – MAO Tempo... É por ele que avançamos todos os dias em nossas idéias e conquistas. Em 2006, a Technos completará 50.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Unimed Vale do Caí Reuniões de Pré-Planejamento Estratégico Objetivo: As reuniões de Pré-Planejamento Estratégico tiveram o objetivo de integrar os cooperados.
1/11. 2 Auditorias Especializadas 1/13 O QUE são as Auditorias Especializadas? São atividades de auditoria focadas na avaliação dos controles internos.
I Ciclo de Palestra STAB Leste Palestrante : Graduada em Administração de Empresa. Pós-graduada em Gestão de Tecnologia da Informação. 24 anos de experiência.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
IDEALIZADO PARA CUIDAR.
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO APROVADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO FEDERAÇÃO DAS APAEs DO ESTADO DO PARANÁ Abril 2006 – Abril 2007.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
SUPERINTENDÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL - SOE/SEE Cooperação da SOE no processo educativo para o alcance da melhoria da educação.
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011.
Realinhamento do Planejamento Estratégico baseado no Processo de Tomada de Decisão Iran Rolisola - Unimed SBO, Americana e Nova Ode ssa.
4º Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos – FIESC – 15/9/2010 Visão estratégica e projetos futuros 4° Encontro de Secretários Executivos de Sindicatos.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
1 Guia Melhores Empresas – 2012 Revista Você S/A | FIA.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
COMUNICAÇÕES EM REDE E CONVERGÊNCIA: VISÃO DO SECTOR POSTAL ANGOLANO Maria Luisa Alves Andrade Presidente do Conselho.
GESTÃO DO PAIF.
Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico do MPE Produtos Gerados Brasília, 13 de Abril de 2009.
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
O principal objetivo deste programa é articular os projetos e ações de valorização do servidor, oferecendo melhorias no ambiente e na vida funcional.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
Planejamento Estratégico e Gestão nos Tribunais de Contas O Caso TCE-MT.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
REDE SOCIAL DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS – RS APLs.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
Projeto Multiplicadores Unimed Piracicaba Responsável: Simone Gonçalves Barreto Categoria: Capacitação.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Gestão de Pessoas II Aula 24 GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVIMENTO DE ESPELHOS.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
Tecnologia como ferramenta para redução de custos no cartório Luiz Werner
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Secretaria do Esporte e do Turismo A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo faz no seu portfólio a: Gestão do Esporte Gestão do Turismo Centro de.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Eficiência da Gestão no Sescoop. Eficiência na Gestão do Sescoop 2 Quem somos? Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo Cooperativa.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária NOVAS TECNOLOGIAS/NOVOS PRODUTOS/NOVAS NECESSIDADES/ IMPORTAÇÃO /EXPORTAÇÃO QUALIDADE / EFICÁCIA/SEGURANÇA/RACIONALIDADE.
Evolução da BVS nos Países ePORTUGUÊSe Cláudia Guzzo BIREME/PAHO/WHO - São Paulo.
Curso de Pesquisa de Clima Organizacional. É uma ferramenta utilizada pelo setor de Gestão de Pessoas (RH) para diagnosticar como os funcionários percebem.
Padronização e Melhoria
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Categoria: Capacitação Título: Geração do Conhecimento 2014 Responsáveis: Diretoria Operacional-Administrativo e de Mercado da Unimed Federação Rio

Objetivo Com a missão de prestar serviços com qualidade, eficiência e comprometimento aos clientes internos e externos, com respeito à diversidade e atuar de maneira ágil e dinâmica os programas visam atender às demandas interna e externa (Singulares), ressaltando uma gestão que se compromete em trilhar o melhor caminho na busca por boas práticas em Gestão de Pessoas. Com o objetivo de atender a Federação Rio e as Unimeds fluminenses, seguindo as ações definidas pelo UNIRH – grupo de representantes de Gestão de Pessoas do estado e realizar as melhores práticas em gestão de pessoas, com o respaldo da Diretoria Administrativo - Operacional da Unimed Federação Rio, destacamos os compromissos abaixo: Captar e reter os melhores talentos; Promover o desenvolvimento e o crescimento profissional dos colaboradores alinhando as ações internas com o planejamento estratégico anual; Desenvolver programas que proporcionem integração e valorização das pessoas; Implantar programas de qualidade de vida; Prestar o melhor atendimento para o cliente interno e externo, agregando valor ao negócio; Promover programas culturais e sociais; Aplicar pesquisa de clima organizacional, periodicamente, com vistas a atender às necessidades dos colaboradores e da organização; Aplicar pesquisa de ambiente nos setores, em alternância com a pesquisa de clima organizacional, buscando identificar as especificidades das áreas e a integração das equipes em seu ambiente de trabalho; Administrar as rotinas de benefícios e remuneração de pessoal, de acordo com a legislação vigente. A área de Gestão de Pessoas, hoje, possui um portfólio de produtos que amparam todas as estratégias de capacitação, conforme abaixo: Pesquisa de Clima Organizacional; Elaborar Plano de Cargos e Salários; Implantar Gestão por Competências; Pesquisa Anual de Salários e Benefícios; Banco de Currículos (Trabalhe Conosco); Assessoria em Gestão de Pessoas no Geral; Recrutamento e Seleção para vagas estratégicas. O programa de educação, capacitação e desenvolvimento da cooperativa é um dos pilares do Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDE), que visa o aprendizado contínuo e a valorização de talentos, baseado na ação estratégica “Busca de Excelência nos programas em Gestão de Pessoas”, estabelecendo premissas de qualificação aos profissionais no exercício das respectivas funções, utilizando uma agenda contínua que abrange temas técnicos e comportamentais elaborados e acompanhadas anualmente através da LNCD (Levantamento de Necessidade de Capacitação e Desenvolvimento) pela área de Gestão de Pessoas em parceria com as demais gerências e da diretoria executiva. Acreditamos e investimos para que as pessoas evoluam em satisfação pessoal e principalmente em suas escolhas profissionais. A estratégia é inspirada na missão de servir, cumprir o papel institucional que nos compete e justificar a existência da estrutura federativa. A meta de ser referência para o Sistema Unimed é contínua para a Unimed Federação Rio, e o avanço é notório quando se volta o olhar para os processos internos. A satisfação dos colaboradores com as políticas internas, mais humanizadas, e a disseminação dos valores federativos, evidencia-se pela aceitação das pessoas. O foco e o engajamento de nossos profissionais capacitados foram determinantes nos reconhecimentos em que a cooperativa se destacou no ano de Nosso compromisso está em investir e desenvolver pessoas, para construir relacionamentos de qualidade e confiança na busca constante de melhores resultados. Justificativa

Estrutura dos programas da Unimed Federação Rio Capacitação interna/externa e educação cooperativista Formação (Reembolso escolaridade) Plano de carreira Coaching (dirigentes e líderes) PDL – Plano de desenvolvimento de líderes PDI – Plano de desenvolvimento individual Eventos de integração e desenvolvimento “Conhecimento guardado é como dinheiro num cofre. Perde o valor e não rende nada.” A Gestão de Pessoas entende o ditado e complementa: conhecimento é um bem precioso, mas só cresce quando é compartilhado Ser Gestão de Pessoas, é reconhecer o valor de uma mente curiosa, estimular a pesquisa, sistematizar a informação para melhor disseminá-la. É ser HUMILDE para reconhecer uma verdade simples: temos muito a ensinar, mas muito mais a aprender. E qual é a melhor maneira de fazer isso? Escutando o que o outro tem a dizer.11 Gestão do conhecimento

Defesa do Programa Anualmente a Cooperativa desenvolve um planejamento de capacitação e desenvolvimento para todos os colaboradores definidos por áreas ao qual chamamos de LNCD (Levantamento de necessidade de capacitação e desenvolvimento), sendo esta ação acompanhada e orientada em parceria com a área de Gestão de Pessoas. Através do Programa de Capacitação Profissional, a Unimed Federação Rio desenvolve seus talentos internos, com o objetivo de potencializar os resultados da cooperativa e contribuir para a satisfação e o aprimoramento dos colaboradores em relação às suas atribuições. Com base neste programa, são planejados, orçados e executados os diferentes treinamentos necessários a cada perfil profissional existente na cooperativa. Estas atividades são demandadas e acompanhadas pelos gestores, com orientação e acompanhamento da área de Gestão de Pessoas da empresa. As diretrizes para realização das atividades da capacitação estão determinadas na norma “Treinamentos, Reuniões, Fóruns, Seminários e Congressos”, disponível para acesso dos colaboradores em diretório virtual da cooperativa. Além disso, a empresa oferece o Reembolso Escolaridade a todos os colaboradores, custeando 50% da mensalidade de cursos de graduação ou pós-graduação (valor limitado a R$ 600,00). Os cursos são escolhidos pelo próprio profissional, e são reembolsados desde que sejam relacionados às atribuições do colaborador. De acordo com essa premissa, o novo colaborador ao iniciar na Cooperativa participa do curso de Cooperativismo e Sistema Unimed, no qual o mesmo tem a oportunidade de conhecer a essência da organização, assim como suas singularidades. Para direcionar os líderes em uma atuação estratégica e eficaz, a cooperativa utiliza o Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL), que visa desenvolver o potencial de cada gestor, alinhando às competências gerenciais necessárias, de forma a atingir suas metas estratégicas. A área de gestão de pessoas em conjunto com os líderes busca promover uma capacitação específica para cada colaborador no desenvolvimento de líderes potenciais que são mapeados durante o ciclo de avaliação de performance. Entre os temas abordados nos treinamentos aplicados pelo PDL, estão administração de conflitos, coaching individual, feedback, liderança de equipes e otimização de resultados. Este programa faz parte do planejamento de capacitação profissional da empresa para atender às necessidades organizacionais. O processo de capacitação ainda é alinhado ao plano de carreira e às competências técnicas e comportamentais, de modo a formar líderes e colaboradores que estejam completamente inseridos no perfil profissional mais adequado à organização. Dando sequência a essa vertente, destacamos o processo de Coaching que está sendo desenvolvido atualmente para nosso corpo diretivo e gestores das áreas da cooperativa. Através deste processo estão sendo trabalhados as novas competências do projeto de Gestão por competências, assim como o desenvolvimento dos envolvidos no processo de coaching. Destacamos que esse processo está sendo trabalhado através de workshops, coaching individual e acompanhamento da evolução com técnicas e ferramentas que permitem a identificação dos gaps observados a serem trabalhados.

PDI – Plano de Desenvolvimento Individual Nesta etapa identificamos o alinhamento de estratégias sobre o desempenho individual obtido na avaliação de Competências e de Metas inerentes a este processo de desenvolvimento contínuo, com o objetivo de apontar os Pontos Fortes e os Pontos a Melhorar apurados em seus resultados, bem como, delinear as Ações de Reforço. O formulário PDI é um instrumento que favorece condições de reflexão e tática de desenvolvimento profissional e pessoal dos Colaboradores. Seu levantamento se baseia nos Gaps de cada Colaborador, ou seja, a equiparação do resultado da avaliação das Competências com o seu Target (o que se espera), deve ser flexível, amplo, objetivo e eficaz para facilitar a autocrítica do avaliado. O Ponto Forte é visto como o aspecto emergencial que deverá ser desenvolvido em um Colaborador. Para traçar este caminho de melhoria de desempenho deverão ser pontuados suas Ações de Reforço, Custo Estimado, Prazo, Data de Realização, Observações e se foram realizadas ou não as estratégias que foram definidas. Vale ressaltar que os Pontos Fortes de um Colaborador, também poderão ser compreendidos como “habilidades em destaque a serem mantidas ou potencializadas, conforme o perfil do Colaborador, para outras funções”. Os Pontos a Melhorar são vistos como os pontos que deverão ser “lapidados” e aperfeiçoados no Colaborador. Também deverão ser pontuados, acompanhados e registradas as Ações de Reforço, Custo Estimado, Prazo, Data de Realização, Observações e se as estratégias foram realizadas.

BPM E BPMN Modelagem de Processos e Negócios Controles internos, ferramentas para prevenção e gestão de riscos modulo 11 PDI validado / Gestão por Competências Capacitação CIEE Plano de Cargos e Salários Técnicas de Negociação Analista de Negócios de TI 10° Congresso Brasileiro e ibero americano de Atuário 9° Congresso Unimed de Auditoria em Saúde CONAREC Folha de Pagamento HCM Tratamento de Imagem I Photoshop Básico Excel Básico Novo Acordo Ortográfico Reunião UNIRH Treinando com Sabor Mãos Talentosas Oficina dos Estagiários Encontro Nacional de Contadores e Gestores Financeiro 8ª Reunião do Grupo de Regulação – GERE Grupo Permanente de Atendimento – GPA Postura Profissional e Marketing Pessoal Encontro Nacional Unimed de Relacionamento com o Cliente Convenção de Vendas Reunião UNIRH Apresentação da Ferramenta Trabalhe Conosco Curso de Resiliência Treinamento do SAC 1° Congresso Nacional Unimed de Atenção Integrada à Saúde Fórum CREMERJ ISPOR 17º Annual European Congress 9º Congresso Unimed de Auditoria em Saúde Seminário Estadual de Provimento em Saúde Marketing de Relacionamento 9º Congresso Unimed de Auditoria em Saúde Seminário Estadual de Provimento em Saúde Marketing de Relacionamento Como construir minha carreira em RH Treinamento Completo de Departamento Pessoal 31º Congresso Brasileiro de Arritmias cardíacas Português Fácil Marketing de Relacionamento / sac comportamental – exemplos Sac técnico / RN 259 e RN 319 Fórum de Atendimento, Auditoria em Saúde, Intercâmbio e Operações UNRH palestra Qual o seu saldo? 44° Simpósio MBA – Gestão Empresarial com ênfase em Saúde – FGV Treinamento de Autorização (sistema Nefron e e-services, particularidades sobre o Hospital Sorocaba e São Carlos, sistema Neo, PAC Cardiológica /UTI). Treinamento de Autorização (sistema GPSI, Assuntos gerais e normativas e sistema Web). Treinamento de Remoção Treinamento de SAC Workshop Gestão por Competências Microsoft Project 2010 Seminário de Intercâmbio Cenários e Desafios para 2014 Curso de Ouvidores Festival Brasileiro de Publicidade II Fórum Internacional ABA RIO de Branding Marketing de Guerrilha Fórum ABRH-RJ Práticas de Sucesso em Gestão com Pessoas Simpósio Internacional Cooperativo Jurídico e Contábil de 2014 Gestão por Processos e Indicadores Ética Empresarial Programação Anual de Eventos e Treinamentos Operacionais Motivação nas Organizações Design Editorial Gerenciamento de Risco em Serviço de Saúde 23° Seminário Nacional Jurídico, Contábil, Atuarial, Financeiro e Regulatório do Sistema Unimed Capacitação GRI Cooperativismo e Sistema Unimed Atendimento Unimed 31º CONGRESSO DE CARDIOLOGIA DA SOCERJ 10° Convenção Estadual de Vendas 18º Conarem 40º Congresso de Gestão de Pessoas RH-RIO 2014 Gestão do Tempo Um desafio do líder na frequente transformação de cenário Palestra Liderança Integral: O diferencial na Gestão de Pessoas Atendimento ao Cliente de Cooperativas 4º Fórum de Regulação Oficina da Marca e Presença nas Mídias Sociais e Integração com o Comitê de Mídia na Aba Rio Ferramentas da Qualidade Postura Profissional e Marketing Pessoal 9ª Reunião do Grupo Estadual de Regulação – GERE Workshop Secretárias do estado Inteligência Emocional

Fotos dos programas em 2014

O problema  A baixa formação/capacitação das equipes das Singulares, em especial as de menor porte;  A falta de integração entre os colaboradores das 20 singulares do Estado, dentro das suas respectivas áreas de atuação;  O gap existente entre os colaboradores e a essência do posicionamento da Marca Unimed;  A dificuldade dos colaboradores em entender que se vende a marca Unimed e se atende clientes Unimed, não importando a singular de origem ou prestadora;  Baixa aderência das singulares aos valores preconizados pela área de Responsabilidade Social Empresarial da Unimed do Brasil. A oportunidade  Promover encontros para o desenvolvimento, integração, atualização de dados de mercado e a troca de melhores práticas adotadas nas singulares do Estado, contribuindo para a diminuição da diversidade nos serviços prestados, na venda, no atendimento, em práticas de gestão de pessoas e atualização de legislação, dentre outras;  Estreitar o relacionamento entre os profissionais dentro das suas respectivas áreas de atuação;  Disseminar entre os colaboradores das singulares a essência e os valores da Marca Unimed;  Proporcionar argumentos mais consistentes e condizentes com o nosso posicionamento. O programa: Eventos de integração e desenvolvimento

Os Eventos Setoriais do Rio de Janeiro, foram desenvolvidos para promover a capacitação e a integração dos colaboradores das singulares do Estado do Rio de Janeiro, e também unidade na comunicação e no relacionamento com os Clientes, tudo com o objetivo de proporcionar o crescimento da carteira e a liderança no segmento. Elaborado com base na percepção de que apenas os dirigentes tinham encontros anuais, os simpósios, embora existissem encontros esporádicos com os técnicos, o programa tem, como umas de suas metas, capacitar, desenvolver e posicionar a marca no estado. Ao longo do caminho, adquirimos um amadurecimento a ponto de transmitir, de forma genuína, a sua verdadeira essência. A essência é definida como “o coração e a alma da marca”, que quando bem percebida, traduz seus valores e posicionamento naturalmente. Nestes eventos foram transmitidos elementos conectados ao posicionamento da marca Unimed, desde o próprio tema até as peças desenvolvidas, além de integrar, desenvolver, disseminar e sensibilizar os colaboradores e dirigentes das Cooperativas Médicas do Estado do Rio de Janeiro para que sejam mais que profissionais em suas áreas, sejam também defensores da Marca Unimed. Realizados em 2014: 10ª Convenção Estadual de Vendas; Fórum Atendimento, Auditoria em Saúde, Intercâmbio e Operações e Simpósio Unimed 2014 Os Grupos de Trabalhos do Estado do Rio de Janeiro têm uma proposta mais profunda que a dos Eventos externos. Esses encontros ocorrem com maior frequência, de acordo com as necessidade de cada grupo/área, têm processos contínuos e um acompanhamento das demandas, gerando indicadores e, consequentemente, resultados para o negócio. Embora tenham sido desenvolvidos para promover a capacitação, atualização e a integração dos gestores e colaboradores das singulares do Estado do Rio de Janeiro, ele também contribui com a unidade de comunicação e no relacionamento com os Clientes, agregando valor ao processo como um todo. Os encontros dos GTs ocorrem, preferencialmente, na sede da Federação Rio, em estrutura montada para atender esta necessidade que vem crescendo a cada ano. Alguns dos grupos adotam também o modelo itinerante, em algumas edições, para proporcionar uma espécie de “visita técnica”, dando oportunidade aos participantes de conhecerem outras sedes, hospitais, pronto atendimentos, entre outros. As iniciativas de formação dos grupos contribuíram e continuam contribuindo para o desenvolvimento e resultado das estratégias do Sistema Unimed no Estado do Rio de Janeiro. O programa: Eventos de integração e desenvolvimento

Conceito abordado: A venda de um produto ou serviço requer habilidades e estratégias que são fundamentais para um bom negócio. Assim como num jogo de cartas, os mestres de venda precisam administrar suas jogadas, ter o poder de concentração, atingir metas, arriscar e fazer a Jogada de Mestre. Entendemos que, no jogo dos negócios, quem dá as cartas é você! Objetivo: O objetivo deste grande evento foi integrar, atualizar, desenvolver, além de disseminar os valores da marca para esses profissionais. Público-alvo: Vendedores, dirigentes comerciais e profissionais das áreas de negócios, comunicação, marketing e mercado. O evento contou com a presença de mais de 230 participantes. 10ª Convenção Estadual de Vendas | Abril/2014 Jogada de Mestre

Programação técnica Camisas Brinde Banners Programação visual

O que ganhamos com isso? Tema único: um programa integrado Uma estrutura unificada que otimiza custos (cenário de palco/produção do evento) Apesar de único, tivemos flexibilidade nos materiais impressos e digitais de cada área Alinhamento com os conceitos anteriores Tema central para os Fóruns Setoriais | Entre ARTES Dentro dessa proposta, trabalhamos com os movimentos artísticos, vendo qual se adequava melhor a cada foco/Fórum. História da arte é a história de qualquer atividade realizada pelo Homem com propósito estético ou comunicativo, enquanto expressão de ideias, emoções ou formas de ver o mundo. Renascentista Fórum de Atendimento, Auditoria, Intercâmbio e Operações (2014) Surrealismo Fórum Administrativo-Rh, Comunicação, Marketing e Secretárias (2015) Cubismo Fórum financeiro-contábil, regulação e TI (2015) Quando integramos conhecimento, conexão e criatividade, o trabalho transmite a ARTE que existe ENTRE nós! ENTRE ARTES O processo criativo de uma ARTE se dá a partir das combinações de linguagens e percepções com o intuito de expressar emoções e ideias, objetivando um significado único e diferente para cada obra. Assim são os nosso processos, estratégias e metas, culminando em grandes obras através de diversos artistas “atores” que expressam suas técnicas em busca de grandes performances e resultados. Obs: Os Fóruns setoriais são bianuais, portanto, aconteceu a realização de apenas 1 dos 3 grupos, em Trabalhar movimentos artísticos como tema central de cada fórum 2014/2015. O nome Entre Artes foi criado a partir do momento que consideramos todas as relações com o colaborador, com o cliente e com a empresa em si.

Entre ARTES | O RENASCIMENTO TRANSFORMA O CONHECIMENTO Fórum Atendimento, Auditoria em Saúde, Intercâmbio e Operações Renascimento | O RENASCIMENTO TRANSFORMA O CONHECIMENTO Dignidade do Ser Humano Rigor Científico Ideal Humanista Antropocentrismo Busca do conhecimento em várias áreas. Racionalismo e o espírito crítico, que se traduziram na adoção da observação e de métodos experimentais. Principais pintores: Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael Objetivo: Capacitar e desenvolver a operação dos processos, além de atualizar e revisar os procedimentos do intercâmbio e de atendimento das cooperativas, para a garantia de resultados eficazes. Público-alvo: Profissionais de atendimento e intercâmbio, gestores e médicos auditores.

Programação técnica e avaliações

O Simpósio não foi alinhado ao tema anual da Unimed Federação Rio, por sua edição especial de integração com os Estados do Espírito Santo e de Minas Gerais. ¨OURO – Objetivo Único. Resultados Otimizados¨ foi inspirado nas terras mineiras e remete a uma equação de “trabalho” com “resultado”. Ressaltar a importância do “objetivo único” em um sistema cooperativista para alcançar os resultados a serem conquistados. Objetivo: Assuntos estratégicos do negócio. Público-alvo: Dirigentes e gestores do Sistema Unimed. Reuniu em torno de 800 participantes. Simpósio Unimed 2014 Em busca do OURO - Objetivo Único. Resultados Otimizados.

Programação técnica e avaliações

Comitê Estadual de Responsabilidade Social – Criado desde 2005, o Comitê Estadual de Responsabilidade Social tem por finalidade disseminar, fomentar, facilitar e estimular o conceito de Responsabilidade Social junto às Federadas, estimulando a implantação de uma política socioambiental entre as mesmas, com o objetivo de qualificar, constantemente, a prática referida, mediante a promoção de ações socialmente responsáveis. In Tegrar - Grupo técnico dos assessores de TI - Criado desde 2008, tem como objetivo: Preparar o futuro - Permitir que estes profissionais participem da escolha e do projeto de todas as tecnologias que serão aplicadas no contexto estadual. Assim, ao compartilharmos a responsabilidade na escolha de um pacote tecnológico, espera-se que haja um comprometimento mútuo em torno da escolha e que eles acumulem experiências que vão possibilitar a reprodução de cases de sucesso estaduais das singulares, além de favorecer a integração entre as Unimeds federadas, já que todos entendem que fazem parte de um único grupo. UNIRH – Grupo de Trabalho Estadual de Recursos Humanos - Criado desde 2002, o grupo tem como objetivo a aproximação, troca de experiências, compartilhamento de cases e melhores práticas em Gestão de Pessoas entre todas as Singulares fluminenses. Alinhar diretrizes e estratégias de Gestão de Pessoas, respeitando, acima de tudo, a singularidade, particularidade e regionalidade de cada Unimed. GPA Estadual – Grupo Permanente de Atendimento - Criado em 2006, tem como objetivo traçar diretrizes, propor ações e ferramentas que permitam maior integração entre as Unimeds para melhorar o relacionamento com o cliente. O GPA se dispõe, também, a atualizar os Manuais de Atendimento Federativo e Nacional. Esta troca de experiências sobre ações voltadas ao atendimento e ao cliente permite que as Unimeds tenham um ganho de tempo e redução de custos na adoção das melhores soluções para a área. CEI – Comitê Estadual de Intercâmbio - Criado em 1997, o grupo tem como objetivo reunir as Unimeds do Estado do Rio de Janeiro, através de seus representantes, para que possam discutir as normas, regras e diretrizes vigentes no Intercâmbio. Colégio Estadual de Auditores - Criado em 2006, tem como objetivo divulgar melhores práticas médicas e revisar as normas técnicas no intercâmbio. É composto por médicos e enfermeiros auditores das singulares. Núcleo Estadual de Comunicação, Marketing e Mercado - Criado em 2010, tem como objetivo consolidar um grupo que discuta soluções e estratégias estaduais direcionadas aos seguintes focos: comercial, comunicação, marca e marketing. O grupo é composto por um dirigente e um técnico de cada das singular do Estado, contribuindo para a definição e implantação dos trabalhos. CRN-RJ | Câmara Regional de Negociação do Estado do Rio de Janeiro - Organizar um processo de negociação e liberação de OPMES, visando a sua padronização para suporte às Federadas, com a adoção de cadastro único de fornecedores, materiais e preços, e desenvolver programa de educação com foco no técnico que trabalha com OPMES. Encontro dos Gestores de Recursos Próprios - Troca de informações, experiências e benchmarking dentro do sistema Unimed, padronização de tabelas, práticas clínicas e monitoramento de indicadores de performance. Grupo de trabalho formado por Gestores de Recursos Próprios Unimed. Encontro dos Gestores do PAC – Cardiologia – Nos encontros avaliamos a performance do programa durante o último ano, discutimos protocolos de procedimentos em Cardiologia e novas tecnologias. Além desses encontros, diariamente a equipe técnica e de auditoria presta suporte para os Gestores e Técnicos das Singulares participantes (18 Unimed no Estado). Grupo estadual de contadores –Tem como objetivo integrar e aprimorar os profissionais da área contábil e de gestão das Unimeds, atualizando quanto as normas legais e regulamentares da atividade de Operadoras de Saúde, bem como daquelas emanadas da classe contábil, visando também uma uniformização na adoção dos procedimentos contábeis. GERE – Grupo Estadual de Regulação - Foi criado por definição do Plano de Diretrizes Estratégicas – PDE, com o intuito de informar, capacitar, orientar e discutir temas regulatórios e normas, bem como promover autonomia para tomada de decisões sobre assuntos relacionados com a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS. Grupos de Trabalho do RJ | Encontros realizados em 2014

Indicadores de participação , , , Investimento em Treinamento Horas de Treinamento por Setor

Evolução das Horas de Treinamento

O gerenciamento de metas e resultados acontece por meio da aplicação de ferramentas como avaliação de performance, plano de cargos e salários, treinamento contínuo. Estas atividades envolvem 100% dos colaboradores da instituição. Em 2014 a Unimed Federação Rio destinou cerca de nove mil horas produtivas aos projetos de capacitação que tratou de 130 temas, nas diversas especialidades. Dos 201 colaboradores, divididos entre líderes e técnico-operacional, 97,6% participaram das edições realizadas. A gestão do conhecimento ocupa um espaço de prioridade na cooperativa e contabiliza aproximadamente 8,1 mil horas de treinamento, e um investimento na ordem de R$154 mil. Ainda dentro desta vertente também foram investidos R$ ,40, em Reembolso Escolar, para os colaboradores acadêmicos em cursos de graduação e pós-graduação. A missão de qualificar o capital humano alcança ainda profissionais das Federadas fluminenses, os quais integraram a programação dos quase 130 treinamentos técnicos e comportamentais oferecidos pela Unimed Federação Rio. Neste Rol está o MBA in company realizado, há cinco anos, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. Em 2014, 35 profissionais de cooperativas médicas e da Unimed Federação Rio, além de colaboradores de empresas do Sistema Unimed formaram a terceira turma. Na última versão do curso de especialização a turma foi formada por conselheiros, diretores, líderes e técnicos, com investimento de R$ ,44 no exercício. Ressaltamos que nestes cinco anos a cooperativa investiu diretamente em um total de 41 colaboradores formandos. Resultados Obtidos / Investimentos

Cláudia Reis Gerente Administrativo-RH OBRIGADA.