Desenvolvimento de novos produtos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Muitas empresas desconhecem o significado real do marketing e todo o seu potencial na geração de resultados. Acham que marketing consiste apenas de propaganda.
Advertisements

FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Administração de Recursos Humanos Recrutamento. 2 Conceito: conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados.
Profa. Dra. Carolina Mandaji
Treinamento 1 - Definição do treinamento – - Quais são os objetivos do programa de treinamento? - Quem deve ser treinado? - Quais são as necessidades de.
Práticas de Manutenção II Curso Técnico de Eletromecânica Prof. Paulo A Baltazar Ramos, IFB Planejamento da Manutenção.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
Disciplina JOGOS DE EMPRESAS Simulação Empresarial
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES ESTUDO DO MERCADO Objetivo – quantificar o total dos bens e serviços gerados pelo empreendimento, objeto do estudo,
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Gerência de Projetos. Benefícios Obtidos com GP Benchmark de problemas mais comuns em projetos.
Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Aula 5. Teste de Hipóteses II. Capítulo 12, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Planejamento e Processo Decisório Aula 7 18/04/2016 Etapas do Planejamento Estratégico Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
A Logística e a Fidelização do Cliente Mais clientes satisfeitos X Grupos específicos de clientes mais satisfeitos.
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
CDE 04_ Estudo de Viabilidade de Projetos – Prof. Wanderley Carneiro 1 Critérios para escolha do melhor projeto? Como escolher o melhor projeto? Em alguma.
A análise do contexto das alternativas de ação  O primeiro passo análise do contexto, diagnóstico da situação, análise situacional ou análise do cenário.
GESTÃO DE CUSTOS Prof. Me. Sebasteão Zeno Da Silva Administrador de Empresas;  Pós graduado em Gestão Empresarial (FGV)  Mestre em Engenharia de Produção.
Aula 7-Planejamento Estratégico
Situando os conceitos essenciais Ambiente: Instrumentos Produtos & Serviços Helgo Max EmpresaMercado troca $ retribui > oferta Implementação Negociação.
INSPEÇÃO EM SERVIÇO III Pan-American Conference for Nondestructive Testing 05 de junho de 2003.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
1 Marketing Social. 2 DEFINIÇÃO: MARKETING SOCIAL... _______________________________________________________...envolve o uso dos princípios e técnicas.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 3- Análise Interna.
Gestão Estratégica de Custos
Métodos Quantitativos Aplicados em Marketing Introdução.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
ESTRATÉGIAS DE PREÇO. PAPEL DO PREÇO NA ESTRATÉGIA DO PRODUTO O preço transmite uma informação ao consumidor. O fabricante usa o preço para comunicar.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos
Análise de Custos Fauzi T Jorge Custo-padrão Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
- Orçamento de Produção
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
Fundamentos da Administração
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
Avaliação de Desempenho É uma apreciação sistemática do desempenho do indivíduo na função, assim como do seu potencial de desenvolvimento. Permite: Localizar.
Exemplo de Plano de Negócios. Nome da Empresa/Ideia Plano de Negócios.
UNIP – Universidade Paulista Prof. Wesley Vieira Borges Jogo de Empresas Todos os direitos reservados Fase de Preparação.
Componentes da cadeia de valor proposta por Michael Porter
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Antes de fazer uma pesquisa de mercado... Precisamos fazer um plano de marketing, para saber quais mercados e consumidores pesquisar, caso contrário, estaremos.
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
Sistemas Puxados de Manufatura. criar valor através da eliminação das Perdas. Tempo de Espera * Produção em excesso * Inventário * Processamento em excesso.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento de novos produtos Objetivo do conteúdo: Reconhecer todas as etapas do processo de desenvolvimento de um novo produto Descrever as etapas do desenvolvimento desde a concepção da idéia do produto até estar tudo pronto para o início da fabricação e posterior lançamento no mercado

ETAPAS DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO GERAÇÃO DE IDÉIAS SELEÇÃO DE IDÉIAS ANÁLISE DE COMERCIAL OU DE NEGÓCIO DESENVOLVIMENTO TESTE DE MERCADO COMERCIALIZAÇÃO

Geração de idéias BOAS IDÉIAS: atendam e satisfaçam as necessidades e desejos do consumidor ao ponto de atraí-lo a comprar o produto. Registro formal das idéias e criar mecanismos para avaliação periódica das idéias “uma idéia inviável hoje pode revelar-se um sucesso amanhã” Fonte: funcionários, gerência → apoio da alta direção: criar um ambiente criativo, proporcionar material de leitura verbas para participações em feiras, encontros, viagens, cursos. reconhecer o trabalho dos profissionais envolvidos com a geração de idéias Pode vir também de: clientes, concorrentes, fornecedores, representantes de vendas, etc.

Geração de idéias Produtos já existentes no mercado- oportunidades: Podem ser originadas de: produtos já existentes no mercado ou produtos inéditos Produtos já existentes no mercado- oportunidades: Visitas a pontos de venda- vendedores da empresa Observação dos concorrentes Novos lançamentos Vantagens: Menor custo Menor grau de risco inerente ao processo de desenvolver e lançar novos produtos Limitação: menor número de inovações

Geração de idéias Produtos inéditos Estímulo da tecnologia- a idéia surge a partir da descoberta de uma nova tecnologia Estímulo do mercado- a idéia surge do reconhecimento da existência de uma necessidade insatisfeita no mercado, detectada a partir de pessoas da própria empresa ou por meio de pesquisa de marketing: Quais as necessidades do consumidor? Problemas encontrados pelos consumidores com os produtos existentes.

Seleção de idéias: do ponto de vista do fabricante A idéia do produto é compatível com os objetivos da empresa? → à curto e longo prazo A idéia do produto é compatível com os recursos existentes na empresa? → recursos para desenvolver e lançar o produto → recursos humanos para realizar e gerenciar as atividades necessárias A idéia do produto é compatível com as capacidades da empresa? → desenvolvimento e a comercialização exigem habilidades não disponíveis e até que ponto poderiam, se inexistentes, ser obtidas: verificar obtendo-se opinião dos técnicos das várias áreas

Seleção de idéias: do ponto de vista do fabricante O produto tem um potencial de mercado à curto e longo prazos? → Avaliar números do mercado: Qual é o consumo global? Como esse consumo vêm evoluindo nos últimos anos? (histórico) Como se espera que vá evoluir ?(previsões) →Produto inédito? Analogia com mercados/produtos similares A idéia garante à empresa uma vantagem competitiva e duradoura?

Seleção de idéias: do ponto de vista do consumidor- Teste de conceito Quem é o consumidor? Como ele se comporta? Infantil, adulto; padrão sócio econômico; região Que benefício o produto deve apresentar? Saudável, menor custo Em que ocasião será consumido? Matinal, jantar Entrevistas pessoais ou em grupo: O que ele quer do produto? O que ele mais valoriza no produto? O que oferecem os concorrentes?

Análise comercial ou de negócio A empresa faz uma estimativa sobre a viabilidade comercial do novo produto: O mercado já existe? Qual o seu tamanho? Qual a parcela que se poderá obter? Até que ponto o produto é comercializável? Quanto mais comercializável, maiores as facilidades para divulgar o produto e ofertá-lo à clientela As compras do produto são únicas, periódicas ou contínuas? Qual o ciclo previsto de reposição do produto? A demanda é direta ou derivada? Existem produtos complementares ou substitutos?

Análise comercial ou de negócio Qual o nível de substituição de marcas que ocorre nesse mercado? Qual a resposta esperada dos concorrentes? Que política de preços será utilizada introdução do produto? Quanto se espera da receita com o produto? E de lucro? Qual será o retorno sobre o investimento?

Desenvolvimento Consiste no desenvolvimento do produto físico assim como dos aspectos associados ao produto tais como embalagem e a marca Etapas: Desenvolvimento do protótipo Testes com o protótipo Desenvolvimento da embalagem e da marca Testes com a embalagem e a marca Produção piloto

Desenvolvimento e teste do protótipo Desenvolvimento do protótipo: deverão ser desenvolvidos dentro das especificações definidas: Formulação base: obtida através de consultores, fornecedores de ingredientes, internet, etc Identificar ingredientes/solicitar aos fornecedores → custo Legislação: PIQ, RT Degustação- anotar os resultados e sugestão de melhorias para novos testes Testes com o protótipo: estudo junto aos consumidores (análise sensorial)

Desenvolvimento da embalagem e da marca e produção piloto A escolha da embalagem deve levar em consideração o tipo de produto (susceptibilidade às reações de deterioração), o seu shelf-life, custo, etc Testes com a embalagem e a marca: Embalagem: fazer testes específicos para verificar a ocorrência de problemas; Marca- verificar associações da marca com outros nomes ou idéias, memorização, registro da marca, etc. Produção piloto: definir procedimentos, especificações(parâmetros do processo), fazer ajustes necessários, treinar equipe industrial (todos os turnos)

Desenvolvimento A etapa de desenvolvimento pode ocupar um tempo superior a todas as outras etapas. Estima-se que esta etapa leve 60% do tempo total gasto no processo. Equipe de desenvolvimento (Departamento de P&D)  desenvolve o protótipo ou amostras do produto (dentro das especificações anteriormente definidas) encaminha para o marketing

Teste de mercado O teste de mercado consiste na avaliação do conjunto de variável de marketing (produto, preço, distribuição, promoção) Equipe de Marketing Estudo junto aos consumidores  normalmente baseado em atitudes e expectativa de compra após uma única exposição do produto  QUESTIONÁVEL  PREDIZER O COMPORTAMENTO FUTURO POR QUE? No caso de produtos inéditos: pequena parcela de consumidores são do tipo “ Inovadores” 1ª impressão: Predisposição favorável: porém não implica na necessidade do produto → simples curiosidade Predisposição negativa: pode se torna positiva por meio da experimentação e da propaganda boca a boca

Teste de mercado IDEAL: Teste de mercado não ser baseado em um único contato com o produto; Tem um custo menor que o risco de fracasso financeiro Teste de mercado  o produto é encaminhado ao mercado-teste (área geográfica restrita) para avaliação final Alternativa aos teste de mercado: lançamentos regionais

Teste de mercado Tempo de duração: suficiente para realizar a 1ª e 2ª compra do produto (ou 1º e 2º contato) O teste de mercado não é aconselhável para produtos de compra (uso) pouco freqüente, onde é necessário um tempo muito longo para se realizar a 2ª compra (uso) Escolha do mercado-teste (Brasil): A cidade deve possuir: - no mínimo 150.000 habitantes; - canais adequados de distribuição; - potencial de consumo representativo; - rede local de jornais, revistas, rádio e TV; - características culturais e hábitos próximo à média sem traços muito específicos e - estar localizada a menos de 75Km de outro centro comercial importante

Comercialização Introdução do produto no mercado:  Se todas as etapas anteriores forem cuidadosamente analisadas e planejadas, esta etapa ocorre sem maiores dificuldades Plano de vendas, monitoramento, marketing