PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Informações e Tecnologias Educacionais Superintendência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro de Especialistas em Educação Básica
Advertisements

Cantiga Alecrim bis bis “Alecrim, alecrim dourado Que nasceu no campo
Working Draft - Last Modified 26/02/ :32:13 Printed 25/02/ :57:32 0 ORGANIZAÇÃO DAS DUPLAS DA EQUIPE CENTRAL Pólo A Maria Angélica Pólo B Ermelinda.
CENSO DE PROFISSIONAIS ARQUITETOS
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
ABRANGÊNCIA 212 municípios do Norte de Minas, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, pertencentes à região de 12 SRE’s: Almenara, Araçuaí, Curvelo, Diamantina,
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
FÓRUM REGIONAL COSEMS/MG
Itens: 5 - Resposta ao questionário 6 - % de atualização dos cadastros das SMS 11 - % da situação de entrega do SIOPS Semestral 2012.
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA:
Projeto Caminhos do Cuidado Pactuado em CIT, CONASS e CONASEMS;
01 Itabira João Monlevade Vale Do Aço
Working Draft Last Modified 2/26/2008 6:58:04 PM E. South America Standard Time Printed 25/02/ :57:32 E. South America Standard Time SPO-FBB
Reunião Ordinária agosto/2013. Portaria n.º 1.340/2012.
UNEB DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – PEDAGOGIA 3º SEMESTRE DISCIPLINA: DIDÁTICA I DOCENTE: MARIA DO SOCORRO Carla Vaz Mariluza Oliveira SALVADOR- BA FEVEREIRO.
Distribuição do Distritos. Noroeste Unaí Distribuição do Distritos Norte Pirapora Montes Claros.
ÁREA TEMÁTICA: REGULAÇÃO. MOTIVAÇÃO - CONTEXTO - Desconhecimento dos fluxos, normativas e gestão do MAC; - Novas diretrizes de Programação Assistencial.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Componente Curricular – Educação Física Professor– Alison Pereira Batista
QUAL O NAVEGADOR QUE POSSO UTILIZAR? NOVO SISTEMA ONLINE DO CEE/MT MOZILA FIREFOX Versão 3.5 ou superior Internet Explorer 7 ou superior Google Chrome.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
Cadastro de Profissional Escolar em Sala de Aula Censo Escolar 2016 SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento CIMA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
Oficina Uso Pedagógico dos resultados da Provinha Brasil
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
2011 SUPERINTENDÊNCIA DE INVESTIGAÇÕES E POLÍCIA JUDICIÁRIA.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
EEB. PREF. FREDERICO PROBST Petrolândia 13ª GERED (Ituporanga) “CASO DE SUCESSO” COM O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA.
SUPERINTENDÊNCIA DE ORGANIZAÇÃO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL - SOE/SEE Cooperação da SOE no processo educativo para o alcance da melhoria da educação.
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
O Projeto Político Pedagógico é...
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Seminário Instituto Unibanco Maria Helena Guimarães de Castro outubro de 2005 O papel da pesquisa na formulação de políticas educacionais.
MISSÃO: Constituir uma comunidade nacional de aprendizagem e geração colaborativa de conteúdos em torno do uso dos curtas metragens brasileiros em salas.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
1ª Reunião de Trabalho de Professor Coordenador DER SVI – 2016.
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
Formação Continuada ISFP – SJC 2º semestre de 2015 Equipe de formação continuada Campus São José dos Campos.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Prof. Dr° Vagner Custódio
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012.
Implementação de Projetos Escolares para escolas que estão com baixo índice de desempenho no Saresp.
O desenvolvimento profissional de professores do ensino superior na Universidade Nova de Lisboa – Necessidades de formação Joana Marques Universidade de.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇAO DE MINAS GERAIS SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE CORONEL FABRICIANO PROJETO DE ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE.
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Superintendência de Educação Infantil e Fundamental.
PLANEJAMENTO 2012 Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
1 Jornadas PedagógicasIST – Lisbon |©Ana Carvalho e Ana Póvoa| 2016 Metodologia de análise de estudo de caso em sala de aula e sua avaliação Ana Carvalho.
Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Análise IDSS Unimeds mineiras 2017 ano base 2016 Outubro de 2017.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Informações e Tecnologias Educacionais Superintendência de Avaliação Educacional

O é um sistema informatizado de avaliação que permite a geração de provas e a emissão de relatórios de desempenho dos alunos. Fornece, portanto, dados diagnósticos de aprendizagem e de desempenho para subsidiar o planejamento do ensino e suas intervenções pedagógicas.

HISTÓRICO Concepção do modelo de avaliação e criação do sistema online Início da produção de itens Teste de metodologia 225 escolas-referência Piloto com 72 escolas

HISTÓRICO Teste do sistema em escolas Aplicação experimental em escolas PAAE no Ensino Médio Piloto online Pré-teste de itens Aplicação experimental em escolas 2011 Aplicação em escolas

Realizar diagnóstico das aprendizagens dos alunos em relação aos conteúdos do CBC; fornecer elementos para a auto-avaliação docente; oferecer subsídios pedagógicos para intervenções que promovam a melhoria da aprendizagem, da prática docente e do ensino. FINALIDADES

CARACTERÍSTICAS As provas são aplicadas para as turmas do 1º ano do Ensino Médio. Banco de Itens com mil itens de todas as disciplinas, sendo: do Ensino Médio; do Ensino Fundamental. Geração de relatórios com desempenho dos alunos por turma e da performance dos professores e escola.

É instrumento de uso opcional pelos professores e deve ser realizada, de acordo com o andamento das aulas e a sequência dos conteúdos curriculares após a emissão dos relatórios de resultados da primeira prova da Avaliação Diagnóstica. 1ª Prova Avaliação Diagnóstica 2ª Prova Avaliação da Aprendizagem Anual Ano Letivo = trabalho escolar = intervenções pedagógicas Avaliação Contínua

ETAPAS

Com os dados lançados pelos diretores e professores podem ser gerados gráficos para análise da equipe pedagógica a fim de melhorar o trabalho docente. Para análise sobre o corpo docente : Escola

Para análise do desempenho dos alunos:

COMO ACESSAR?

Página Inicial - PAAE Nos links do lado esquerdo dessa tela o público pode obter informações sobre o programa, sua concepção, importância, objetivos... Na parte superior os professores, especialistas, diretores e servidores da SRE cadastrados inserem os dados para acesso à área restrita de suas escolas.

PARTICIPAÇÃO PAAE 2010 PAAE 1ª aplicação2ª aplicação Escolas Participantes Turmas participantes Alunos previstos Alunos presentes Professores/gabarito Modelos de provas geradas Itens Utilizados

PAAE 2011 – 1ª Prova Até o momento...

SREEscolasProvasProvas geradas Gabaritos inseridos (professor) Resultados inseridos (alunos) Provas geradas Gabaritos inseridos (professor) Resultados inseridos (alunos) ALMENARA %45%41% ARAÇUAÍ %47%40% BARBACENA %42%39% CAMPO BELO %94%91% CARANGOLA %69%66% CARATINGA %48%46% CAXAMBU %92%87% CONSELHEIRO LAFAIETE %66%60% CORONEL FABRICIANO %89%88% CURVELO %69%65% DIAMANTINA %83%76% DIVINÓPOLIS %70%69% GOVERNADOR VALADARES %65%60% GUANHÃES %72% Relatório 21/03/2011

SREEscolasProvas Provas geradas Gabaritos inseridos Resultados inseridos Provas geradas Gabaritos inseridos Resultados inseridos ITAJUBÁ %85%80% ITUIUTABA %64%57% JANAUBA %87% JANUÁRIA %42%41% JUIZ DE FORA %52%51% LEOPOLDINA %58%53% MANHUAÇU %59%58% METROPOLITANA A %44%39% METROPOLITANA B %54%47% METROPOLITANA C %52%47% MONTE CARMELO %57%51% MONTES CLAROS %68%65% MURIAÉ %86%84% NOVA ERA %43%41%

SREEscolasProvas Provas geradas Gabaritos inseridos Resultados inseridos Provas geradas Gabaritos inseridos Resultados inseridos OURO PRETO %78%74% PARÁ DE MINAS %74%72% PARACATU %81%73% PASSOS %92%90% PATOS DE MINAS %87%84% PATROCÍNIO %96%90% PIRAPORA %61% POÇOS DE CALDAS %52%50% PONTE NOVA %68%62% POUSO ALEGRE %23%21% SÃO JOÃO DEL REI %90%88% SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO %76%71% SETE LAGOAS %88%82% TEOFILO OTONI %39%35% UBÁ %66%65% UBERABA %80%68% UBERLANDIA %79%78% UNAÍ %56%50% VARGINHA %70%67%