Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Advertisements

Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Construindo uma identidade profissional
Informações Gerais  Coordenadores: profº Bruno Ceppi:  Mestre em Ciências do Comportamento (UnB); profº Carlos Eduardo:  Mestre em Farmacologia (UFC);
Andrey Coatrini Soares Livia Maria de Castro Sousa Thiago Balan Moretti SFI PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Profa. Dra. Nelma.
Itinerários de constituição e consolidação do ensino de História como campo de pesquisa.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Currículo e Ensino de Ciências I (23 de outubro).
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Formação Docente para o Ensino Superior Síntese dos encontros regionais do ForGRAD Espírito Santo – maio 2006.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
Currículo e Ensino de Ciências. Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto.
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
ENSINO DE ORIENTAÇÃO, SOB QUAIS CONDIÇÕES? AUTORES: MAURICÉIA SILVANA BATISTA/UFRN – ANA BEATRIZ DE BRITO/UFRN –
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
O Projeto Político Pedagógico é...
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
CARACTERIZAÇÃO DO OBJETO DE ENSINO: LÍNGUA ESTRANGEIRA.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
- Contribuir para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio, visando à melhoria do Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental.
Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade do Alabama em Birmingham, nos EUA e professora adjunto da Universidade Chugoku Gakuen em Okayama,
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 28 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
AVALIAÇÃO POR ONDE COMEÇAR !. REFLEXÃO SOBRE AVALIAÇÃO.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
O estágio supervisionado e a formação do professor parceiro Estágio supervisionado: possibilidades de articulação entre a formação inicial e a formação.
Prefeitura de Santos Secretaria de Educação Centro de Tecnologia Educacional – CTE Núcleo Tecnológico Municipal – NTM UME Professor Avelino da Paz Vieira.
AVALIAÇÃO PLANEJAMENTO 2015 Educação Física. AVALIAÇÃO ON LINE NO PORTAL NTM Houve registro de 41 respostas, 4 professores responderam em duplicidade,
O Papel do Professor e do Aluno no Ensino a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
PDME | MAC | 2011 CULTURA DIGITAL Plano estratégico.
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE A experiência Nacional da Educação do Campo como Paradigma.
INCLUSÃO E GESTÃO ESCOLAR Brasília – março de 2010.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Afinal, pra que serve a Escola? E o quê é a tecnologia? Profº Ueliton Lemos 1 Uma reflexão filosófica acerca da tecnologia e Educação.
A inclusão na perspectiva do novo paradigma da ciência Autor: Reinoldo Marqueza Fonte: Revista Educação Especial. N° 26, 2005.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR PHILIPPE PERRENOUD
Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ELIZETE FREITAS MELLO DIRETORA DE GESTÃO DE PESSOAS 1.
ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.
Currículo: conceitos e objetivos
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Sessão 04 – Auditório ASPEN - 1/12 Experiências no Uso do Portfólio Eletrônico.
Ensino tradicional.
Socialização das aulas nas salas inclusivas. OBJETIVO DO TRABALHO DE PESQUISA EM SALA INCLUSIVA 1-Nas construções de conceitos 1-Nas construções de conceitos:
Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem.
Didática e Dinâmicas de Ensino e Aprendizagem
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
MODELOS PEDAGÓGICOS … mais que pedagógicos... As avaliações que fazemos, metodologias e recursos pedagógicos que utilizamos não são alheias a nossa abordagem.
Fundamentando a Prática de Avaliação: Em busca de seu sentido Profa. Dra. Maria de Fátima B. Abdalla
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
Softwares Educacional.  Os software podem ser considerados programas educacionais a parti do momento em que sejam projetados por meio de uma metodologia.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Transcrição da apresentação:

Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:

Philippe Perrenoud É doutor em Sociologia e Antropologia.É doutor em Sociologia e Antropologia. Atua nas áreas relacionadas à currículo, práticas pedagógicas e instituições de formação.Atua nas áreas relacionadas à currículo, práticas pedagógicas e instituições de formação.

Philippe Perrenoud Docente em faculdades de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de GenebraDocente em faculdades de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Genebra

Philippe Perrenoud Diretor do Laboratório de Pesquisas sobre a Inovação na Formação e na Educação (Life), também de Genebra.Diretor do Laboratório de Pesquisas sobre a Inovação na Formação e na Educação (Life), também de Genebra.

Philippe Perrenoud A Pedagogia na Escola das Diferenças, Philippe Perrenoud, 230 págs., Ed. Artmed. Trata dos diferentes aspectos a serem considerados na problemática do fracasso escola:  Bagagem cultural dos alunos  Papel docente  Relação docente x aluno  Escola  Sistemas de avaliação

Philippe Perrenoud Escola e Cidadania, Philippe Perrenoud, 184 págs., Ed. Artmed, 32 reais Alguns questionamentos e estratégias para escolas e mestres na sociedade moderna:  a escola capaz de resgatar a cidadania?  o docente está preparado?  há um plano pedagógico com CIDADANIA incluída?  a escola usa a democracia?

Philippe Perrenoud Os Ciclos de Aprendizagem, Philippe Perrenoud, 230 págs., Ed.. Artmed O professor deve dominar saberes a serem ensinados, ser capaz de ministrar aulas, de administrar uma turma e de avaliar.

Philippe Perrenoud Os Ciclos de Aprendizagem, Philippe Perrenoud, 230 págs., Ed.. Artmed Competências emergentes:  Trabalhar em equipe  Uso das NTIC  Projetos  Práticas reflexivas

Philippe Perrenoud Os Ciclos de Aprendizagem, Philippe Perrenoud, 230 págs., Ed.. Artmed Dez competências: 1.organizar e dirigir situações de aprendizagem 2.administrar a progressão das aprendizagens 3.conceber e fazer com que os dispositivos de diferenciação evoluam 4.envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho 5.trabalhar em equipe

Philippe Perrenoud Os Ciclos de Aprendizagem, Philippe Perrenoud, 230 págs., Ed.. Artmed Dez competências: 6.participar da administração da escola 7.informar e envolver os pais 8.utilizar novas tecnologias 9.enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão 10.administrar a própria formação continua.

Philippe Perrenoud As Competências para Ensinar no Século XXI, Philippe Perrenoud e Monica Gather Thurler 1. A formação dos professores no século XXI - Philippe Perrenoud 2. Os desafios da avaliação no contexto dos ciclos de aprendizagem plurianuais - Philippe Perrenoud 3. Da avaliação dos professores à avaliação dos estabelecimentos escolares - Monica Gather Thurler

Philippe Perrenoud As Competências para Ensinar no Século XXI, Philippe Perrenoud e Monica Gather Thurler 4. O desenvolvimento profissional dos professores : novos paradigmas, novas práticas - Monica Gather Thurler 5. Situação-problema : forma e recurso de avaliação, desenvolvimento de competências e aprendizagem escolar - Lino de Macedo 6. Sobre a idéia de competência - Nílson José Machado

Philippe Perrenoud As Competências para Ensinar no Século XXI, Philippe Perrenoud e Monica Gather Thurler 7. 0 Desenvolvimento de competências e a participação pessoal na construção de um novo modelo educacional - Cristina Dias Allessandrini

Philippe Perrenoud Outras obras:

Philippe Perrenoud A sua abordagem propõe mudanças no sistema de ensino: APRENDIZAGEM POR CICLOSAPRENDIZAGEM POR CICLOS AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIASAVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS INTEGRAÇÃO AO MUNDO DO TRABALHOINTEGRAÇÃO AO MUNDO DO TRABALHO

Philippe Perrenoud Relacione as ideias de Perrenoud com :Relacione as ideias de Perrenoud com : PNAICPNAIC INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL (SENAI, SESC)INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL (SENAI, SESC)