Responsabilidade Social Corporativa RSC o lado humano das empresas Prof. Ricardo Barros | UFRJ-PNUMA 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Advertisements

1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
O QUE É EMPREENDEDORISMO ? PROJETO INTERDISCIPLINAR USJT 2016.
A definição de um projeto e o modelo de investimento adequados ao perfil e ao tipo de negócio das empresas Julho/2016.
É o cliente quem determina o que uma empresa é. Pois é o cliente e somente ele quem, por estar desejoso e disposto a pagar um bem ou serviço, transforma.
A) “A responsabilidade social de uma empresa consiste na sua decisão de participar mais diretament. e das ações comunitárias na região em que está presente.
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Prof.ª Kelly Magalhães.
CONTEÚDO P2 ANÁLISE DE MERCADO AULA 10 PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
1º Edição | 2008 | MBA Executivo Uma abordagem multidisciplinar Antonio Pires de Carvalho (organizador)
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
ACONSELHAMENTO NUTRICIONAL. Coaching x Aconselhamento Treinador Treinamento.
É UM CONJUNTO DE: MEIOS TÉCNICOS MEIOS HUMANOS MEIOS FINANCEIROS ORGANIZADOS PARA UM DETERMINADO FIM ECONÔMICO.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Papéis dos Conselheiros e primeiros passos na formação dos Conselhos
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 1 Prof
78ª 3ª Eleita melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil e Ranking
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
Educação para transformação social
Trabalho e cooperação: o trabalhador coletivo
Centro Educacional Unificado
IMPLANTAÇÃO CRM 20/09/2017. CONCEITO CRM ESCOPO DO PROJETO GESTÃO DE MUDANÇA CASE - EUCATEX STATUS DO PROJETO AGENDAAGENDA.
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
Prof. José Paulo Hernandes
Stakeholders e Planejamento Estratégico das Organizações
Seiri Senso de Utilização Seiton Senso de Ordenação Seisou Senso de Limpeza Seiketsu Senso de Saúde/Asseio Shitsuke Senso de Autodisciplina.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 13 Prof
Serviço de Acolhimento Familiar como Política Pública
EMPREENDEDORISMO NO COMEX
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Plano Tecnológico.
Gestão Da Mudança Organizacional
Caroline Maria Danubia Alves Hudson Santos Henrique Cabral
Aprendizagem Organizacional
PCA – Programa de Conservação Auditiva Fonoaudióloga: Rosemeire Souza.
A formação acadêmica e as exigências do século XXI Fábio Reis: diretor de inovação e redes do semesp 10º CBESP 2017.
Aprendizagem do Século XXI
Comunicação Empresarial
Sistemas de Gestão, Certificação e Índices de Sustentabilidade
Apresentação: Aula 1.
Aula 06. Prof Dr Alaércio Aparecido de Oliveira
Aspectos emergentes de coordenação e de controle Aula 4.4
CONFLITOS NO TRABALHO CONFLITO É UM PROCESSO QUE TEM INÍCIO QUANDO UMA DAS PARTES PERCEBE QUE A OUTRA PARTE AFETA, OU PODE AFETAR, NEGATIVAMENTE ALGUMA.
Treinamento.
ISO A primeira norma internacional sobre Compras Sustentáveis: para alcançar as melhores práticas.
COMPETÊNCIAS E RECURSOS
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Curso Técnico em Agroecologia
Seiri Senso de Utilização Seiton Senso de Ordenação Seisou Senso de Limpeza Seiketsu Senso de Saúde/Asseio Shitsuke Senso de Autodisciplina.
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
SUSTENTABILIDADE.
Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
9 BALDES.
Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva.
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
PROJETO EMPREENDEDORAS DA MODA
As Organizações Vistas como Culturas
COMPETÊNCIAS FUNDAMENTAIS DO ENFERMEIRO GESTOR
Responsabilid ade Social Sônia Regina Gouvêa Rezende.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Melhorar a Qualidade do Clube
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
Aurea Cardoso Impacto Social Aurea Cardoso
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

Responsabilidade Social Corporativa RSC o lado humano das empresas Prof. Ricardo Barros | UFRJ-PNUMA 2007

Responsabilidade Social Corporativa “Responsabilidade social corporativa representa o compromisso contínuo da empresa com seu comportamento ético e com o desenvolvimento econômico, promovendo, ao mesmo tempo, a melhoria da qualidade de vida de sua força de trabalho e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo”. WBCSD, 1998

Responsabilidade Social Corporativa SA 8000 Coordenada pela ONG Social Accountability International, e baseada nas normas da OIT e nas Declarações Universais dos Direitos Humanos e da Criança, a SA8000 [1997] segue o padrão das normas ISO 9000 e 14000, facilitando a sua implantação por empresas que já adotam esses sistemas. Certificação

Responsabilidade Social Corporativa Principais pontos da SA8000  Trabalho infantil  Liberdade de associação e direito à negociação coletiva  Discriminação  Jornada de trabalho  Práticas disciplinares  Comunicação

Responsabilidade Social Corporativa O que as empresas declaram publicamente?  Que a RSC é essencial, a longo prazo, para a prosperidade das empresas, uma vez que promove a oportunidade de demonstrar o lado humano de uma empresa – uma ligação vital com a sociedade em geral e, em particular, com as comunidades nas quais a empresa atua.  Que valorizam as parcerias e diálogos práticos entre as empresas, o governo e as organizações.  E, ainda, que tornarão públicos seus valores, demonstrados em suas ações.

Responsabilidade Social Corporativa Quais são as questões fundamentais que a RSC engloba?  Direitos humanos  Direitos trabalhistas  Proteção ambiental  Envolvimento da comunidade  Relação com fornecedores

Responsabilidade Social Corporativa Estratégia de implantação  Determinar o “norte magnético” A visão e os valores da empresa, seu norte magnético corporativo.  Desenvolver um caso-de-negócios estratégico A RSC deve ser integrada à estratégia geral da empresa, onde as questões sociais sejam parte integrante. A RSC deve ser encarada como um investimento, garantindo o retorno positivo e a redução de riscos. O trabalho deve ser de todos, onde todos devem opinar - gerentes, supervisores e demais funcionários – encorajando-os a reconhecer o bom senso corporativo de uma estratégia de RSC.

Responsabilidade Social Corporativa  Focar nos indivíduos RSC abrange todo o conjunto dos grupos de interesse (stakeholders) – acionistas, funcionários, comunidades, ONGs, consumidores, parceiros, etc. Devem ser determinadas as maneiras pelas quais os cidadão, o consumidor, o funcionário, o gerente – cada indivíduo – pode contribuir com a RSC, assim como os meios para determinar a responsabilidade de cada um.  O legado da empresa : promoção da competência Promoção da educação e da aprendizagem. A empresa não se resume somente a pagar os salários aos funcionários e os impostos ao governo: as pessoas querem aprender como construir um futuro melhor.

Responsabilidade Social Corporativa Os funcionários em primeiro lugar Os funcionários são os ativos, os agentes e os embaixadores da empresa. Transformar sua força de trabalho em agentes ativos para uma mudança e a inovação é uma estratégia de sucesso consagrada nos países industrializados.  Conhecer os vizinhos: a comunidade e sua cultura A comunidade deve ser compreendida e avaliada suas implicações nas operações da empresa. Deve ser respeitada pelas suas diferenças assim como pelas suas semelhanças.

Responsabilidade Social Corporativa  Discussão e diálogo Deve-se manter um diálogo transparente e sistemático e compreender o impacto da empresa na vida das pessoas, colocando em prática uma atitude de engajamento construtivo.  Procurar parcerias inteligentes Reconhecer que estabelecer parcerias unicamente com o propósito de publicidade pode destruir a credibilidade da empresa e diluir os efeitos de uma cooperação valiosa. Deve-se envolver os funcionários e consultar os grupos de interesse (stakeholders), procurando situações onde todos podem ganhar sempre.

Responsabilidade Social Corporativa  Reputação A reputação deve ser protegida como um ativo fundamental. Deve fazer parte do caso-de-negócios. Transparência e credibilidade construirão uma reputação sólida com o tempo, que a empresa poderá contar em tempos de crise.  Comportar-se como um bom hóspede, comunicando-se com os anfitriões A empresa é hóspede em várias comunidades e, como tal, deve-se comportar de modo apropriado. Deve-se encontrar a melhor forma de se comunicar sobre as contribuições que a empresa pode fazer pelas comunidades.

Responsabilidade Social Corporativa  Medir os progressos e assumir as responsabilidades Deve-se assumir uma atitude positiva para relatar os progressos obtidos, assim como atender as demandas sociais e as responsabilidades.  Cuidados com as informações, o conhecimento e a tecnologia A TI oferece um grande potencial para a inclusão dos indivíduos e para a educação. Entretanto, as fronteiras dessa nova tecnologia também apresentam desafios. Deve-se tomar cuidado para que as informações, o conhecimento e a tecnologia não sejam fatores de exclusão e exploração.

Responsabilidade Social Corporativa Bibliografia    

Responsabilidade Social Corporativa CONTATO Ricardo Barros (21) (21)