INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012.

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SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA REUNIÃO COM CONSELHO FECAM SECRETÁRIO MARCO TEBALDI LAGES, 16 JUNHO DE 2011.
Transcrição da apresentação:

INSTITUTO AYRTON SENNA Seminário " Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho “ Brasília / 11 de outubro de 2012

INCLUSÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO O grande desafio educacional do Brasil

Quantidade 6ª economia mundial 97,6% das crianças entre 6 e 14 anos na escola Qualidade 84º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano 3,6 milhões foram reprovadas ou se autorreprovaram em 2011, somente no Ensino Fundamental público

3º ano do Ensino Fundamental Língua PortuguesaMatemática 1 em cada 2 crianças3 em cada 10 crianças Final do Ensino Fundamental 15% no nível pleno de alfabetismo Final do Ensino Médio Língua PortuguesaMatemática 3 em cada 10 alunos1 em cada 10 alunos Qualidade: evolução negativa

Qualidade: evolução negativa Distorção idade/série

O problema é geral, embora com maior ênfase no Norte e Nordeste, e nas redes públicas, onde estão quase 90% dos alunos Temos, portanto um problema de escala 30,3 milhões de alunos no EF 8,4 milhões de alunos no EM

As soluções educacionais devem ser concebidas de tal forma que possam ser 5. Institucionalizadas nas redes de ensino 1. Implantadas em qualquer região do país 2. Desenvolvidas como política pública educacional 3. Implementadas por equipes de secretarias estaduais e municipais de educação 4. Acompanhadas e avaliadas sistematicamente no decorrer do processo

É preciso que as soluções NECESSIDADE RESULTADOS VIABILIDADE EFETIVAS EFICAZES EFICIENTES

E, acima de tudo, que GESTÃO esteja em sua essência Articulação entre conhecimentos e recursos - humanos, materiais, financeiros - com foco em resultados

Dinâmica gestora Círculo Virtuoso avaliação execuçãoplanejamento diagnóstico UE SE Equipes integradas e articuladas

Gestão como centro em todas as dimensões do processo educacional GESTÃO Aprendizagem EnsinoPolítica educacional Rotina escolar

PROFESSOR SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO GOVERNADOR / PREFEITO COORD. PEDAG. DIRETOR DE ESCOLA EQUIPE DOS PROGRAMAS COORD DOS PROGRAMAS NA SECRETARIA E NAS REGIONAIS ALUNO Informações Soluções

Para isso é preciso que haja: Mobilização pela causa: sensibilização Desenvolvimento contínuo de competências cognitivas e sócio-afetivas em todas as dimensões: liderança, gestão de informações e processos, colaboração, autonomia Pacto de corresponsabilidade com funções definidas e complementares Práticas gerenciais com informações online

Cobertura crianças e jovens atendidos educadores capacitados municípios alcançados 24 estados...