Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
Advertisements

Tendência Progressista Libertadora
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Problematizações da Filosofia: um olhar necessário.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Andrey Coatrini Soares Livia Maria de Castro Sousa Thiago Balan Moretti SFI PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Profa. Dra. Nelma.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
FILOSOFIA PNLD Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
A GINÁSTICA NO PERCURSO ESCOLAR DOS INGRESSANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EFI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ E DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Professora: Luciana Campos Aula 1 –  Ementa:  O desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica. A aprendizagem: Conceito, segundo diferentes.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
A necessidade da presença masculina no magistério Algumas reflexões brasileiras João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira Doutor em Educação pela Universidade.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NA PERSPECTIVA FREIREANA Eliete Santiago UFPE/DAEPE Cátedra Paulo Freire/UFPE.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. H SPED INTRODUÇÃO O Projeto Cuidado Integral.
Titulo do trabalho aluno ORIENTADORA:. SUMÁRIO OBJETIVOS FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA METODOLOGIA. CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS.
O ato de planejar faz parte da história do ser humano.
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
Formação Continuada ISFP – SJC 2º semestre de 2015 Equipe de formação continuada Campus São José dos Campos.
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Planejar Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro,
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBÉRTARIA CURSO: Licenciatura em Física DISCIPLINA: Didática DOCENTE: Giovana Gomes Albino DISCENTES: Lidiane Matos de França Iara.
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
CURSO: ICH - Curso Geral SÉRIE: 1 o Semestre DISCIPLINA: História do Pensamento Filosófico CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas / aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL:
SIMPÓSIO CTS – CIÊNCIA E TECNOLOGIA, SOCIEDADE – E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE A experiência Nacional da Educação do Campo como Paradigma.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
PASSANDO DA SALA DE AULA PARA O CIBERESPAÇO PALLOF, Rena PRATT, Keith.
ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
Ensino tradicional.
Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
XIII Seminário Internacional de Educação Novo Hamburgo Espaço de Sociabilidade e Cultura da Paz Direitos Humanos, escola e sociedade Como lidar com a violência.
Didática e Dinâmicas de Ensino e Aprendizagem
MODELOS PEDAGÓGICOS … mais que pedagógicos... As avaliações que fazemos, metodologias e recursos pedagógicos que utilizamos não são alheias a nossa abordagem.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
Docente: Marcos Camara de Castro Discente: Louise Gomes Wiezel.
Softwares Educacional.  Os software podem ser considerados programas educacionais a parti do momento em que sejam projetados por meio de uma metodologia.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
Celso Favaretto. Pesquisador, Doutor em Filosofia, concentração em estética, pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Filosofia e Estética em.
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
Transcrição da apresentação:

Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções

Sumário Introdução Características gerais Concepções O que é? Uma breve biografia Características gerais Concepções A educação sob um novo olhar Papeis Relação professor-aluno Processos de ensino e aprendizagem Marcas na atualidade

Introdução “A educação é um ato de amor e, portanto, um ato de coragem. Não pode temer o debate, a analise da realidade; não pode fugir a discussão criadora, sob a pena ser uma farsa.” (Paulo Freire)

O que é? A Progressista Libertadora é uma tendência pedagógica. Seu maior representante foi Paulo Regis Neves Freire, ou simplesmente Paulo Freire. Na metodologia de Freire o dialogo é a essência da questão, uma vez que sem ele nada seria possível

Uma breve biografia Quem foi Paulo Freire? Paulo Reglus Neves Freire, educador brasileiro. Nasceu no dia 19 de setembro de 1921, no Recife, Pernambuco. Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África. Pelo mesmo motivo, sofreu a perseguição do regime militar no Brasil (1964-1985), sendo preso e forçado ao exílio.

Características Os conteúdos são referentes com o viver do aluno Tem como preocupação de ensino a capacidade de atuação do aluno na sociedade É estritamente critica, sempre levando os alunos a pensarem sobre sua vida, e principalmente sobre a sociedade A transmissão de conhecimentos não é seu foco, mas relacionar o assunto com a experiência Conscientização política

Concepções Homem, sociedade e educação

A educação sob um novo olhar Sob a perspectiva de Freire a educação deve ser uma atividade social pedagógica extremamente critica, analisando todos os pontos das relações humanas, o homem em si e entre o homem e a natureza.

Papeis importantes Escola Atuação não formal. Consciência da realidade para transformação social. Questionar a realidade. Professor O professor é um orientador, um catalisador que realiza reflexões em comum com os alunos. Aluno

Relação professor-aluno Através da conversa pedagógica educacional é construída uma esfera de igualdade condicional entre professor e aluno, em que ambos são alvos da ação do conhecer. Consequência do enunciado Ausência de uma hierarquização na sala de aula O professor pode aprender com os alunos Ambos são sujeitos ao aprendizado O professor não é o ‘dono do saber’

Processos de ensino e aprendizagem Estão extremamente vinculados a experiências que os alunos vivenciaram (vivenciam) no decorrer de sua vida. Agindo assim como agentes que despertam sua intenção e curiosidade para a resolução de questões que estão vinculadas ao seu dia a dia.

Aplicabilidade dos conteúdos

Avaliação da aprendizagem A avaliação é feita

Marcas na educação atual Podemos ver claramente as marcas dessa tendência na manifestação pedagógica na pratica das famosas mesas-redondas na sala de aula, aonde os alunos expõem suas opiniões, suas aprendizagens e suas perspectivas em relação ao assunto abordado.

Características gerais Surgimento em destaque/ período Principais defensores Concepção de homem Concepção de sociedade Concepção de cultura Como é vista a educação Papel da escola Papel do professor Papel do aluno Relação professor aluno Como são entendidos os processos de ensino e aprendizagem Função dos conteúdos escolares – função secundaria Metodologia empregada Avaliação da aprendizagem Aspectos perceptivos na educação atual (o que dessa tendência aparece ainda nos atuais)

REFERENCIAS Livros LIBANÊO, José Carlos. “Democratização da escola publica” – A pedagogia critica – social dos conteúdos. 23 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009 GADOTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo: Ática, 1987 SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 17 ed. São Paulo: Cortez/ Autores associados, 1988; ver os capítulos Escola e democracia I e Escola e democracia II. Sites http://pensador.uol.com.br/autor/paulo_freire/biografia/ acessado no dia 22/06/15 as 16:40