Controle Interno e Gestão Pública Contemporânea Renato Santos Chaves Auditor Federal de Controle Externo do TCU.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONTRATO DE GESTÃO Inácio Henrique Carvalho Auditor Governamental.
Advertisements

O CONTROLE EXTERNO DA RECEITA PÚBLICA E DOS BENEFÍCIOS FISCAIS Facilitador: Valter Albano da Silva Conselheiro do TCE/MT Abril 2005 Goiânia - GO I Ciclo.
Conheça mais sobre o Instituto Ester Assumpção © Todos os direitos reservados.
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Prof.ª Kelly Magalhães.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
1 Controle do Recurso Público. 2 Como a sociedade pode participar no controle do recurso público: utilizando corretamente o recurso fiscalizando os gestores.
Secretaria de Administração GESTÃO ESTRATÉGICA COM PESSOAS: Caminho para uma Administração verdadeiramente pública.
Ambiente de Riscos e Controles. Agenda Apetite a Risco Apetite a Risco X Estratégia Empresarial Colocando o Apetite a Risco em prática Cultura 2.
Carta de serviços ao cidadão – Avaliação e recomendações do Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo da Administração do Estado - Março/2015.
Síntese histórica do planejamento Estratégico de Órgãos de Controle no Mundo Sites consultados: USA.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Gestão em Saúde – Introdução à Gestão
Poder Legislativo -TCU
Histórico das ações do TCE-MT
Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor Lei Federal nº 13
Processo Administrativo
OS ÓRGÃOS DE CONTROLE EXTERNO E A RELAÇÃO COM O SUAS
AUDIÊNCIA PÚBLICA AGOSTO 2017
Apresentação Institucional
RE -CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA..
Seminário AMURC Novos Gestores
CONTABILIDADE PÚBLICA
CONCEITOS BÁSICOS DE ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO
CONTABILIDADE GERENCIAL E CONTROLADORIA
INSTRUÇÃO NORMATIVA MP/CGU Nº 01
Direito Administrativo
Reunião Ampliada do Grupo de Trabalho para Elaboração da Política Municipal de Atendimento as Crianças e Adolescentes com Deficiência.
Integração do Compliance, Governança Corporativa e Ética
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
AUDITORIA.
Disciplina: Gestão de Património do Estado nas Instituições de saúde
Última Sessão Plenária do TCU (quarta-feira, 27/9)
Importância de uma política de Preservação Digital
SUPERINTENDÊNCIA DE ORÇAMENTO E FINANÇAS - SOF
CONTABILIDADE PÚBLICA
Control Objectives for Information and related Technology – COBIT 5
Professor Norival Carvalho Cunha
IPGM INTITUTO PAULISTA DE GESTÃO MUNICIPAL
Instrumentos Utilizados
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
CARF e Medidas Provisórias
1. Plano de Desenvolvimento Institucional
Disciplina: Gestão de Recursos na Segurança Pública
Aula 08: Ambiente do Suprimento
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Execução e Controle
Princípios de Eficiência na Gestão do RPPS - Pró-Gestão
O papel da Procuradoria Federal junto à UFSC
PLANO PARA GESTÃO DE RISCOS DA UFF PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças.
BRK Ambiental GESTÃO DE INTEGRIDADE, CONTROLES INTERNOS E RISCOS NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Dos princípios administrativos
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
Sistema de Controle Interno na Unesp
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: tipologia, processo e aspectos da prática AULA Profº Paulo Martins.
Origens e estruturação das escolas e teorias da administração Professora: Rosemary Gomes CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA SANITARIA E ANBIENTAL.
DISCIPLINA: Gestão Ambiental DEFINIÇÃO DE GESTÃO E GERENCIAMENTO.
O Orçamento Público e o Cidadão. Entendendo o Orçamento Público A importância do Orçamento Público p/ o Cidadão Compreendendo o ciclo orçamentário no.
Vontade dos Cooperados Definições Estratégico Macros
O ENFERMEIRO E SUA PRÁTICA PROFISSIONAL
PLANO PARA GESTÃO DE RISCOS DA UFF PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO
Prof. Milton Mendes Botelho
Prof. Milton Mendes Botelho
Transferências da União
Como fazer a integração de normas técnicas
Transcrição da apresentação:

Controle Interno e Gestão Pública Contemporânea Renato Santos Chaves Auditor Federal de Controle Externo do TCU

Atividades Básicas da Administração Planejamento: definir objetivos, traçar estratégias e fixar metas, estabelecer planos. Organização: definir a estrutura da entidade: organograma; responsabilidades e relações. Direção: fazer acontecer, conduzir a ação, mostrar rumos. Controle: garantir execução do planejamento.

Monitorar as atividades / verificar / assessorar / recomendar / corrigir Ciclo de Gestão PlanejamentoOrganizaçãoDireção Controle Controlar faz parte da atividade de administrar!

Controle no Brasil Junta das Fazendas das Capitanias Erário Régio; Conselho da Fazenda (Receita/Despesa) Do Controle Interno (Art. 75) Verificação da legalidade dos atos Cumprimento da execução orçamentária Lei 4.320/64 Princípios fundamentais da Administração Controle da aplicação dos dinheiros públicos e guarda dos bens Decreto-Lei 200/67 Sistema de Controle Interno (Art. 74) Avaliar o cumprimento das metas; comprovar a legalidade e avaliar os resultados; exercer o controle dos direitos e haveres; apoiar o controle externo. Constituição Federal de 1988

Insumos Produtos Macroprocessos Processos Missão da Unidade Gestora Processos Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID) Missão: atender às necessidades da pessoa com deficiência, qualquer que seja seu nível de comprometimento, contribuindo para o estabelecimento de sua dignidade e exercício pleno de sua cidadania e consequente transformação da concepção social. ( )

 Áreas de Controle Gestão Orçamentária / Financeira Gestão Patrimonial Gestão de Pessoas Gestão de Suprimento de Bens e Serviços Gestão de Convênios Gestão Operacional

Controle interno institucional / Administrativo é o processo integrado levado a efeito pela alta administração, por todos os que exerçam cargos executivos de direção e gerência e por todos os demais colaboradores do órgão ou da entidade públicos, estruturado para enfrentar riscos e prover razoável certeza de que, na consecução de suas missões institucionais, os princípios constitucionais da administração pública serão obedecidos. (Operacional, Contábil, Normativo) Ambiente de Controle Sinal da alta administração sobre a importância do controle interno (Comprometimento com a Competência – Integridade e Valores Éticos – Exemplo – Divulgação – Controle)

Princípios do Controle Interno Administrativo / Institucional 1)Relação custo/benefício; 2) Qualificação adequada, treinamento e rodízio de funcionários; 3) Delegação de poderes e definição de responsabilidades; 4) Segregação de funções; 5) Instruções devidamente formalizadas; 6) Controles sobre as transações; 7) Aderência a diretrizes e normas legais.

Culpa (negligência, imprudência, imperícia) Culpa in vigilando – Culpa in eligendo Dolo Responsabilização  Sanções Administrativas  Tribunais de Contas Multas – Débito – Inabilitação

Gestão Pública Contemporânea Governança Pública Sistema que determina o equilíbrio de poder entre os envolvidos – cidadãos, governantes, alta administração, gestores e colaboradores – com vistas a permitir que o bem comum prevaleça sobre os interesses de pessoas ou grupos (Matias-Pereira, 2010). Boa Governança Pública Tem como propósito conquistar e preservar a confiança da sociedade, por meio de conjunto eficiente de mecanismos, a fim de assegurar que as ações executadas estejam sempre alinhadas ao interesse público (TCU).

Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Estado do Piauí Renato Santos Chaves