O Consumidor Internacional. Os RITUAIS CULTURAIS no comportamento do consumidor são diversos de um lugar para o outro. Então, não dá para simplesmente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MARKETING DE SEGMENTOS
Advertisements

A busca das universalidades culturais Apesar da música ser unanimidade cultural, isso não significa que a música do mundo seja uniforme: Os 5 maiores mercados.
ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS E NEGOCIAÇÃO 6º MARKETING Prof. Ms. Eduardo Issa AULA 2.
27 DE AGOSTO DE 2016 Ações estratégicas da igreja Porque, passando eu e observando os objetos do vosso culto, encontrei também um altar em que estava escrito:
DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
1.O que é marketing? Para quê ele serve? Como funciona? 2.O marketing é aplicável a qualquer empresa, independente de seus produtos, características e.
ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO Profa. Ms.Hely Aparecida Zavattaro.
MAE 0535 – Pesquisa de Mercado Universidade de São Paulo – USP Instituto de Matemática, Estatística e Computação – IME Professora Doutora: Silvia Elian.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
A preto e branco e a cores 1 Apresentação elaborada por M. Jesus Sousa (Juca) a partir de imagens disponíveis na internet.
UM MUNDO E VÁRIAS TEORIAS: A MULTIPLICIDADE DE TEORIAS DAS RI NO MUNDO ATUAL SNYDER, JACK. ONE WORLD, RIVAL THEORIES. FOREIGN POLICY, N 145, TRI.
MOTIVAÇÃO. MOTIVAÇÃO - não é algo que possa ser diretamente observado. Detectamos a existência da motivação observando o comportamento dos indivíduos.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
Aula 2. Segmentação de mercado Uma empresa raramente consegue satisfazer a todos os mercados. Sendo assim os profissionais de marketing precisam segmentar.
Modelo de comportamento do consumidor O comportamento do comprador pode ser visto como um processo de estímulo e resposta.
Slides 2 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios 1 ASPECTOS SISTÊMICOS E CONTIGENCIAIS DA ORGANIZAÇÃO PERANTE SEU AMBIENTE 1 – A organização não.
CONTEÚDO P2 ANÁLISE DE MERCADO AULA 10 PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
EAD – 647 PESQUISA de MKT EAD – 647 PESQUISA de MKT Temas da Aula: Contexto da Aplicação da Pesquisa de Marketing. Prof. José Paulo Hernandes.
CURSO EFA/B2 1.  É cidadão quem pertence a um país :  Onde há leis que protegem as pessoas;  Onde as pessoas, além de direitos, têm deveres a cumprir;
CONCEITOS E FUNÇÕES: MARKETING. O QUE É? Marketing Originalmente da palavra ‘’market’’, traduzido da língua inglesa, mercado, Marketing, pode ser encarado.
CULTURA.
“Fabricação e Distribuição de Sorvetes Naturais ”
MARKETING EM COMUNICAÇÃO Objetivos do MKT
Administração de Serviços mestre Ana Paula Cossmann
Organização e Análise de Projectos
IMPLANTAÇÃO CRM 20/09/2017. CONCEITO CRM ESCOPO DO PROJETO GESTÃO DE MUDANÇA CASE - EUCATEX STATUS DO PROJETO AGENDAAGENDA.
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Bernoulli – Pluralidade Cultural
Prof. Roberto Fava Scare
PLANO DE NEGÓCIOS 1. ANÁLISE DE MERCADO.
Disciplina: Economia Internacional
1º sem 2º sem 3º sem 4º sem 5º sem 6º sem
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
Estratégia Mercadológica
O protonacionalismo popular
MARKETING EM COMUNICAÇÃO Tipos de Marketing
12/04/2018 Plano de marketing Nome.
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Administração de Marketing
Planejamento.
Globalização Trabalho de Sociologia 2007/2008
A Globalização dos Mercados e Competição
Administração de Serviços mestranda Ana Paula Cossmann
Roteiro de Planejamento Estratégico
Plano de marketing do [nome do produto]
Disciplina: Administração do Relacionamento com o Cliente (ARC)
Oportunidades e Carreiras em Finanças.
Profa. Mestre Marta Ajej
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
Aula 06. Prof Dr Alaércio Aparecido de Oliveira
GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA
ANALISE DA CONCORRÊNCIA. Concorrentes diretos e indiretos Ex. Refrigerante Função matar a sede. Concorrentes indiretos = Água,leite,cerveja... Concorrentes.
Ferramentas de comunicação
Gestão das Organizações
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
“O mais importante na comunicação é escutar aquilo que não foi dito.” Peter Drucker.
INFLUÊNCIA DAS CAMPANHAS DE BEBIDA ALCÓOLICA NA SOCIEDADE
Administração de Marketing
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Planejamento Estratégico para Exportação
Atividades Primárias e de Apoio Logístico
Uma rede urbana pode ser entendida como a interligação entre as cidades que se estabelece a partir dos fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações.
Numa época em que nenhum político luso sai à rua sem uma dúzia de guarda-costas.... OS POLÍTICOS PORTUGUESES, DESDE OS DEPUTADOS ATÉ AO PRESIDENTE, BEM.
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
A ESCOLA DE FRANKFURT INTRODUÇÃO
SENSO COMUM X SENSO CRÍTICO Aula interdisciplinar entre Sociologia e Produção Textual, com foco em analisar a influência do Senso Comum em nosso dia a.
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
Aurea Cardoso Impacto Social Aurea Cardoso
Transcrição da apresentação:

O Consumidor Internacional

Os RITUAIS CULTURAIS no comportamento do consumidor são diversos de um lugar para o outro. Então, não dá para simplesmente “adaptar” um produto/serviço sem antes entender/perceber os anseios e gostos do consumidor local. Na França, vender queijo é algo muito peculiar – uma vez que são oferecidas mais de 130 marcas do produto em suas várias versões. A importância que o francês dá para o queijo é tanta, que o governo fez com que os melhores cozinheiros visitassem escolas elementares nos anos 90, a fim de educar o paladar à preparação da comida e aos rituais de consumo. Nos EUA, apesar dos filmes terem um alto grau de aceitabilidade no exterior, é difícil prever quais serão populares fora do país.

Em termos de CAMPANHAS DE MARKETING INTERNACIONAL, para que tenham êxito, faz-se necessário um entendimento profundo da cultura do mercado-alvo (valores, língua, costumes, atitudes, etc.). FATORES CULTURAIS NO COMÉRCIO INTERNACIONAL - Linguagem (falada, escrita e meios de comunicação) - Valores (relacionados a tempo, trabalho, mudança, riqueza, realização pessoal, riscos,...) - Política (nacionalismo, soberania, poder, ideologias) - Tecnologia (transporte, urbanização, ciência) - Organização Social (mobilidade social, sistemas de status, parentesco) - Educação (alfabetização, planejamento de recursos humanos, educação) - Religião (sistemas filosóficos, rituais, objetos sacros)

Quando uma empresa faz negócios em diversos países, os gerentes podem escolher duas amplas abordagens de segmentação: - do país (ex.: Brasil) - de mercado (ex.: o Brasil é a localização física, mas as variáveis para segmentação são as necessidades e vontades comuns entre consumidores de diferentes nacionalidades). A questão relevante é saber o que esses consumidores compartilham em comum (vontades e necessidades semelhantes)

MARKETING PADRONIZADO Diz respeito a padronizar o Plano de Marketing, levando em conta a adaptação dos produtos/serviços às preferências locais. Exemplo: na Tailândia, os produtos de higiene pessoal devem ter o aroma mais forte para serem bem-sucedidos em vendas.

CASE IMPULSE A propaganda global do desodorante Impulse, veiculou simultaneamente em 31 países, onde foi permitido que cada país fizesse a sua versão, desde que preservando a mensagem principal: “Se um estranho de repente lhe oferecer flores...Isso é Impulse”. Os homens não resistem ao efeito de Impulse”.

CASE IMPULSE Nos anos 80 e 90 havia em Portugal um desodorizante que se chamava Impulse. Nas várias versões do anúncio via-se uma mulher, que se borrifava profusamente com Impulse – e profusamente não é um exagero: a mulher aspergia-se desde os joelhos até ao queixo (cada embalagem devia dar, no máximo, para uma semana). Ela saía então para a rua e causava grandes “estragos”. Aparecia-lhe subitamente um homem que lhe oferecia um ramo de flores. Então ouvia-se: “E se um desconhecido lhe oferecer flores… isso é impulse! … Impulse, só não a protege de um grande amor”. Mas os anos passaram e as portuguesas, vendo que nenhum estranho lhes oferecia flores, desistiram e mandaram o impulse à fava. Uma pesquisa rápida mostra que ele ainda existe e anda pela Argentina a enganar as mulheres.

A FACE OCULTA DO CONSUMIDOR