PLANEJAMENTO COLETIVO. Perguntas! O que é? Quando deve ser feito? Quem participa? Qual é a autonomia dos participantes ? Como Registrar ? Como desenvolver?

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Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO COLETIVO

Perguntas! O que é? Quando deve ser feito? Quem participa? Qual é a autonomia dos participantes ? Como Registrar ? Como desenvolver?

O que é? É um plano geral –levantar e estabelecer parâmetros –limites e restrições considerando recursos necessários/disponíveis –explicita e sugere a sequência das atividades –subsidia a elaboração do cronograma –norteia os docente para elaboração do Plano de Aula Organizar as atividades do curso Considerar o curso todo

Quando deve ser feito? Início de cada turma é um documento vivo (instrumento de planejamento flexível) As reuniões devem ser realizadas em horário de trabalho.

Quem participa? Todos os docentes da turma Deve-se pensar em estratégias para a inclusão dos professores O técnico de área responsável O técnico supervisor educacional Técnicos e docentes de outras áreas poderão ser necessários e/ou envolvidos quando as propostas considerarem articulação

Qual é a autonomia dos participantes ? É garantido a todos os participantes o direito de apresentar sugestões As decisões devem ser pautadas em consenso A autonomia é compreendida, no cumprimento: –da Proposta Pedagógica do Senac São Paulo; –das Diretrizes de Acompanhamento das Práticas Educacionais; –dos Planos de Cursos; –das Legislações existentes sobre as especificidades dos itens tratados; –dos consensos construídos pelo grupo durante o Plano Coletivo de Trabalho Docente.

Como Registrar ? em documento de livre formatação as informações devem ser acessadas a qualquer tempo e por qualquer integrante

Como desenvolver? Os registros devem ser feitos por turma Sua construção é por meio de reuniões presenciais e virtuais –Quais os temas relacionados ao perfil profissional de conclusão integram as competências do curso; –Quais recursos (físicos, tecnológicos, bibliográficos etc.) estarão disponíveis para as aulas; –Quais espaços internos e externos serão considerados para a turma e em que momentos do curso; –Quem serão os docentes e em quais momentos atuarão: como farão as inter-relações das aulas considerando as interfaces existentes entre as competências.

Tema Gerador

observar se: O Tema Gerador está contextualizado com a realidade local? O Tema Gerador propicia a mobilização de todas as competências? As competências trazem insumos para o Projeto Integrador? Quais os desafios possíveis decorrentes deste tema?

Validar ou Redefinir Ser significativo para os alunos; o Ser desafiador, estimular a pesquisa e a investigação; o Estar contextualizado com a realidade local; o Mobilizar todas as competências do curso.

Temos que ter em mente! Qual a relação do tema gerador com a competência (unidade curricular) que desenvolverei? Como poderei desmembrar novos desafios contextualizados com a competência que desenvolverei? Quais as atividades, resultados, produções que poderá resultar desta competência que alimentará o projeto?

Exemplo

Fique atento! No planejamento coletivo são definidas as atribuições do docente do Projeto e dos docentes das UCs Competência.

Observação O planejamento só se efetiva quando tivermos os projetos definidos pelos alunos.