PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Definição Administrar estrategicamente é um processo contínuo e interativo. No ambiente atual de concorrência, não é mais suficiente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
Advertisements

1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Universidade Católica de Petrópolis Sicomércio 9/21/2016.
Sistemas de Informações Gerenciais. Sistema de Informação Gerencial Conceitos básicos Complexidade do processo de tomada de decisão Proporcional à complexidade.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO: O que é Planejamento? O que é Planejamento de Recursos Humanos?
CONTEÚDO P2 ANÁLISE DE MERCADO AULA 10 PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
UNIDADE 1 – Introdução À Administração Estratégica.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESA IDENTIDADE Quem somos? Onde estamos? SITUAÇÃO CONTEXTUAL Por que estamos Por que estamos Aqui? Aqui? DECISÃO DE RUMO.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
CBD0264 Informação, Ciência e Tecnologia
Processo Administrativo
Prof. José Paulo Hernandes
Administração Financeira III
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
O PLANO DE MARKETING.
Objetivos e Metas de Marketing
Funções de administração
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Planejamento.
Gestão estratégica.
ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Sistema de Gestão Econômica:
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
Planejamento Estratégico
BENCHMARKING.
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CLÁSSICO
Avaliação de desemepenho
Implantação do BSC Profa. Valéria Castro.
Instrumentos Utilizados
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
COMUNICAÇÃO E TRABALHO EM EQUIPE
Professor Douglas Pereira da Silva
Gestão Estratégica de Operações
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
O PLANO DE NEGÓCIO PARTE I
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Tático (continuação do planejamento tático do HRPA)
OS SERVIÇOS COMO ATIVIDADES INTERNAS DE APOIO EM UMA EMPRESA
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Execução e Controle
PLANO DE NEGÓCIO Plano de Negócio – busca elementos que permitam a diminuição do risco, e não a sua eliminação; E uma forma de pensar sobre o futuro do.
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
SISTEMAS, ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS (SOME)
Funções de administração
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
Trabalho de Logística Etapa 4. A excelência na área logística é um grande diferencial competitivo para as empresas que atuam no mercado atual, é necessário.
CONTROLADORIA PLANEJAMENTO.
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
Operacionalização e Definição do Modelo de Gestão
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Gestão Estratégica de Operações
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
GESTAO ESTRATEGICA DE CUSTOS
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Análise de Demandas Regionais
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
Sequência Metodológica do Plano Estratégico
Planejamento Estratégico e ações de Marketing.
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Definição Administrar estrategicamente é um processo contínuo e interativo. No ambiente atual de concorrência, não é mais suficiente gerenciar a empresa como um objeto específico; é preciso gerenciar o negócio da empresa envolvendo fatores, influências, recursos, variáveis externas e internas, buscando competitividade. Com o planejamento estratégico, não se pretende adivinhar o futuro. O intuito é traçar objetivos futuros viáveis e propor ações para alcançá-los.

Competindo com Estratégia POR QUE AS EMPRESAS TEM SUCESSO? * Desenvolvem novas bases de competição. (criam serviços de apoio, incluem inovações tecnológicas, etc...) * Desenvolvem melhores formas de competir em bases antigas de competição. (redução de prazos e custos, melhoria da qualidade, etc...)

Década de Exigências do Mercado 1960PREÇO 1970QUALIDADE 1980LINHA DE PRODUTOS 1990“UNIQUENESS” Critérios de Desempenho EFICIÊNCIA QUALIDADE FLEXIBILIDADE INOVAÇÃO, exclusividade

Condicionantes da Competitividade * Fenômenos macro-econômicos: - Condições da infra-estrutura e recursos naturais; - Condições dos recursos humanos disponíveis; - Políticas governamentais; - Práticas gerenciais; - Relações de trabalho; - Inovações Organizacionais; - Tecnologia.

Falhas das Empresas Latino-Americanas  Comunicação: os acionistas tem objetivos ambiciosos e visão clara do futuro, porém não há a comunicação ao restante da organização.  Processo: não são estabelecidos processos sistemáticos e confiáveis para converter oportunidades e idéias em novos negócios.  Cultura: não há esforços para o construção de uma cultura organizacional.

A Organização no Ambiente de Negócios PESSOAS MÉTODOS INFRA- ESTRUTURA P&D PRODUÇÃO MKT ADM. & FIN. GESTÃO CULTURA RELAÇÕES TECNOLOGIA FATORES SISTÊMICOS FATORES ESTRUTURAIS Insumos Produtos e/ou Serviços FORNECEDORESFORNECEDORES CLIENTESCLIENTES Mercados, Configuração da Indústria, Incentivos, Regulamentação Mercados, Configuração da Indústria, Incentivos, Regulamentação T endências: Econômicas, Sociais, Tecnológicas, Políticas, Legais, Culturais, Demográficas

O que é Estratégia? “Uma estratégia atua da seguinte forma: Descreve como concretizar as metas e objetivos definidos para a empresa; Leva em consideração os valores pessoais e sociais que cercam a empresa; Orienta a alocação e o emprego dos recursos humanos e financeiros; Cria uma vantagem de mercado sustentável, apesar da concorrência intensa e obstinada”.

O que é Planejamento Estratégico? Ele traça uma visão específica do futuro de sua empresa, que contém as seguintes descrições: Como será seu setor; Em que mercados você vai competir; Que produtos e serviços vai oferecer; Que valor vai oferecer aos clientes; Que vantagens de longo prazo terá; Quais serão o porte e a lucratividade de sua empresa.

Por que Planejamento Estratégico? - Visão de conjunto - cria um consenso natural entre os líderes empresarias sobre o que é importante; - Direção única para todos - alinha os esforços para o atingimento de objetivos comuns; - Agiliza e fundamenta a tomada de decisão; - Alicerça o orçamento da organização e otimiza a aplicação dos recursos humanos e financeiros; - Aprofunda o conhecimento sobre a organização, mercado/clientes, concorrentes, parceiros e fornecedores; - Reforça a motivação e melhora o controle.

Objetivos, Estratégias e Planos de Ação 1. OBJETIVOS - Onde queremos chegar? O que? São resultados quantitativos e qualitativos que a empresa deverá alcançar em determinado período, como efeito das estratégias eleitas.

2. ESTRATÉGIAS Por onde vamos chegar? Como? Formas através das quais se alcançarão os objetivos da empresa. Devem ser concretas e consistentes entre si.

3. PLANOS DE AÇÃO Desdobramento operacional (ações específicas) das estratégias escolhidas, que deverão ser implementadas para atingir os objetivos. Qualquer estratégia só é boa se a execução for boa.

Método – Como fazer o PE? Quem somos? * Identidade Organizacional, Missão, Negócio, Valores Onde estamos? * Análise do ambiente - externo e interno Para onde vamos? * Visão, Objetivos Como chegaremos lá? * Delineamento das estratégias Como saber se estamos no caminho? * Identificação e acompanhamento de indicadores e controle dos planos de ação

Tipos de Planejamento Na consideração dos grandes níveis hierárquicos, podem-se distinguir 03 tipos de planejamento: planejamento estratégico; planejamento tático; planejamento operacional.

Planejamento Estratégico O Planejamento Estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciado. Normalmente é de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidas para sua consolidação, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução.

De forma resumida, o planejamento estratégico relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los que afetam a empresa como um todo.

Algumas perguntas bem simples que devem ser respondidas, para saber a real existência de um planejamento estratégico: - conhece seu negócio? Sabe a real amplitude dele? Conhece as interações com outros negócios? - conhece sua vantagem competitiva? E as dos concorrentes? - tem caminhos alternativos para o caso do plano básico não dar certo? - todos na empresa têm entendimento e comprometimento para com os resultados esperados? todos têm acompanhamento e avaliação dos resultados em tempo real?

Além de responder a estas perguntas, é importante saber que, de forma geral, as empresas utilizam o planejamento estratégico para: - contrabalançar as incertezas, desenvolvendo planos alternativos; - concentrar a atenção nos resultados esperados, representados pelos objetivos, desafios e metas; - otimizar o modelo de gestão da empresa; - facilitar o controle, a avaliação e o aprimoramento dos resultados; - otimizar o processo de identificação de oportunidades no mercado; - consolidar a vantagem competitiva da empresa.

Planejamento Tático Tem por finalidade otimizar determinada área, parte da empresa e não a empresa como um todo. É desenvolvido pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consolidação de objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada. Relaciona-se a objetivos de mais curto prazo.

Planejamento Operacional É a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação de resultados específicos a serem alcançados pelas áreas funcionais da empresa. Cada um dos planejamentos operacionais deve conter, com detalhes: recursos necessários para seu desenvolvimento e implantação; procedimentos básicos a serem adorados; resultados finais esperados; prazos estabelecidos; responsáveis por sua execução e implantação. É, normalmente, elaborado pelos níveos organizacionais inferiores, com foco básico nas atividades do dia-a-dia da empresa.