Linguagem mercadológica e institucional. 2 A comunicação institucional tem por objetivo conquistar a confiança, a credibilidade e a simpatia dos públicos.

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Transcrição da apresentação:

Linguagem mercadológica e institucional

2 A comunicação institucional tem por objetivo conquistar a confiança, a credibilidade e a simpatia dos públicos de interesse da organização. Além desses objetivos, estabelece um conceito público para a empresa, difundindo sua filosofia, sua missão e seus valores, que serão retratados em suas políticas e práticas. Comunicação institucional

3 Identidade e imagem corporativa Comunicação institucional

4 A identidade corporativa reflete e projeta a real personalidade da organização, ou seja quem ela é efetivamente, não apenas sua aparência simbólica, muitas vezes representada em sua marca. Comunicação institucional Identidade e imagem corporativa

5 Assim como a personalidade do ser humano, a personalidade da organização é caracterizada por seu comportamento, refletindo um conjunto de propostas representando por suas intenções, pela maneira como age e reage às mudanças do meio ambiente e pelas ações concretas. Identidade e imagem corporativa Comunicação institucional

6 Esse conjunto de propostas pode ser traduzido como missão, visão e valores da organização, cujo objetivo é estabelecer seu posicionamento institucional. Comunicação institucional Identidade e imagem corporativa

7 Para que as pessoas percebam o seu posicionamento sobre determinada organização, é preciso que haja a divulgação, e a propaganda institucional auxiliará a construção da identidade e da imagem corporativa, bem como tentará conquistar a confiança, a credibilidade e a simpatia de seus públicos de interesse. Comunicação institucional Propaganda institucional

8 Muitos acreditam que comunicação mercadológica é sinônimo de marketing, e infelizmente essa visão é difundida de forma errônea e sem fundamento. O marketing expressa em seu conceito básico uma filosofia empresarial e “deve ser algo que norteia as ações da empresa,que direcional atitudes, posturas, comportamentos e motivações de todas as pessoas da empresa”. Essa filosofia é retratada no conceito mais simples de marketing, generalizada como uma atividade humana dirigida a satisfazer necessidades e desejos por meio do processo de trocas. Para que tal filosofia seja aplicada, é preciso que todos os colaboradores se envolvam no processo que abrange desde a compra da matéria-prima, passando por sua transformação em produtos e serviços, a venda, o faturamento, a entrega, a divulgação, até a constatação da satisfação do cliente. Comunicação mercadológica

9 É possível constatar que a divulgação ou a comunicação é parte integrando do processo de marketing. É a comunicação de marketing - ou comunicação mercadológica - que vai divulgar os resultados do processo, ou seja, os produtos e serviços da organização. A comunicação mercadológica abrange toda forma de comunicação capaz de atingir um objetivo de marketing e deve ser elaborada a partir do quadro sociocultural do consumidor-alvo. Seus principais instrumentos são a propaganda, a promoção de vendas, a venda pessoal, o merchandising, os eventos e o marketing direto de relacionamento. Comunicação mercadológica

10 Promoção de vendas se diferencia da propaganda por seu período de exposição e pelo retorno mais rápido. Com a característica de gerar vendas rapidamente, por determinado período, a promoção de vendas sempre oferece algo ao consumidor - um desconto, um brinde, a compra de dois produtos pelo preço de um. Esse tipo de ação faz parte das estratégias de venda para reduzir estoques ou desequilibrar ações da concorrência. Quando denominada apenas promoção, envolve sorteios, concurso, cupons e torna-se mais interativa, exigindo a participação do consumidor. Comunicação mercadológica Promoção de vendas

11 Ela envolve uma interação direta com o cliente, seja pessoalmente, por telefone ou por e- mail. Caso o potencial comprador não conheça o produto ou procure mais detalhes sobre ele, o vendedor deverá estar apto a fornecer as informações requeridas, utilizando técnicas de comunicação para que o consumidor adquira rápido o produto. A venda pessoal evoluiu para o que conhecemos hoje como marketing de relacionamento. Enquanto o tradicional marketing direto utiliza ferramentas como mala direta, catálogos, telemarketing e, eventualmente, envio de brindes, o marketing direto de relacionamento utiliza-se, além dessas ferramentas, de programas ofertas e descontos ligados à freqüência de uso, com o objetivo de construir um relacionamento mais duradouro com os clientes. Comunicação mercadológica Vendas pessoal e marketing direto de relacionamento

12 O merchandising é o conjunto de ações que visa construir um cenário favorável a compra do produto no ponto-de-venda. Tem como objetivos induzir consumidores potenciais à experimentação do produto, apresentar inovações, incentivar os canais de distribuição, além de provocar o tráfego nas lojas. Convencionou-se chamar de merchandising a aparição de produtos, serviços ou marcas em programas televisivos; no entanto, o nome correto é merchandising editorial, que também pode ser chamado de tie-in ou, ainda, de product placement. Comunicação mercadológica Merchandising

13 São diversos os eventos que fazem parte do mundo da comunicação, como feiras, exposições, lançamentos de produtos, seminários, congressos, convenções, workshops etc. Comunicação mercadológica Eventos

14 A propaganda tem como função principal informar benefícios, características e atributos. É utilizada invariavelmente nos lançamentos de produtos e na divulgação de eventos, tornando a marca conhecida e sugerindo a ação de compra por parte do consumidor. É também usada para sustentar as vendas de um produto, mantendo sua imagem em evidência. É estática, impessoal e não interage com o consumidor. Recomenda-se que a propaganda seja contínua para fixação da marca. Comunicação mercadológica Propaganda mercadológica

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14 Trabalho em dupla Desenvolver dois anúncios para o mesmo cliente: O primeiro deve ser institucional divulgando a marca; O segundo deve ser mais mercadológico focando em um produto ou serviço do anunciante. Cliente e conceito de livre escolha. Entrega dia 31/03/16. Trabalho prático