Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE -2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Advertisements

Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
Aprendizagem/ Brasil. Aprendizagem Significativa.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
Pauta Leitura reflexiva; Conclusão do Plano Anual da Escola; Dificuldade para aprendizagem; Café; Data de entrega do Plano de Ensino; Sala do Acessa –
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Programa Nacional do Livro Didático 2017 Matemática.
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
Mapa Conceitual : Aprendizagem Significativa em Ead Modulo I Fundamentação Teórica Modulo I Fundamentação Teórica Unidade 1 Aprendizagem Significativa:
Colégio Sesi PR Ensino Médio PROPOSTA PEDAGÓGICA 2017.
Classificação dos Métodos de Ensino:
HADJI, C. AVALIAÇÃO DESMISFICADA. PORTO ALEGRE, ARTMED, 2001 A atividade de avaliação dentro da escola deve ser construída, antes de tudo, como uma prática.
Tecnologias na Sala de Aula Ferramentas e Possibilidades Pedagógicas Professora Orientadora: Naira Delazari.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
PSICOPEDAGOGIA Msc. Luciene de O. Vieira.. O fracasso é do aprendente ou do ensinante.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Diretoria de Ensino de Piracicaba Maio/2017
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Jogos, brinquedos e desenvolvimento
O ensino de História: teoria e prática
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
Orientações curriculares – 3° Ciclo Ensino de História
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
MAPAS CONCEITUAIS César Ferreira Soares IAG-USP
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
A CALCULADORA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
Mapas conceituais para avaliação
Documentos e Propostas legais
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
Plano de Trabalho Docente PTD
Problemas e problematizações
Coleção Vitória-Régia
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Mapas Conceituais.
Exemplo aplicação modelo ILDF em cursos online no
O Conceito de Informação pela área da Ciência da Informação
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Profa. Dra. Marta Scarpato
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Currículos e Programas
Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
Profª. Luciana Eliza dos Santos
Leitura dos Resultados EXEMPLO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
O ESTUDO DO PRÉ-CÁLCULO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIANTE CONEXÕES COM PROBLEMAS REAIS Ricardo Alexandre Deckmann Zanardini - Centro Universitário Internacional.
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
“APRENDER É GRAVAR” Decorrências:
Itinerários Avaliativos de Minas Gerais. Itinerários Avaliativos.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE -2010

ORIGEM O mapa conceitual foi criado na década de 1970 por Joseph D. Novak, um educador americano, como uma aplicação prática da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Trata-se de um diagrama que apresenta conceitos inter- relacionados formando uma estrutura conceitual. As relações entre os conceitos são representadas por linhas que devem conter palavras-chave, cuja função é explicitar a natureza das mesmas.

Exemplo

O QUE SÃO MAPAS CONCEITUAIS? Os mapas conceituais representam uma síntese de determinado tema. Não existe uma única forma de representar um conhecimento ou uma estrutura conceitual, porque cada representação depende da estrutura cognitiva do autor da representação O mais importante é conseguirmos apresentar com clareza os significados atribuídos aos conceitos e as relações entre eles no contexto considerado.

REFERENCIAL TEORICO Os mapas conceituais enfatizam conceitos e significação por terem como referencial a teoria de aprendizagem de Ausubel, como já citamos no início desse texto. Novak foi colaborador de Ausubel por muitos anos, é coautor da segunda edição do livro básico sobre sua teoria de aprendizagem (Ausubel et al., 1980).

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Ausubel foca sua teoria na cognição e se dedica ao universo da aprendizagem escolar. Ele define aprendizagem significativa como a aprendizagem na qual “o significado do novo conhecimento é adquirido, atribuído, construído por meio da interação com algum conhecimento prévio, especificamente relevante, existente na estrutura cognitiva do aprendiz (Masini et al., 2008, p )”.

Quando a ancoragem, isto é, a interação, ocorre, o novo conhecimento passa a ter significado para o aprendiz e seu conhecimento prévio é modificado, tornando-se mais elaborado, mais amplo, mais diferenciado, pela aquisição de novos significados. utilização de materiais de aprendizagem (atividades, materiais didáticos – livros, vídeos, experiências, materiais concretos, jogos, sites etc.) potencialmente significativos, isto é, que tenham significado lógico para o aprendiz.

APRENDIZAGEM MECANICA “a simples memorização de expressões matemáticas, soluções de problemas, fatos históricos (e até mesmo supostas explicações para tais fatos), regras gramaticais, fórmulas químicas, sem interação com o conhecimento prévio, sem atribuição de significados, tão comum na escola (Masiniet al., 2008, p. 23)”.

UTILIZACÃO PEDAGOGICA DOS MAPAS CONCEITUAIS -Organização do currículo de um curso – organizando os conteúdos e conceitos a serem abordados -Levantamento de conhecimentos prévios dos alunos sobre determinado tema-Construção da rede de conceitos relacionados a uma atividade ou um projeto-Avaliação diagnóstica e processual-Metacognição-Desenvolver a capacidade de reflexão e a habilidade de colaboração entre os alunos

CONSTRUCÃO DO MAPA conceitos mais abrangentes, mais inclusivos, devam figurar na parte superior do mapa. É conveniente que logo fique claro o modo como os conceitos estão relacionados entre si. Cabe então ao professor não exagerar na dose, fazer uso de diferentes recursos de representação da informação, sempre reforçando a importância de desenvolver o maior repertório possível de estratégias para lidar com as diferentes formas nas quais as informações nos chegam.

PONDERACÕES incluir nas situações de aprendizagem diálogos sobre como aprendemos e como podemos aprender cada vez mais e melhor, abrindo espaço para os alunos falarem sobre suas percepções e experiências. experiências.