4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE Ministério da Saúde – MS Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação.
Advertisements

Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
CAMINHOS PARA EAD 57ª REUNIÃO DO GDFAZ. Objetivos Reunir informações que possibilitem às administrações fazendárias iniciar ações de capacitação e comunicação.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE OLIVAL Decreto-Lei n.º 3/2008.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
INCLUSÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COMO INSERÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE CIENCIAS DA NATUREZA NA MODALIDADE EAD. Graça Regina Armond Matias Ferreira (Apresentadora)
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
PROJETOS DE ENSINO Instrução Normativa 04/2016.
AUTOAVALIAÇÃO.

Especialização em Gestão de Recursos Humanos com Coaching
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
. ESTÁGIO PEDAGÓGICO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguatins Pov. Santa Tereza, Km 05 – Zona Rural Araguatins/TO.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Psicologia: ciência e profissão.
Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo
Currículo e planejamento
PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Prof. Dr. Carlos Cyrne Out
Relatório de Autoavaliação Institucional
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
SINAES ENADE.
A Prática Laboratorial na Modalidade EaD em Jornalismo (Uninter):
Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende
PAOLA TRINDADE GARCIA ANA EMILIA FIGUEIREDO OLIVEIRA
30anos CENPEC.
I Encontro de Licenciaturas da
Recursos Humanos Setor de Pessoal.
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PRAT. ENS. E EST. SUP. DOC.ANOS INC. ENS. FUND
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Avaliar desempenho de servidores
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Especialização em Direito Civil e Processo Civil
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico UO:CAMPO GRANDE 05/12/2018 Conselho de Classe.
Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular
4º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA Mesa redonda 2: ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO NO PARANÁ: REALIDADE E DESAFIOS Ms. Lucievelyn.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
TC Projetos de Estudos Integradores:
Avaliar desempenho de servidores
Contextualização: escola e alunos
GESTÃO E PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Diálogos da docência e do Planejamento Institucional no IFCE Campus Caucaia Atividades desenvolvidas pela CTP 24/01/2019.
Plano de Gestão da Escola
ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019
LICENCIATURA EM FÍSICA e QUÍMICA Disciplina: Estágio Supervisionado II
Orientações de estágio
A docência na educação superior
Orientações para elaborar o portfólio
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Acolhimento Pedagógico 2019
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO DE ENFERMAGEM I

ESTÁGIO Lei 6494/77 regulamentada pelo Decreto 87497/82 do Ministério do Trabalho, que considera como estágio curricular: Atividades de aprendizagem social, profissional e cultural proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob responsabilidade e coordenação de instituição de ensino.

Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Enfermagem - MEC – 2001 Estágio Curricular Supervisionado - operar a formação articulada ao perfil epidemiológico e realidade profissional de cada região, numa perspectiva dialética, possibilitando a aprendizagem significativa - formação de RH para o SUS; O estudante tem a oportunidade de desenvolver as quatro competências do enfermeiro: cuidar, gerenciar, educar e pesquisar; Vivenciar o contexto de inserção na realidade do mundo do trabalho; Estímulo ao desenvolvimento da autonomia, responsabilidade, liberdade, criatividade, compromisso, domínio da prática e de seu papel social, aprofundamento e contextualização dos conhecimentos.

DIRETRIZES PARA PLANO DE ESTÁGIO DOS ALUNOS

Programa da disciplina Plano de estágio

PROGRAMA DA DISCIPLINA OBJETIVO GERAL Promover oportunidades de aprendizado significativo contribuindo com a formação do (a) enfermeiro (a) na área de competência da educação, voltada para promoção da saúde no contexto da escola de educação básica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Construir a prática profissional docente na perspectiva da promoção da saúde no contexto da educação básica; 2. Construir a prática profissional docente com base nas políticas educacionais no que se refere à articulação com a promoção em saúde; 3. Propor temáticas de promoção em saúde nos espaços de educação permanente dos professores na escola de educação básica; 4. Propor, planejar, executar e avaliar ações educativas voltadas à promoção da saúde na escola e comunidade, utilizando metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

PLANO DE ESTÁGIO O Plano de Estágio é um instrumento técnico que visa orientar a programação, o acompanhamento, a supervisão e a avaliação das atividades desenvolvidas no estágio, frente aos objetivos da formação profissional do estudante.

ATIVIDADES A SEREM DESEMPENHADAS PELO ALUNO-ESTAGIÁRIO

Conhecimento do contexto escolar e do cotidiano da escola A caracterização física, pedagógica e relacional da escola campo de estágio; A identificação e análise das diretrizes para atuação pedagógica e a dinâmica da sala de aula; A análise dos projetos, dos programas, da metodologia, dos materiais didáticos e dos procedimentos de avaliação da escola campo de estágio, na área de formação do estagiário; A participação em reuniões de planejamento, conselhos de classe, reuniões de pais e mestres; Projetos interdisciplinares e outras atividades pedagógicas desenvolvidos pela escola campo de Estágio; A observação em sala de aula; A participação em sala de aula

Elaboração e aplicação de planos de atuação pedagógica A elaboração e a aplicação de plano de atuação pedagógica, com efetiva prática docente, visa criar situações em que o aluno-estagiário possa atuar como profissional reflexivo, investigador, criativo e transformador da própria prática. Elaborar um plano pedagógico: realização de aulas sob responsabilidade do estagiário, oficinas pedagógicas, criação de materiais didáticos, baseadas nos problemas, necessidades e características da realidade alvo, etc.; Aplicar o plano elaborado; Elaborar relatório final do Estágio Curricular Supervisionado e apresentá-lo, por escrito e oralmente, à escola e à EERP;

ROTEIRO DO PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Local: Diretor da escola: Estagiários: Docente responsável: Carga Horária Total: Data Início:Data Término: Horários do estagiário OBJETIVOS – Gerais – Específicos ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS – Público alvo (professores? Comunidade? Alunos? Séries”) – Temas – Métodos (estratégias) – Recursos (equipamentos, sala, materiais…) – Avaliação – Forma de Organização das atividades (Módulos? Unidades? Séries? ) AVALIAÇÃO

Xavier, M. Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Mediação:2003. Penteado, H. Comunicação escolar: uma metodologia de ensino. Salesiana, 2002 (capítulo III - sobre planejamento) Anastasiou, L. Processos de ensinagem na Universidade. Unniville, 2004 (capítulo 2) Masetto, M. Competência pedagógica do professor universitário. Summus, 2003 (capítulo 11) ________. Didática: a aula como centro (capítulo sobre planejamento) Libâneo, J C. Didática. Sao Paulo: cortez, 1994 (colecao magisterio 2o grau. Serie formacao do professor) Piletti, C. Didática geral. 19a edicao, Sao Paulo: Atica, REFERÊNCIAS