Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.

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Transcrição da apresentação:

Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2

Que tipo de aluno se quer formar?  As áreas de pesquisa de ciências naturais se tornaram componentes curriculares após serem reconhecidas socialmente;  Autonomia crítica como principal objetivo (intelectual, política e econômica);  Deve-se articular prática e teoria;

 Como tratar Tecnologia (ética e política);  Competência investigativa (contextualização e interdisciplinaridade).  É preciso romper com o senso comum (concepção generalizada).  Interdisciplinaridade : alguns fenômenos necessitam ser analisados sob essa perspectiva para sua melhor compreensão.

Oque são os PCN e PCN + ?  Orientações para que haja o constante debate nas escolas sobre a formação do professor;  Instruções para elaboração de projetos pedagógicos em conjunto, pensando no ensino de forma geral;  Propostas de como (no caso da Física) relacionar conteúdos como Mecânica, Termodinâmica e Eletromagnetismo em contextos atuais e históricos;

 Com relação aos materiais didáticos é necessário admitir as novas tecnologias e não se prender á modelos fechados (atividades experimentais, (competência investigativa)).  Esquemas de construção dessa autonomia;  Aprendizagem por meio de discussão de eventos (contextualização)(ACE);  Enfoque CTS.

Historia da Filosofia e da Ciência  Abordar a o avanço da ciência e tecnologia no processo de construção do e evolução do homem e da sociedade em geral;  Não é fácil, mas se o professor conseguir proporcionar a percepção de quanto a ciência é importante nesse processo certamente enriquecerá o ensino de Física.

Outros fatores não mencionados