PETI- PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS INTELIGENTES PERÍODO: AGOSTO DE 2003 TURMA: 4ª C TURNO: VESP. PROFESSORAS: DILMA DE SOUSA(TECNOLOGIAS) E VALDICE.

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Transcrição da apresentação:

PETI- PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS INTELIGENTES PERÍODO: AGOSTO DE 2003 TURMA: 4ª C TURNO: VESP. PROFESSORAS: DILMA DE SOUSA(TECNOLOGIAS) E VALDICE SOUZA(REGENTE) ALUNOS: MARCOS VINÍCIOS, FABIANA S. SANTOS, ALAN DOS SANTOS, FILIPE DE A. SOUZA, FRANCISCO S. DOS SANTOS, JOSÉ ANDERSON A. NUNES, NELMA CARINA C. DO CARMO, LAÍS DE JESUS ROCHA, ANDERSON DE J. S. REIS DISCIPLINAS : PORTUGUÊS E CIÊNCIAS CONTEÚDO : SERES VIVOS- CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS. METODOLOGIA: EM SALA DE AULA FORAM FEITAS LEITURAS DE TEXTOS SOBRE O TEMA, PESQUISAS E ATIVIDADES NOS LIVROS E NOS CADERNOS. NO LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA FORAM DIGITADAS AS PERGUNTAS E RESPOSTAS, CRIADOS DESENHOS, FEITAS PESQUISAS NA INTERNET E SISTEMATIZAÇÃO DO JOGO NO POWER POINT.

HABILIDADES E APLICATIVOS: Ler e escrever mediado pelos suportes tecnológicos- Internet e word. Desenvolver a inteligência sensório motora e a criatividade, median- te Paintbrush - Paint. Analisar e sintetizar mediante a realização de pesquisas na WEB, costruindo seu próprio texto - Internet. Sites para pesquisa: Aplicar conhecimentos já adquiridos mediados pelo suporte tecnológico e sistematizar as informações obtidas durante as atividades- Power Point. AVALIAÇÃO: A Avaliação será processual a partir da observação direta da interação dos alunos com os suportes tecnológicos no desenvolvimento das diversas atividades, bem como a produção dos mesmos registrando o perfil de cada turma.

Enquanto joga, o aluno desenvolve a iniciativa, a imaginação, o raciocínio, a memória, a atenção, a curiosidade e o interesse, con- centrando-se por longo tempo em uma atividade. Os jogos são espaços privilegiados para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem. Com o objetivo de estimular a aprendizagem, provocar a necessidade constante de pesquisar e desenvolver o espírito participativo entre os educandos.

Estudei tudo sobre os seres vivos do seu planeta. Gostaria que você mostrasse que estudou também e é um campeão! Vamos jogar? DESENHO DE ANDERSON DE J. S. REIS

1- Gente, animais e plantas se parecem em muita coisa, todos: a) se locomovem b) pertencem ao planeta Terra c) produzem seu alimento QUERO VER SE VOCÊ ACERTA ESSA TERRÁQUIO!

FAÇA COMO EU PESQUISE SOBRE SERES VIVOS NO SITE ara/news.htm ara/news.htm

ESTOU VENDO QUE VOCÊ É UMA CRIANÇA ESTUDIOSA!

2- Seres vivos que não se locomovem nem possuem órgãos dos sentidos: a) animais b) homens c) plantas QUERO VER SE VOCÊ ACERTA ESSA AÍ RAPAZ!

3 - Ser vivo capaz de emocionar - se, imaginar, criar poemas, pintar quadros... a) macaco b) homem c) pássaros ALÉM DE BONITO, EU SOU BEM CRIATIVO E VOCÊ ?

4 - Gente é diferente de todos os outros seres vivos do planeta, porque: a) pensa e raciocina. b) produz seu próprio alimento. C) constrói sua moradia. NÃO OLHE PRA MIM QUE EU NÃO VOU DAR PESCA!

5 - Seres vivos que não tem cérebro nem sistema nervoso: a) plantas b) animais c) seres humanos NÃO SOU EU! ATÉ QUE SOU UM CARA BEM SENSÍVEL!

6- Os animais possuem sistema nervoso e cérebro, porém o cérebro deles é: a) Igual ao cérebro do homem. b) Mais desenvolvido que o cérebro do homem. c) Menos desenvolvido que o cérebro do homem. USE SEU CÉREBRO E RESPONDA RAPAZ!

7- A capacidade de se comunicar através da linguagem é uma característica dos: a) homens b) animais c) vegetais Apesar de ser um E.T, eu me comunico muito bem!

8- Todo ser vivo obtêm energia para sua sobrevivência através da: a) digestão b) excreção c) respiração Respire fundo e responda!

9- “ Você nunca viu uma árvore gritando ao ser cortada”. Isso acontece porque as plantas: a) não têm sistema nervoso nem órgãos dos sentidos b) não podem se locomover c) não desenvolveram ainda sua linguagem. Ei, no meu planeta as árvores gritam e até dançam lambada!

10 - Uma das principais diferenças entre os animais e os homens é: a) homens são seres vivos e animais são seres não vivos. b) homens pensam, raciocinam e animais respondem a estímulos. c) homens falam e animais se comunicam através de gestos. Você conseguiu chegar até aqui, parabéns!