METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Autora: Maria de Lourdes Vieira Universidade Estadual de Goiás Anápolis-GO.
Advertisements

Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Programa Nacional do Livro Didático 2017 Matemática.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde Aula 4 CORRENTES PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS: LIBERTADORA, LIBERTÁRIA E CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS.
Didática Profa. Therezinha Conde Aula 06 Planejamento de ensino e os objetivos educacionais: específicos e geral.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, ESPORTES E LAZER SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
DIRETORIA DE ENSINO CAMPINAS OESTE OFICINA PEDAGÓGICA–EQUIPE CICLO I SONDAGEM MATEMÁTICA “ESCRITA DE NÚMEROS” 09/04/2010.
CONTRATO DIDÁTICO Os Cursos de Filosofia, Educação Física, História, Letras e Pedagogia reunidos com os seus respectivos colegiados no dia 20/11/2004,
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Prof : Fausto H. Matsunaga DOWNLOAD (
Classificação dos Métodos de Ensino:
UNIVERSO, SISTEMA SOLAR, TERRA E VIDA UFVJM – LEC/FIH Prof. Luciano Pedroso Prof. Fernando Almeida.
1º Encontro da Comunidade de Prática dos Professores de Geografia de Matosinhos – 7 Jul 2016 A importância do trabalho em grupo no ensino - aprendizagem.
FRAÇÕES.
ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO
O QUE É CIÊNCIA? A ciência é parte do desígnio humano de buscar a verdade no mundo.
Base Nacional Comum Curricular
FACULDADES INTA Curso de Graduação em Enfermagem
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 07
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
O uso da tecnologia no ambiente escolar: o YouTube e suas ferramentas de aprendizagem no âmbito da Língua Inglesa.
MAPAS CONCEITUAIS César Ferreira Soares IAG-USP
Plano de Ensino Plano de aula
Tenham Um Dia Maravilhoso!
Pré Escolar 1º Ciclo Terminar
27 de Abril de 2016 – Grupo de Abril de 2016 – Grupo 1.
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
Prof. Luciano Soares Pedroso julho de 2017
APRESENTAÇÃO O QUE SIGNIFICA DIDÁTICA? UAB - FÍSICA DIDÁTICA.
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
Currículo Escolar, mudanças educacionais e as TIC (s)
Plano de Trabalho Docente PTD
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
Gráfico & Tabelas Plano de Aula.
Tema Números..
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
LDB – artigo 23___novas possibilidades de organizar a escolarização
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Profa. Maria Silvia Brumatti Sentelhas
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Plano de Ensino Plano de aula
ANÁLISE MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PMALFA
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Currículos e Programas
Competências e Habilidades envolvidas
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Caderno de Atividade de Apoio à Aprendizagem (AAA)
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Universidade Luterana do Brasil Próreitoria Acadêmica Curso de Matemática Licenciatura DIMENSÃO PROFISSIONAL I Claudia Lisete Oliveira Groenwald Licenciada.
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Matemática na Prática.
OFICINA SEXUALIDADE: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO E DISCUSSÃO
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
A BNCC e a Saúde.
APRESENTAÇÃO DO CURSO DIDÁTICA
PERFIL DO EIXO TEMÁTICO
Transcrição da apresentação:

METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda

O PCN de Matemática – estrutura Bibliografia: BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. HOUSMAN, Leslie Baker. O uso de situações fora do horário de Matemática. MOURA, Manoel Oriosvaldo. A séria busca no jogo: do lúdico na Matemática. Próxima Aula: 1 - Aprender e ensinar Matemática no Ensino Fundamental. 2 - Teoria dos Campos Conceituais. O Lúdico no Ensino de Matemática

PCN-Matemática OBJETIVOS GERAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL LP Matemática CN H G A EF LE  Breve análise da trajetória das reformas e do quadro atual do ensino de Matemática  O conhecimento matemático Principais características O papel da matemática no ensino fundamental Matemática e construção da cidadania Matemática e os temas transversais: ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual e pluralidade cultural CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE MATEMÁTICA

PCN-Matemática OBJETIVOS GERAIS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL O aluno e o saber matemático O professor e o saber matemático As relações professor-aluno e aluno-aluno ALGUNS CAMINHOS PARA “FAZER MATEMÁTICA” NA SALA DE AULA O recurso à Resolução de Problemas O recurso à História da Matemática O recurso às Tecnologias da Informação O recurso aos Jogos

PCN-Matemática OS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL  Seleção de conteúdos  Blocos de conteúdos  Organização dos conteúdos Números e Operações Espaço e Forma Grandezas e Medidas Tratamento da Informação AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA

PCN-Matemática – 2ª. parte 1º CICLO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO PRIMEIRO CICLO OBJETIVOS DE MATEMÁTICA PARA O PRIMEIRO CICLO CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA PARA O PRIMEIRO CICLO  Conteúdos Conceituais e Procedimentais Números Naturais e Sistema de Numeração Decimal Operações com Números Naturais Espaço e Forma Grandezas e Medidas Tratamento da Informação  Conteúdos Atitudinais CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA PARA O PRIMEIRO CICLO

PCN-Matemática – 2ª. parte 2º CICLO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO SEGUNDO CICLO OBJETIVOS DE MATEMÁTICA PARA O SEGUNDO CICLO CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA PARA O SEGUNDO CICLO  Conteúdos Conceituais e Procedimentais Números Naturais e Sistema de Numeração Decimal e Números Racionais Operações com Números Naturais e Racionais Espaço e Forma Grandezas e Medidas Tratamento da Informação  Conteúdos Atitudinais CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA PARA O SEGUNDO CICLO ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

Leia o texto. Preencha o quadro, colocando sim nos quadradinhos referentes às afirmações e não nos restantes. Leia novamente o texto para verificar e completar suas respostas. Use a lógica para decidir. Problemas de Lógica

No Banco Patrícia e outras duas mulheres foram ao banco. Cada uma delas fez uma transação diferente. A partir das dicas abaixo, descubra quem são essas mulheres, o objetivo de cada uma no banco e a cidade onde residem. 1.A mulher que mora em Brasília foi fazer um pagamento no banco. 2.Regina foi fazer um saque no caixa eletrônico. 3.Beatriz mora em São Paulo. ObjetivoCidade Depósito Pagamento Saque Brasília Salvador São Paulo Beatriz Patrícia Regina Brasília Salvador São Paulo NomeObjetivoCidade