Formação Continuada Escola Vila Sésamo Data: Turno : Manhã Participantes: 7 professores e 1 coordenadora.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mãe, Simplesmente mágica Laura Silva Aguilar
Advertisements

PROJETO.
Tema: Brincadeira de criança Turma: 4ª Série Disciplina: Interdisciplinar Duração: 10 a 15 horas/aula JUSTIFICATIVA Vivemos em uma sociedade em que os.
Diante da necessidade de promover o conhecimento sobre si para compartilhar e viver em Sociedade e sobre a importância do auto conhecimento para se respeitar,
PROJETO: DIA DAS MÃES.
TRABALHO POR PROJETO: DIVULGAÇÃ DO RESULTADO Pesquisando sobre o TRABALHO POR PROJETO: DIVULGAÇÃ DO RESULTADO.
Brincando com as Palavras e as Formas Geométricas Educadora: Fátima Carneiro.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
DIRETORA Carla Andrade e Andrade SALA DE LEITURA Profª Luci Borges de Lima Correia Profº Robson de Figueiredo Lopes.
PROJETO BRINCANDO E APRENDENDO NO ARRAIÁ PROFª: ARIANA APARECIDA RODRIGUES FLORES LOPES COMPONENTE CURRICULAR: ARTES ANO: 1º TURMAS: A/B/C PERÍODO: JUNHO.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
Mesa redonda: Implicações do PIBID na prática pedagógica do professor supervisor Professores Supervisores: Ivanise Arcanjo Diniz Samuel Almeida de Jesus.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda.
REUNIÃO DE PAIS Ensino Fundamental I - (2º ao 5º ano)
FOLCLORE NA ESCOLA: UM RESGATE DA HISTÓRIA, DA ARTE E DA CULTURA.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Valorizando nossa negritude
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG) DISCIPLINAS: Revisão Sistemática para apoio didático-Pedagógico na sala de aula Professora: Elizabete Tomomi kowata.
OS GÊNEROS TEXTUAIS DO CINEMA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
UM DIA NA FAZENDA Pabliny 2017 Jardim I –Enzo Felten Fonseca
Reescrita de fábula e produção de autoria
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Orientações curriculares – 3° Ciclo Ensino de História
Plano de Ensino Plano de aula
Metodologia do Ensino de Física I
CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES
Jogo da Festa Junina.
Recriando Fábulas Área de conhecimento: Língua Portuguesa
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PROJETO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
LICENCIATURA EM LETRAS
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
Valores e atitudes para a vida através do esporte
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Projeto: Meu Mato Grosso do Sul.
Plano de aula Tema: Reciclagem e o ambiente Disciplinas envolvidas: Ciências, Geografia, Matemática e Historia. Carga Horária: 1ª 45 MINUTOS Justificativa:
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Plano de Ensino Plano de aula
MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
PROJETO DE ATIVIDADE DOCENTE EREM JOAQUIM NABUCO
Festas e Tradições Brasileiras
PIBID DE HISTÓRIA COLÉGIO ESTADUAL MARECHAL RONDON
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Coordenadora de área: Ida Maria Marins
Pauta 1 Um currículo pautado no desenvolvimento de habilidades e competências
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
PROJETOS INSTITUCIONAIS FATEB 2019 ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS PEDAGOGIA PROJETOS INSTITUCIONAIS.
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
Transcrição da apresentação:

Formação Continuada Escola Vila Sésamo Data: Turno : Manhã Participantes: 7 professores e 1 coordenadora

Pauta Mensagem Slides: Tuxpaint e exploração do aplicativo Gcompris- exploração de alguns jogos. Portal do professor.

Projetos do 1º Semestre Páscoa Objetivos: Compreender o significado da Páscoa, Identificar os símbolos da Páscoa e seus significados Estimular os sentimentos, ressaltando os sentidos dos valores éticos, solidariedade, diálogo, respeito mútuo, justiça e a exploração comercial.

Ciclo junino Justificativa: Com o propósito de se tornar possível um ensino- aprendizagem, diferenciado, motivador, interdisciplinar e que desperte no aluno o resgate do valor e significados em torno das tradicionais festas juninas; será promovido momentos de reflexão, construção e transmissão de conhecimentos das manifestações culturais deste periodo, através de ações planejadas.

Metodologia Serão organizadas e exploradas, de modo que abordem os aspectos históricos, socioculturais, envolvimento de dinâmicas na área de língua portuguesa, matemática, ciências e artes: Textos(produção coletiva e individual; Interpretação textual(coletiva, indivitual-oral e escrita); Escrita, leitura e resolução de siutuações matemáticas, textos como: receitas de bolos e doces, história de santos homenageados, símbolos, canções adivinhações, ditados.

Metodologia Dramatizações; Pesquisa na internet e livros; Desenhos, recortes, colagens, dobraduras(utilização do programa Tuxpaint) Confecção de bandeirolas, correntes, balões, fogueiras, boi- bumbá, cartazes, painés e convites ( utilização do editor de texto); Ensinar músicas e danças juninas(forró, ciranda, quadrilha, xaxado, coco de roda, dança da peneira.

Recursos Didáticos: Aparelho de som, DVD; Computador; Cartolina, papel ofício, jornais Livros CD.

Culminância Exposição das atividades realizadas; Confecção de uma barraca com símbolos e comidas típicas; Apresentação de danças, múcicas, provérbios, adivinhações, ditados populares.

Fotos da Formação

Fotos