Slides 2 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios 1 ASPECTOS SISTÊMICOS E CONTIGENCIAIS DA ORGANIZAÇÃO PERANTE SEU AMBIENTE 1 – A organização não.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Formação de Preços Aula 1 – O Ambiente de Negócios.
Advertisements

Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Empreendedorismo Maria Luciene (81) /
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
Mudança Organizacional.  Mudança organizacional e administração do estresse  Identificar as forças que atuam como estímulos à mudança e comparar as.
O Consumidor Internacional. Os RITUAIS CULTURAIS no comportamento do consumidor são diversos de um lugar para o outro. Então, não dá para simplesmente.
Curso de Projecto Empresarial Luís Todo Bom. 1ª Aula O Sistema Global de Desenvolvimento de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DO AMBIENTE EXTERNO 2ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
GESTÃO DE PESSOAS COMO FATOR DE RETENÇÃO DE CONHECIMENTO – UM ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL DO VALE DO RIO PARDO Aluno: Jonas Sommer.
DISCIPLINA – INTRODUÇÃO AO DIREITO Prof. Msc. Aparecida Correia da Silva -
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO E DAS EMPRESAS E AS CONSEQÜÊNCIAS NA ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS.
Gestão de TI Aula 3 – PDTI Prof. Luís Fernando Garcia
Gestão de Micro e Pequenas Empresas Ambiente Organizacional Professor: Charles Leite.
Gestão de Pessoas IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 1 Prof
Teoria da burocracia Por : Max Weber.
CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL
Prof. M.Sc. Ednaldo N. Mascarenhas
Prof. José Paulo Hernandes
TERCEIRIZAÇÃO - HISTÓRICO
Estratégia Mercadológica
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Planejamento de Sistemas Complexos
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DO AMBIENTE EXTERNO 2ª parte
Professor Heron Duarte
Aula 09: Economia da informação, conhecimento e aprendizagem
Cultura organizacional
Capítulo 2 (Hitt): Ambiente Externo: Oportunidades, Ameaças, Competição na Industria e Análise dos Concorrentes Prof. Moacir Miranda.
Sistemas de Informação EM MARKETING
Projeto: Definições - “Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo” (PMBOK) - “ Processo único, consistindo.
Criar vantagem competitiva sustentada
Comportamentos Organizacionais
Sistema sócio técnico aberto
Roteiro de Planejamento Estratégico
Modulo 1 – Desenvolvimento Organizacional 1.2. Abordagem Mecanisista
Teoria da Contingência
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
FEA EAD 0626 Comportamento Organizacional 24 agosto de 2017
Aula 06. Prof Dr Alaércio Aparecido de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CCAE - CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO CAMPU IV – LITORAL NORTE SECRETÁRIADO EXECUTIVO BILÍNGUE Jady Caroline Tavares.
Introdução à Administração
A estruturação da personalidade
Gestão das Organizações
Psicologia do Desenvolvimento III
Introdução à Administração
ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS. AULA 4.1 PROFº ME. WALDMIR ASSIS
FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA EM OPERAÇÕES
Execução e Controle
ECONOMIA GERAL I ADMINISTRAÇÃO PROF. DR. JOSÉ NAZARENO ARAÚJO DOS SANTOS UFPA/ICSA/FACECON 2018.
CURSO: MBA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS
Mudanças e transformações na área de recursos humanos
MODELOS DE GESTÃO Tecnologias e ferramentas de gestão para o processo de organização AULA Profº Paulo Martins.
O QUE É... RECURSOS HUMANOS.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Planejamento estratégico
A ambidextria organizacional em contexto de PME:
Capítulo 4 Abordagem Integrativa.
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
Marketing Internacional
PREPARATÓRIO ENADE ADMINISTRAÇÃO JULIANA BEZERRA.
Planejamento e Registro de ações do PPE no Sistema de Gestão PROEN 23/01/2019.
GESTÃO EM MARKETING Prof. José Ozildo. ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING.
Análise de Demandas Regionais
FUNDAMENTOS DE MARKETING
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
EMPRESAS INOVADORAS Cobaias
Programa de Desenvolvimento Gerencial
Transcrição da apresentação:

Slides 2 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios 1 ASPECTOS SISTÊMICOS E CONTIGENCIAIS DA ORGANIZAÇÃO PERANTE SEU AMBIENTE 1 – A organização não está deslocada do seu ambiente. 2 – As organizações são alteradas pelo ambiente e contribuem para transformação deste. 3 – As organizações têm uma relação SISTÊMICA com o ambiente. 4 – O processo de adaptação da organização ao ambiente é uma forma da mesma permanecer contínua no ambiente. 5 – A TEORIA CONTIGENCIAL diz que a Organização é o resultado da ação de 2 variáveis: ambiente & tecnologia. 6 – A relação sistêmica da Organização altera o ciclo de vida e a sua metáfora orgânica.

Slides 2 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios 2 ASPECTOS SISTÊMICOS E CONTIGENCIAIS DA ORGANIZAÇÃO PERANTE SEU AMBIENTE ABORDAGEM SISTÊMICA ORGANIZAÇÃO IMPUT OUTPUT TRANSFORMAÇÃO Matéria-prima Tecnologia Pessoas Capital Valores e Crenças Idéias Etc Produtos/serviços Conceitos Tecnologia Valores Recursos Refugos / lixo

Slides 2 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios 3 ASPECTOS SISTÊMICOS E CONTIGENCIAIS DA ORGANIZAÇÃO PERANTE SEU AMBIENTE ORGANIZAÇÃO CONCORRENTES & SUBSTITUTOS CONSUMIDORES FORNECEDORES & PARCEIROS ÓRGÃOS REGULADORES TECNOLOGIA ECOLOGIA RELIGIÃO DEMOGRAFIA POLÍTICO -LEGAL ECONOMIA SÓCIO-CULTURAL

Slides 2 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios 4 ASPECTOS SISTÊMICOS E CONTIGENCIAIS DA ORGANIZAÇÃO PERANTE SEU AMBIENTE MUDANÇA ORGANIZACIONAL CONCEITO – Alteração e transformação da forma, a fim de sobreviver (melhor) no ambiente. CICLO DE VIDA BIOLÓGICO: nascimento, transformação e morte. FATORES QUE ALTERAM A MUDANÇA: Cultura Necessidade de manutenção Grupos de pressão interno Tipo de direção e formas de poder Experiências passadas Aprendizagem organizacional

Slides 2 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios 5 ASPECTOS SISTÊMICOS E CONTIGENCIAIS DA ORGANIZAÇÃO PERANTE SEU AMBIENTE PROCESSO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL ROTATIVIDADE DE PESSOAL PRESSÃO DO AMBIENTE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA ADAPTAÇÃO – mudança lenta e gradual