É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Advertisements

FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS
Desenvolvimento motor
Prof. Dr. Douglas Roque Andrade Educação Física e Saúde
FORMACAO SINDICAL SOBRE O REFORCO DAS CAPACIDADES EM MATERIA DE ORGANIZACAO Centro Internacional de Formação – Turim - Itália 13 de setembro a 08 de outubro.
SEXUALIDADE INFANTIL n Instituto de Ensino e Pesquisa e Psicoterapia – IEPP n Relações com a Comunidade.
Envelhecimento do Sistema Nervoso Beatriz Alves Sheila Bezerra Dayane Freitas Iohana Queiroz Joyce Mikaelly Período: Luana Dinally 5°B Tatiana Cavalcante.
Pauta Leitura reflexiva; Conclusão do Plano Anual da Escola; Dificuldade para aprendizagem; Café; Data de entrega do Plano de Ensino; Sala do Acessa –
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
MOTIVAÇÃO. MOTIVAÇÃO - não é algo que possa ser diretamente observado. Detectamos a existência da motivação observando o comportamento dos indivíduos.
Introdução à Fisiologia Humana. Dois ramos da ciência: anatomia e fisiologia Formam a base para a compreensão das partes e das funções do corpo Fisiologia:
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
Capacidades e Habilidades Motoras Qualidades Físicas Carlos Alberto da Silva Centro Universitário de Brusque - Unifebe Curso de Educação Física FUNDAMENTOS.
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO PROFESSSOR: André Luiz de Oliveira Braz CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
A COORDENAÇÃO É a capacidade para resolver rápida e adequadamente as tarefas motoras.
Capacidades e Habilidades Motoras Carlos Alberto da Silva Centro Universitário de Brusque - Unifebe Curso de Educação Física FUNDAMENTOS DOS ESPORTES.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
Curso de Psicologia Disciplina: Ciclo do Desenvolvimento Humano Equipe: Marcilio, Mario, Eduardo e Antoniele. Professora Ms: Lina de Gil.
Qualidade de vida relacionada à saúde Atividade Física relacionada à saúde. Prof. Dr. Eduardo Kokubun Camila Papini
Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional
As relações e determinações do trabalho na vida cotidiana.
Profa. Ms. Fabiane de Oliveira Macedo
APTIDÃO FÍSICA DE IDOSOS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE EXERCÍCIO GROBS, Bruna Frizon1,2; POSSAMAI, Leonardo Trevisol1,2; JACQUES,
SETOR DE INFÂNCIA 2º ENTREI Goiânia / GO.
Carlos Eduardo Rodrigues
Consumo energético e gasto calórico
Estratégia Mercadológica
RIBEIRO-SILVA, P. C. 1,2; BENDA ,R. N 1,2
O desenvolvimento cognitivo da criança.
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
Área dos Conhecimentos
Ufrgs Bict Disciplina de Fundamentos de Ecologia A Fatores Ecológicos
Adaptações Fisiológicas ao Treinamento com Crianças e Adolescentes
Formador, Contextos e Perfil
Personalidade.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados
Aula: ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES
Psicologia do Desenvolvimento I
PSIQUISMO HUMANO Fatores: Hereditários constitucionais (genética)
OBJETIVO: 1.Produzir um novo estilo de vida (Vida Super Abundante) 2.Reprogramar suas crenças limitantes e potencializar suas crenças (Eliminar Entraves.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Piaget e Vygotsky: diferenças e semelhanças
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
ABORDAGEM COGNITIVISTA
Teorias e Técnicas psicoterápicas
TEORIA DO CIRCUITO ABERTO OU TEORIA DOS ESQUEMAS DE SCHMIDT (1975)
ANÁLISE DA SAÚDE DE CRIANÇAS ENTRE 2 A 8 ANOS COM SÍNDROME DE DOWN
Psicologia e educação: compartilhando saberes
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
E.E.B. NEREU RAMOS ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE PROFº ALAN REZENDE ITAPOÁ / SC 2018.
FACULDADE PITAGORAS DE IPATINGA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTUDO DA VIDA BIOLOGIA.
FATORES QUE AFETAM O DESENVOLVIMENTO MOTOR
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
Desenvolvimento motor
Profª. Luciana Eliza dos Santos
EPIGENÉTICA.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
SERES VIVOS.
Ciclos de vida: algumas questões sobre a Psicologia do Adulto Marta Kohl de Oliveira.
Principais Contextos do Uso Atual de Testes Profa. Greici Macuglia.
9º ano – GENSA 2018 Prof.: Carla rampanelli demari
Atividades Lúdicas voltadas a capacidades físicas. PRATICA
CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
Análise de Demandas Regionais
A importância da Ed. Física no Desenvolvimento Motor na Escola Publica e na Escola Privada do Ensino Fundamental.
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Profº Alesson Belo. ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Conceito: Conceito: Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelos.
Transcrição da apresentação:

É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as condições do ambiente. Gallahue & Ozmun, 2001 Desenvolvimento motor

I CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA (Janelas oportunidades) Carl GABBARD Juarez (UFSC) Altair, Rodrigo, Dr. Gabbard,

Termos utilizados no desenvolvimento motor Crescimento: aumento da estrutura do corpo causado pela multiplicação ou aumento das células. Desenvolvimento: alterações no nível de funcionamento de uma estrutura do corpo ao longo do tempo. Maturação: alterações qualitativas na função. Do ponto de vista biológico, “inata”. Experiência: fatores do ambiente que podem alterar características desenvolvimentistas.

Termos utilizados no desenvolvimento motor Habilidades motoras: categorias de movimentos (locomotoras, manipulativas e equilibrio) Capacidades físicas: força, agilidade, flexibilidade, coordenação,... Desempenho motor: componentes da aptidão física relacionados à saúde (força m., resistência m., resistência aeróbia, flexibilidade e composição corporal) e ao desempenho ( velocidade, agilidade, coordenação, equilibrio e energia)

Seqüência de desenvolvimento motor Movimentos determinados culturalmente a partir 12 anos Combinações movimentos fundamentais 7 a 12 anos Movimentos fundamentais 2 a 7 anos movimentos rudimentares 1 a 2 anos Movimentos reflexos Vida intra uterina após o nascimento REFERÊNCIA TANI, GO et al. Educação Física Escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU, 1988.

Seqüência do desenvolvimento motor Movimentos Reflexos: respostas automáticas e involuntárias que permitem, em primeiro lugar, a sobrevivência do recém- nascido e, em segundo lugar, a interação do bebê com o ambiente. Habilidades básicas: atividades voluntárias que permitem a locomoção e manipulação em diferentes situações. Habilidades específicas: atividades motoras voluntárias mais complexas e com objetivos específicos.

Modelo de Newell Os movimentos surgem das interações do organismo com o ambiente no qual ocorrem e com a tarefa a ser executada. Caso algum deste fatores se altere o movimento resultante muda.

Modelo de Newell

Fatores que influenciam o desenvolvimento motor

Desenvolvimento Motor Capitulo I Conceitos Fundamentais

Conceitos Fundamentais 1 Desenvolvimento Motor 2 Aprendizagem Motora 3 Controle Motor 4 Crescimento Físico 5 Maturação 6 Envelhecimento

1 Desenvolvimento Motor Processo sequencial e contínuo, relacionado à idade, pelo qual o comportamento motor se modifica.

2 Aprendizagem Motora Ganhos relativamente permanentes em habilidades motoras associadas à prática ou à experiência.

3 Controle Motor Estudo dos aspectos neurais, físicos e comportamentai s do movimento.

4 Crescimento Físico Aumento no tamanho ou na massa corporal, resultante de um aumento em partes corporais já formadas e completas.

5 Maturação (Física ou Fisiológica) Avanço qualitativo na constituição biológica e pode referir-se a célula, ao órgão ou ao avanço do sistema em composição bioquímica, em vez de somente o tamanho.

6 Envelhecimento Processo que ocorre com a passagem de tempo, levando a perda da adaptabilidade ou de função total e eventualmente a morte.