Gestão de Micro e Pequenas Empresas Ambiente Organizacional Professor: Charles Leite.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CULTURA ORGANIZACIONAL
Advertisements

Ser Ético Ser Gente Ser Empreendedor Ser Excelência.
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
Administração de Recursos Humanos II
CULTURA ORGANIZACIONAL
DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
Slides 2 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios 1 ASPECTOS SISTÊMICOS E CONTIGENCIAIS DA ORGANIZAÇÃO PERANTE SEU AMBIENTE 1 – A organização não.
Gestão de TI Aula 3 – PDTI Prof. Luís Fernando Garcia
A vez do Brasil – Escola de Administração de Empresas da FGV/SP, disciplina “Novos Negócios”, ministrada ao Curso de Especialização – A FVG.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Luciana Rodrigues Borges – Liduina Bezerra de souza
Papéis dos Conselheiros e primeiros passos na formação dos Conselhos
Processo Administrativo
Administração Financeira e Orçamentária
PRÁTICAS DE GESTÃO E RESULTADOS
Disciplina: Sistemas de Informação
TERCEIRIZAÇÃO - HISTÓRICO
Universidade Federal de Santa Catarina Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Ensino de Graduação a Distância Centro Socioeconômico Departamento.
Disciplina: Organização e Métodos
Funções de administração
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
Estratégia Mercadológica
CONTABILIDADE GERENCIAL
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Processos de Liderança
Cultura organizacional
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DE CUSTOS
Planejamento.
Capítulo 2 (Hitt): Ambiente Externo: Oportunidades, Ameaças, Competição na Industria e Análise dos Concorrentes Prof. Moacir Miranda.
Definição da Estratégia Organizacional
Sistemas de Informação EM MARKETING
Aprendizagem do Século XXI
Comportamentos Organizacionais
Sistema sócio técnico aberto
LIDERANÇA.
Modulo 1 – Desenvolvimento Organizacional 1.2. Abordagem Mecanisista
Teoria da Contingência
Desenvolvimento Organizacional
Profa. Mestre Marta Ajej
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
Título Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso Acadêmico:
Bruna Maria Celina Joscemar Rosimeri Rosi Mari Thiago
Introdução à Administração
Treinamento.
Gestão das Organizações
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Introdução à Administração
Execução e Controle
Avaliação continuada.
Planejamento Estratégico DAMOL
PLANEJAMENTO DE R.H. Profª Ana Lana.
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
ORGANIZANDO A FORÇA DE VENDAS
Funções de administração
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
As Organizações Vistas como Culturas
Marketing Internacional
ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO  Sociedade de Organizações 1 Faibi – 1º sem/2019 Prof.J.L.Meneghetti.
Análise de Demandas Regionais
FUNDAMENTOS DE MARKETING
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional Diagnóstico e Avaliação.
Capítulo 5 S&OP - Planejamento de vendas e operações (Sales and operations planning)
Transcrição da apresentação:

Gestão de Micro e Pequenas Empresas Ambiente Organizacional Professor: Charles Leite

Objetivos: Conhecer os Parâmetros da Ação Gerencial Apresentar o ambiente interno e os traços da cultura organizacional Identificar o ambiente contextual e operacional Entender a importância da relação organização- ambiente

Parâmetros da Ação Gerencial Gerentes Dentro da empresa: Supervisionam Direcionam Lideram Fora da empresa: Intermediários

Classificação Alta administração – diretores Média administração – gerentes médios Administração operacional - supervisores

Papéis gerenciais Relações interpessoais: Chefe nominal Líder Ligação Transferência de informação: Monitor Disseminador Porta-Voz Tomada de decisão: Empreendedor Controlador de distúrbios Alocador de recursos Negociador

Ambiente Interno e Cultura Organizacional Cultura organizacional é o conjunto de significados comuns aos participantes de uma organização, diferenciando uma organização das outras. Exemplo: Grande coragem para correr riscos – Microsoft Atenda aos detalhes – Motorola Orientada para resultados – TAM Orientada para a equipe - Colgate

Qual seria a sua cultura organizacional ?

Componentes da Cultura Organizacional Artefatos – Elementos que fazem parte da arquitetura Tecnologia – Solução de problemas e inovação Símbolos – Transmite mensagens e significados numa empresa Valores – Crenças, preconceitos, ideologias, atitudes

Funções da Cultura Organizacional Convivência interna: Tenta nortear as relações entre os membros da organização, define o comportamento em relação à autoridade, a forma de se relacionar. Regras de conduta: Busca nortear relações com outros grupos e com o ambiente de fora geral.

Disfunções da Cultura Organizacional Dificuldade de entender e fazer mudanças no trabalho Resistência generalizada à necessidade de mudança Dificuldade de aceitar outras culturas Tendência a utilizar a maior parte dos recursos na organização, sendo pouco direcionado para o desempenho da missão ou atendimento aos clientes

Ambiente Contextual e Operacional Ambiente organizacional é composto de elementos externos e internos. Subambientes (total): Macroambiente O ambiente de tarefas O ambiente interno

Macroambiente Fatores amplos:  Legal / político  Internacional  Tecnológico  Economico  Social

Ambiente de tarefas Fatores diretamente ligados a organização:  Clientes  Concorrentes  Agências reguladoras  Fornecedores

Ambiente interno Fatores que sofrem um controle direto com a organização:  Estrutura organizacional  Recursos humanos  Diretrizes  Cultura

DÚVIDAS...

CERTEZA QUE NÃO TEM MAIS DÚVIDAS ?

HORA DA REVISÃO

Vamos praticar !!!...