DISCIPLINA: Elaboração e Gerenciamento de Projetos Marcelo Rodrigues Vieira Março de ª e 2ª Aula.

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DISCIPLINA: Elaboração e Gerenciamento de Projetos Marcelo Rodrigues Vieira Março de ª e 2ª Aula

Sumário: Considerações gerais: Contexto do projeto Conceitos Metodologias Elaboração do projeto: Iniciação Planejamento Estruturação da ação Gerenciamento: estrutura de gerenciamento execução e controle Encerramento do projeto Implementação e implantação do projeto Pontos básicos dificuldades e reflexos Análise qualitativa e quantitativa dos resultados

REFERÊNCIAS: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administração de Projetos: Como transformar idéias em resultados. – 3. Ed. – 3. reimp. - São Paulo: Atlas, MENEZES, Luiz César de Moura. Gestão de Projetos. – 3. Ed. – São Paulo: Atlas, CARVALHO, Marly Monteiro de; RABECHINI Jr., Roque. Construindo competências para gerenciar projetos: teoria e casos. – 2. Ed. – 2. reimpr. – São Paulo: Atlas, THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. Modelagem de projetos. – 2. Ed. – 4. reimpr. – São Paulo: Atlas, CECCONELLO, Antonio Renato; AJZENTAL, Alberto. A construção do plano de negócios. – São Paulo: Saraiva, 2008.

Considerações gerais Conceito - Projeto é a palavra derivada do latim proicio, que significa “lançar para diante” (MAXIMIANO,2009) idéia Produto

Considerações gerais Fatores que direcionam nossas ações na opção por um projeto: –Inúmeras razões associadas ao dinamismo do ambiente que cerca as nossas vidas e o mundo dos negócios – públicos os privados –Saber entender as razões e discernir um projeto de outra atividade continuada é fundamental –Essa diferenciação lhe permitirá escolher um método e uma ferramenta mais adequados para os objetivos pretendidos

Fatores que provocam a realização de projetos  Globalização  Transferência de tecnologia  Montagem e expansão industrial  Entrada e posicionamento em novos mercado  Parcerias  Joint ventures  Fusões ou incorporações  Consórcios públicos e privados  Crise do Estado  Engenharia tributária  Busca de materiais alternativos

Fatores que provocam a realização de projetos  Iniciativa Privada  Privatização  Adoção de novas políticas, produtos e ocupações  Recriação da empresa  Desintermediação  Aproximação entre fabricante e consumidor, reduzindo-se intermediários  Reestruturação organizacional: logística, marketing de rede, empresas “. Com”

Fatores que provocam a realização de projetos  Desverticalização  Terceirização  Redesenho organizacional  Preservação Ambiental  Projetos específicos de produtos, processos e equipamentos  Distribuição de Renda  Adoção de políticas sociais e benefícios aos empregados e sociedade  Competitividade  Queda nas margens de lucro  Transformação de produtos em commodities  Mais tecnologia:produto e processo

Identificação de processos e projetos das rotinas CaracterísiticaSolução-padrãoSolução inovadora AtendimentoPlanejamento e programação Pronto atendimento EstoquesAltos investimentosFlexibilidade TarefasPadronizadasNão rotineiras Recursos humanosPouca capacitaçãoCapacitados ProcessosPadronizadosVariados Interferência do cliente Pouco ou nenhumaGrande

FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS ORGANIZACIONAIS 1.Planejamento Estratégico Organizacional 2. Administração de Recursos Humanos 3. Processo Organizacional 4. Desenho Organizacional 5. Tecnologia da Informação 6. A Comunicação 7. Gestão de Projetos

Planejamento Estratégico De acordo com Oliveira (2001) estratégia é uma ação formulada e projetada com finalidade de alcançar, com uma diferença competitiva os objetivos futuros estipulados, mantendo ou conquistando um posicionamento do mercado.

Ambiente Externo Metas Globais da Alta administração Ambiente Interno ForçasFraquezas Espaço de Atuação Missão Visão Crenças e Valores Ações Estratégicas Identidade Organizacional Cenários/Sinalizadores OportunidadesAmeaças FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA Análise do Ambiente Interno Desdobramento das Metas Plano de Trabalho Sistema de Acompanhamento Gerenciamento da Rotina

FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA Processo através do qual a organização se mobiliza para avaliar sua identidade organizacional, analisar seu ambiente interno e externo, atual e futuro e estabelecer estratégias orientadas para a sociedade. Processo através do qual a organização se mobiliza para avaliar sua identidade organizacional, analisar seu ambiente interno e externo, atual e futuro e estabelecer estratégias orientadas para a sociedade.

Conceito Projeto é uma sequência de atividades temporárias que têm o objetivo de fornecer um produto (Maximiano, 2009)  Empreendimento temporário ou sequência de atividades com começo, meio e fim programados  Que tem por objetivo fornecer um produto singular  Dentro de restrições orçamentárias

Conceito “Projeto é um empreendimento único que deve apresentar um início e um fim claramente definidos e que, conduzido por pessoas possa atingir seus objetivos respeitando os parâmetros de prazo, custo e qualidade” (PMI, 1996)

Conceito “Projeto é um conjunto de tarefas interrelacionadas, executadas uma única vez, dentro de um período limitado de tempo e que tem um fim por objetivo. Neste conjunto de tarefas ou em uma tarefa específica, o fim é mais importante que o seu início ou o seu desenvolvimento” (SEGAWA, 1999)

Medidas imediatas da avaliação do sucesso do projeto: Entrega do produto Atendimento do prazo Custo programado

Triângulo da Tríplice Restrição A alteração em um dos tópicos altera pelo menos outro tópico Custo Tempo Escopo Projeto

Considerações gerais sobre gerenciamento de projetos Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas nos processos de iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento visando atender as expectativas dos atores envolvidos no projeto

Metodologia versus método( ) Uns entendem o método como um processo, e a metodologia como o estudo de um ou vários métodos A etimologia destas palavras. Ambas as palavras derivam do mesmo radical do Grego, méthodos = 'caminho para chegar a um fim' e logia = 'estudo de‘etimologiaGrego Uns argumentam que método é um processo com uma série de passos, para construir um software, enquanto que uma metodologia é a codificação de um conjunto de práticas recomendadas, as vezes acompanhada de material de treinamento, programas de educação formal, Planilhas, Diagramas. material de treinamentoPlanilhasDiagramas

Metodologias utilizadas  ZOPP – Ziel Orientierte Projekt Planung (Planejamento de projetos orientado para objetivos - Marco lógico) adotado pela Sociedade Alemã de Cooperação Técnica – GTZ  RBM – Results Based Management (Gestão de projetos com base em resultados – RPR) da Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional ACDI/CIDA  PMBoK – Project Management Body of Knowledge do PMI – Project Management Institute (Instituto de Gerenciamento de Projetos) – reconhecido por muitas instituições como o padrão “de fato” da Gerência de Projetos

PMI- Project Management Institute O PMI é uma instituição sem fins lucrativos, dedicada ao progresso da atividade de Gestão de Projetos Iniciou suas atividades em 1969 e envolve hoje cerca de 285mil membros em 125 países com aproximadamente 240 capítulos e 30 SIGs (Specific Interested Grupos) O principal objetivo do PMI tem sido a definição e a divulgação das melhores práticas em gestão de projetos PMBoK – Universo de conhecimento de gerenciamento de projetos

PMI- Project Management Institute PMBoK – Project Management Body of Knowledge Capítulo 1 - Gerência de projetos – Introdução Capítulo 2 - O contexto da gerência de projetos Capítulo 3 – Os processos da gerência de projetos Capítulo 4 – Gerencia da integração do projeto Capítulo 5 – Gerência do escopo do projeto Capítulo 6 – Gerência do tempo do projeto Capítulo 7 – Gerência do custo do projeto Capítulo 8 – Gerência da qualidade do projeto Capítulo 9 – Gerência dos recursos humanos do projeto Capítulo 10 – Gerência das comunicações do projeto Capítulo 11 – Gerência dos riscos do projeto Capítulo 12 – Gerência das aquisições do projeto

PMI- Project Management Institute Mais informações: PMI-SP: PMI-MG: PMI-RS: PMI-DF:

MUITO OBRIGADO!