Competências Multidisciplinares na produção de materiais didáticos Prof. Dr. Luciano Gamez Universidade Federal de São Paulo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
Advertisements

Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Educação a Distância como estratégia de educação permanente para profissionais do SUS Profa. Dra. Rita Maria L. Tarcia
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
2016 Está prevista na Lei nº , de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Produção de Material Didático para EaD Diferentes Modelagens Liberdade de escolha!
Roteirização de Casos Clínicos Complexos Alessandra Dahmer Coordenação UNA-SUS/UFCSPA.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Andreza Regina Lopes da Silva – UFSC
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
Oficina 1 Formação de Gestores Escolares
FORMAÇÃO DO PROGRAMA Chão da escola 07 e 08 de junho
Plano de Ação Enade Implementação
Adaptação da Mediação a Diferentes Perfis de Públicos e Áreas
Introdução a Educação a Distância
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
Mario Augusto Pires Pool Unilasalle – Rede La salle 2016
Planejamento de Sistemas Complexos
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Coordenação: Vani Kenski
Carla Maria Maluf Ferrari Claudia D’Arco Raquel Acciarito Motta
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Introdução a Educação a Distância
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Abrangência das ações aos municípios paranaenses
O Quadro de Competências Digitais do Projeto DIGCOMP como roteiro para reestruturação do curso Elaboração de Material Digital Educacional – Nível Básico.
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
inovação e design na educação
Educação Profissional EaD Senac/SC:
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
Nnnnnneee CONTRIBUIÇÕES PARA AUXILIAR NO CREDENCIAMENTO INSTITUCIONAL PARA OFERTA DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Gurias, arrumar com os dados de.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
PROJETO ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
em Educação em Direitos Humanos
Realizar Formação Continuada
Cada um sabe a dor e a delícia de ser professor do Ensino Superior
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia.
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Transcrição da apresentação:

Competências Multidisciplinares na produção de materiais didáticos Prof. Dr. Luciano Gamez Universidade Federal de São Paulo

Reflexão  Tema do congresso: Aumentar a qualidade na EAD?  Ao longo da história o ser humano sempre procurou melhorar a qualidade dos processos  almejando o máximo de eficiência, eficácia e conforto.  Para alcançar esses objetivos, inúmeras descobertas e reorganização de processos foram realizadas  Ruptura de paradigmas (tecnologias inovadoras e disruptivas)  Proposição de novos procedimentos, métodos, técnicas e tecnologias.

Advento das TDICs  Passagem de uma sociedade industrial para uma sociedade que enfatiza cada vez mais a produção de conhecimento.  A cultura passou a girar em torno da produção, do processamento, troca, transmissão, acesso e compartilhamento da informação.

Educação a Distância  Crescimento da Educação a Distância  Desafio : promover um ensino de qualidade, mediado por tecnologias digitais, modelos pedagógicos atuais e linguagens inovadoras. Qualidade Tecnologias Digitais Modelos Pedagógicos Linguagens Inovadoras Recursos Cenário atual – Novo Marco Regulatório EAD Parecer número 564/2015, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE)

Desafios atuais da EAD  Novos espaços e formas de ensinar e aprender  Investigação  Maker spaces e Fab labs: (Novas formas de fazer)  Outras formas de se relacionar com muros  Realidade aumentada  Novas formas de interação e imersão  Realidade Virtual  Hibridismo  Laboratório Virtual  Identidades e personagens  Dispositivos de baixo custo  Novas formas de criar, novos espaços e formas de conviver, novas redes de aprendizado

Planejamento na prática  Como colocar em prática e executar um bom planejamento?  EAD  Ensino Presencial  Ensino Semi-Presencial

Planejamento  Desenho de cursos  Não se limita a organizar os elementos de conteúdo e dispô-los sobre um material (mídia didática) a ser apresentado.  Não se limita a transferir conteúdos e atividades para os ambientes virtuais de aprendizagem.  É necessário  Definir estratégias de gestão de equipes multidisciplinares  Planejar recursos e estratégias de ensino e aprendizagem  Pensar e repensar a avaliação dos processos  Promover novos desenhos pedagógicos, com coerência pedagógica

Processo de Coerência Pedagógica  Conjunto de princípios, de processos ou de tarefas que permitem:  Definir o conteúdo de uma formação  Identificar os conhecimentos a serem desenvolvidos,  Definir as competências visadas, as habilidades, atitudes e valores a serem desenvolvidas  Conceber o desenho do cenário pedagógico (que concepções de educação estão baseados?

Processo de Coerência Pedagógica  Compreender o contexto no qual um curso se insere  Mapear todas as tarefas que envolvem o ato pedagógico  Identificar todos os fatores envolvidos no planejamento dos cenários de ensino e aprendizagem.  Definir a forma como serão combinadas as várias mídias na montagem do cenário pedagógicos.  Definir o serviço de apoio e os atores envolvidos no processo de planejamento e implementação de um curso  Refletir, de forma consciente, sobre como todos os elementos serão combinados na composição dos vários cenários pedagógicos  Analisar o resultado da combinação de fatores e princípios pedagógicos, utilizados no processo de design e montagem de sistemas de aprendizagem.

Planejamento Institucional  Análise do contexto organizacional/institucional  Planejamento de ações que estejam em coerência com a imagem e missão da instituição.  Coerência com o PDI Institucional

Planejamento Institucional  Compreender os esforços institucionais a serem empenhados (conjunto de decisões como:  Análise dos custos do projeto e do retorno financeiro;  Dimensionamento da carga de trabalho  Esforços necessários para atender os padrões de qualidade de ensino;  Competência da equipe de concepção e design;  Competência da equipe de implementação e avaliação  Estrutura de apoio acadêmico  Preparação para lidar com as variáveis externas

Planejamento Pedagógico  Tomada de decisões relativas à formação.  Definição do problema de formação (Formação em serviço, formação acadêmica, EAD, Semipresencial?)  Decisões pedagógicas da organização, setor, departamentos ou divisões de uma organização ou programas específicos de formação, ou ainda relacionado a um conjunto de cursos ou atividades de formação. (Contexto Organizacional)  Concepção educacional?  Planejamento das atividades de ensino

Planejamento Pedagógico  Tomada de decisões relativas à aprendizagem.  Definição do contexto de uso e a estrutura dos materiai s de aprendizagem.  Definição das infra-estruturas necessárias,  Definição dos recursos e dos serviços necessários à transmissão do curso e a manutenção de sua qualidade.  Escolher adequadamente os recursos de comunicação e os modos de transmissão  Definição das estratégias pedagógicas e das mídias didáticas  Planejamento das atividades de ensino e de aprendizagem  Métodos que permitam trocar, partilhar e adquirir informação no sentido de as transformar em conhecimento? (ou seja, aprender)  Utilizar plenamente o potencial das tecnologias digitais

Recursos Humanos  Estruturação da equipe  Atores que desempenham importantes papéis na implementação e acompanhamento de um curso, a distância ou semi-presencial.

Recursos humanos  Coordenação geral da EAD  Coordenação específica de curso  Equipe didático-pedagógica/multidisciplinar  Designers instrucionais, diagramadores, Designers Gráficos, ilustradores, vídeo, Revisores gramaticais,  Capacitação e apoio pedagógico à tutoria

Recursos humanos  Professores autores  Professor tutor (presencial e a distância)  Equipe de Monitoria e suporte  Equipe de Produção e tecnologia  Responsáveis pela administração e logística  Secretaria de Educação a Distância  Terceiros (impressão, distribuição)

Organização dos cursos frente ao processo de criação e gestão de ensino aprendizagem UAB/UNIFESP 2015 MEC Designer Educacional PROGRAD EAD na UNIFESP

Curso Superior em Design Educacional UAB/UNIFESP

Pela atenção, obrigado Prof. Dr. Luciano Gamez UNIFESP