UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas –Modalidade Licenciatura CDMI – Comunicação Mediada Por.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: propostas e dasafios. Utilizando tecnologias na Educação O que chamamos de tecnologia? A tecnologia é sempre utilizada em sala.
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA.
CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA POR DISPOSITIVO INDUTOR: ELEMENTO NOVO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS.
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
HADJI, C. AVALIAÇÃO DESMISFICADA. PORTO ALEGRE, ARTMED, 2001 A atividade de avaliação dentro da escola deve ser construída, antes de tudo, como uma prática.
A ONG Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Curitiba desenvolvendo desde 2006 projetos em todo Brasil na área de inclusão.
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE INFORMATICA NO PROCESSO EDUCACIONAL Danice Betania de.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos. Vamos em frente!
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas - Modalidade Licenciatura CMDI – Comunicação Mediada.
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Paulo Vinícius Rampinelli
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA.
CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Prof. M.Sc. Ednaldo N. Mascarenhas
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Aluno: Rodrigo Pimentel
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
MAPAS CONCEITUAIS César Ferreira Soares IAG-USP
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMAÇÃO (TIC’s) NAS AULAS DE FILOSOFIA
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
"O Planejamento escolar: desafios e perspectivas”
Metodologia e Prática do Ensino.. O que é Metodologia ? 1.A arte de dirigir o espírito na investigação da verdade. 2. (Filosofia) Estudos dos métodos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Com base no texto de Rüdiger
Introdução a Educação a Distância
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – Comunicação Mediada.
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Formação Continuada 2012 Escola Filinto Müller/Angélica
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
Currículo Escolar, mudanças educacionais e as TIC (s)
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
CMDI Discente: Alice Moreira Anapolis, 28 de Agosto de 2013.
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
inovação e design na educação
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
O QUE É O PEDAGOGO.
DISCENTE: KAROLINE BRITO
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Currículos e Programas
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
APRENDIZAGEM BASEADA EM GAMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO
REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
“APRENDER É GRAVAR” Decorrências:
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas –Modalidade Licenciatura CDMI – Comunicação Mediada Por Dispositivo Indutor: Elemento Novo Nos Processos Educativos Mirza Seabra Toschi Acadêmica: Deborah Félix Domingos Disciplina: Novas Tecnologias da Educação Professora: Adda Daniela Anápolis, 2013

Introdução O conceito de CDMI é apresentado a partir dos termos que o compõem, analisando assim o conceito de dupla mediação e como os dispositivos tecnológicos que hoje está presente nas escolas modificam as formas de ensinar e aprender, e ainda na relação do uso da tecnologia entre professores e alunos. A facilidade de comunicação que a tecnologia promove, mudou a comunicação assim como mudou a forma de relacionar socialmente e profissionalmente, e agora tenta mudar a educação e a escola, interferindo na forma de ensinar e aprender na relação professor – aluno.

A Comunicação como Ato Social Somos comunicativos por natureza e por necessidade, a comunicação impõe-se como ato fundamental no processo social. Como seres sociais e comunicadores, temos de aceitar nossa interdependência com o outro. Não comunicação sem respeito ao outro. Assim, a comunicação refere-se à capacidade de reconhecimento do outro, é a busca de relação e de compartilhamento com o outro. É o direito de cada um de expressar-se, daí as tecnologias desta sociedade atual serem também chamadas de tecnologias de informação, comunicação e expressão.

Toda comunicação humana entrelaça duas dimensões, como uma dupla hélice: - dimensão normativa, onde estão os atos de informar, dialogar, compartilhar e compreender; - dimensão funcional, mostra o quanto nas sociedades modernas, a comunicação é absolutamente necessária para o funcionamento das relações humanas e sociais. O conceito de dupla hélice remete ainda à diferença entre a informação e comunicação. A informação significa produzir e distribuir mensagens, a comunicação supõe apropriação dessa mensagem numa relação entre o emissor, a mensagem e de como o receptor recebe essa mensagem.

Mediação na Comunicação Barbero (1995), para ele não há comunicação em abstrato, pois ela está inscrita e mediada pela cultura. A cultura é a principal de todas as mediações. Orozco Gomés (1997) destaca que toda relação entre os elementos da comunicação é mediada, ou seja, não se faz de forma direta, por isso é importante ver os contextos nos quais se dão as relações e não apenas as relações em si. No processo pedagógico a mediação é dupla. Ou seja, no processo de relação dos alunos com os conteúdos há mediação do professor e a do dispositivo a que o estudante tem acesso.

Conceito de Dispositivo Klein (2007), observa que nenhum fenômeno midiático pode ser compreendido se for abordado apenas na perspectiva unidimensional. O dispositivo midiático se compõe de um conjunto de operações, técnico- tecnológicas, semio-linguísticas, e socioantropológicas. A Comunicação Mediada por Dispositivo Indutor refere-se a processos democráticos de relação com o outro, que incluem o reconhecimento do outro em sua completude, e da forma como ele dá significado as mensagens que recepciona, ou seja, pressupõe a intercompreensão dos agentes do processo comunicativo.

Espaços Híbridos e os Celulares A possibilidade de conexão constante, possibilitada pelo celular e por outros dispositivos, transforma a experiência de espaço e inclui tanto interações sociais e físicas quanto as conexões ao espaço informacional, à virtualidade. Tem sido cada vez mais comum vermos crianças portando celulares. Estes telefones móveis vão junto com elas às escolas. Isso já basta para ser considerado como um dispositivo que já chegou às escolas. Se a escola proibi seu uso é porque já está presente nela, incomoda professores, dificulta o andamento das aulas, porem proibindo o uso do celular nas escolas o alunos burlam as regras e o usam independente das proibições.

Escola como Espaço Híbrido Gilberto Alves (2005), propõe a produção de uma nova instituição escolar, no que diz respeito à organização do trabalho didático, aos materiais de trabalho e de um novo profissional da educação, uma nova didática. É um paradoxo a escola ignorar e não deixar penetrar nela o conhecimento culturalmente significativo que circula fora dela. Necessário se faz discutir e atuar sobre a materialidade dos seus instrumentos, a organização do trabalho pedagógico, concepção de conhecimento, metodologias de ensino e a formação de professores.

Conclusão Conclui-se que há uma possibilidade de a escola se tornar um espaço híbrido, trabalhando com os profissionais da educação uma nova didática, metodologia, para adicionar de forma que desperte o interesse dos alunos a tecnologia às formas de ensinar e aprender.