Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Didatização dos Saberes Escolares: A Transposição Didática Elio Carlos Ricardo FE-USP.
Advertisements

Profa. Therezinha Conde
PLANEJAMENTO É Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento, organizações.
8 CARACTERÍSTICAS DAS PESSOAS EMOCIONALMENTE INTELIGENTES INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
Superintendência das Atividades dos Educadores da Seicho-No-Ie do Brasil Profa. Ms. Annemarie de M. Heltai Lima.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Temas Transversais no ensino de Ciências e Biologia
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Didática das Ciências Experimentais
Projeto Terapêutico da Equipe e Projeto Terapêutico Singular:
. ESTÁGIO PEDAGÓGICO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguatins Pov. Santa Tereza, Km 05 – Zona Rural Araguatins/TO.
Eixo Temático: Educação Ambiental como Proposta Pedagógica
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Projeto Multiplicadores
Prof. Dr. Carlos Cyrne Out
P PROGRESSO DE CADA ESTUDANTE DE ACORDO COM A SUA REALIDADE E O CONTEXTO SOCIAL, PARA QUE POSSA ATUAR E REFLETIR SOBRE A FORMAÇÃO QUE ESTÁ INSERIDO TANTO.
Ler e Escrever: Desafio de todos
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
O que é Educação Ambiental?
ABORDAGEM HUMANISTA Cadete pm ramos Cadete pm paulo
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
Psicologia Raphaella Pizani.
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
CFO III – Dragões de Ferro
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
MÉTODOS CIENTÍFICOS 1. Método dedutivo
EAC Tópicos em contabilidade gerencial Profa. Luciane Reginato
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
30anos CENPEC.
Comportamento do Consumidor
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Gestão e Desenvolvimento de Projetos
Ética Módulo 11 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
Orientadora: Renata Melo RESULTADOS E DISCUSSÕES
Aula 4 Burocracia Weberiana.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
FENOMENOLOGIA.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
4º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA Mesa redonda 2: ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO NO PARANÁ: REALIDADE E DESAFIOS Ms. Lucievelyn.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
Reflexividade e formação de professores
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
BIOÉTICA.
Conceitos importantes para o estudo da História
Orientações de estágio
A docência na educação superior
Orientações para elaborar o portfólio
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
PROJETO DE PESQUISA.
FILOSOFIA Kaliméra! Bom dia! Kalispéra! Boa tarde!
Transcrição da apresentação:

Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena

A necessidade de se discutir “ética”... Como devo agir perante o outro?

Uma “simples” definição “Conjunto de princípios e valores de uma pessoa que conduzem suas atitudes, de tal modo, a moral é a prática das condutas éticas de um determinado indivíduo. Embora seja um fenômeno individual, ela emerge para o social. ” (Cortella, 2007) " A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético e, constantemente, está avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.” (Fontes e Batista, 2005)

A palavra chave é?

“Somente através de uma reflexão ética, comprometida e movida pela sensibilidade dos educadores, é que estes caminhos poderão ser clarificados, fazendo com que a soma de acertos seja maior do que o acúmulo de equívocos e de erros que possam ser cometidos.”

A ética na educação Educação é formadora de subjetividades; A importância do senso crítico no ensino superior; Época marcada por profundas e desconcertantes incertezas; Vínculo estabelecido na relação professor – aluno; Necessidade de reflexão constante da conduta; Somente uma reflexão comprometida poderá clarificar os caminhos. O próprio educador pode ser um modelo de ética para o aluno; Maior exigência da atuação docente; Estímulo das habilidades e competências dos alunos.

“É preciso pensar que o educador ético e competente é um educador comprometido com a construção de uma sociedade justa, democrática, na qual saber e poder tenham equivalência enquanto elementos de interferência no real e na organização de relações de solidariedade, e não de dominação entre os homens.” (Rios, 1997)

Relação professor - aluno

Ter em mente o desejo por uma sociedade mais justa! A relação professor - aluno deve ser vivenciada com base nos valores vitais para a vida social: respeito, cordialidade, ética, empatia e educação. As atitudes diárias estabelecem confiança e tece os fios para uma conduta ética. Conviver bem com as pessoas, entendendo as suas diferenças, especialmente no nosso contexto social. O clima pedagógico interfere no modo de apropriação dos conteúdos.

(Cortella, 2007)