Recursos didáticos nas aulas de Ciências e Biologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Advertisements

Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde Aula 4 CORRENTES PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS: LIBERTADORA, LIBERTÁRIA E CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS.
AULA 01 – Apresentação da Disciplina Curso: Engenharia Civil Disciplina: Materiais de Construção Civil I Prof. Jefferson Heráclito.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda.
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Competências Multidisciplinares na produção de materiais didáticos Prof. Dr. Luciano Gamez Universidade Federal de São Paulo.
GT – Políticas Globais e Agenda Mundial para a Educação
IMPORTÂNCIA DO ENADE NO CONCEITO PRELIMINAR DO CURSO
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
A realidade atual do ensino de ciências no ensino médio: avaliação.
BANCO DE ITENS Avaliação da Aprendizagem Escolar - SIMAVE.
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
Avaliação Livro Araribá* Avaliação Livro Ciências*
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
Orientações curriculares – 3° Ciclo Ensino de História
Andréa Villela Mafra da Silva e Keite Silva de Melo
Programação Formação Continuada 2016
O uso da tecnologia no ambiente escolar: o YouTube e suas ferramentas de aprendizagem no âmbito da Língua Inglesa.
MAPAS CONCEITUAIS César Ferreira Soares IAG-USP
Plano de Ensino Plano de aula
Metodologia do Ensino de Física I
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
APRESENTAÇÃO O QUE SIGNIFICA DIDÁTICA? UAB - FÍSICA DIDÁTICA.
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
APRENDIZAGEM ORIENTADA POR PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – SERIA ESSA INICIATIVA UMA EXTENSÃO DO MOVIMENTO MAKERS? Prof. Dr. Luis Augusto Ebert
Formação de professores de ciências no Brasil
Transposição Didática
O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO ENADE
Plano de Trabalho Docente PTD
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO Aula 1
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Exemplo aplicação modelo ILDF em cursos online no
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
PRÉ-PROJETO CURSO: MCE – Mestrado em Ciência da Educação PERÍODO: NOME: Javan Jessé Ferreira da Silva ORIENTADOR: Prof. Dr. Paulo Pereira.
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Plano de Ensino Plano de aula
Pesquisa de projetos Trabalho de Equipe.
Ensino de Redes Neurais através de um jogo inspirado no Flappy Bird
Experimentos de Física: uma abordagem
Professor: Adam Luiz Claudino de Brito Aparecida Maria Vieira Edson Osmar Alviano Costa Luis Otavio Toledo Perin Minicurso: As inovações da educação a.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
BOTÂNICA INTERATIVA: EXPERIÊNCIA COM O JOGO “DOMINÓ BOTÂNICO” NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR INTERMÉDIO DA TECNOLOGIA E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO NA EaD Graça.
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
O ESTUDO DO PRÉ-CÁLCULO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIANTE CONEXÕES COM PROBLEMAS REAIS Ricardo Alexandre Deckmann Zanardini - Centro Universitário Internacional.
Recursos Didáticos: Objetos de aprendizagem
METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.
O MOBILE-LEARNING COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Análise do livro didático de Martha Reis Discentes: Abmael Furtado Oliveira Ariene Trindade Frank Aguiar Maria Luiza Zampieri Dominguez Fonte:
A BNCC e a Saúde.
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
Transcrição da apresentação:

Recursos didáticos nas aulas de Ciências e Biologia Produção e edição de material didático Recursos didáticos nas aulas de Ciências e Biologia Ariane Saldanha de Oliveira 3 de novembro de 2016

Como ensinar Ciências? Um pouco de História: Concepções de ensino de ciências sofreram mudanças ao longo dos anos. Em seu início, no século 19, duas principais correntes: A ciência deveria auxiliar na resolução de problemas práticos do dia a dia; Enfoque na ciência acadêmica, de forma que o ensino de Ciências ajudaria no recrutamento de futuros cientistas.

Mas.. Atualmente, muitas linhas de ensino prezam por um maior protagonismo do estudante no processo de aprendizagem  Ensino por investigação: Uso de habilidades cognitivas próximas a uma prática científica

Habilidades desenvolvidas no ensino de Ciências e Biologia Observação Classificação Registro e tomada de dados Análise Síntese Aplicação

Alguns recursos didáticos utilizados no ensino de Ciências e Biologia Lousa Data show Modelos tridimensionais Cartazes Vídeos Jogos Histórias em quadrinhos Diagramas Listas de exercícios Mapas Maquetes Laboratórios de ciências e computação Programas de computadores Museus Livros didáticos Etc.

Livro didático (LD) Fundamental no processo de ensino e aprendizagem Para professores: referência para elaborar, planejar e ministrar aulas Para estudante: fonte de novas informações

Porém... Mesmo quando aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), os LDs apresentam insuficiências e equívocos, sobretudo conceituais "A gravidez humana dura 48 semanas" (Marcondes et Sariego) "A reprodução humana (se inicia)... depois que atingem a idade adulta". (Soares) “O embrião se comunica com a placenta através de um cordão revestido de pele, o cordão umbilical” (Amabis & Martho)

Por mais que o LD seja excelente, ele não é melhor que o professor que conhece a individualidade da classe e sabe qual conteúdo retrata melhor a realidade de seus alunos O professor pode utilizar outros recursos ou estratégias pedagógicas de maneira a complementar ou superar as insuficiências dos LDs

Exemplos de recursos didáticos Listas de exercícios

Exemplos de recursos didáticos Guias e roteiros de aulas práticas

Exemplos de recursos didáticos Hemeroteca de Ciências, Biologia e Tecnologia

Quais recursos didáticos além dos LDs você utiliza ou já utilizou?

Referências SANTOS, V. A. DOS e MARTINS, L. A Importância do Livro Didático. Candombá – Revista Virtual, v. 7, n. 1, p. 20-33, 2011. SILVEIRA. M.L. DA e ARAÚJO, M.F.F. O papel do livro didático de Biologia na opinião de professores em formação: implicações sobre a escolha e avaliação. Revista da SBEnBio, n.7. 2014. SARTIN, R.D., MESQUITA, C.B., SILVA, E. C. e FONSECA, F.S.R. Análise do conteúdo de Botânica no livro didático e a formação de professores. Revista da SBEnBio, IV ENEBIO e II EREBIO da Regional 4 Goiânia, 2012. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Guia de Livros Didáticos - PNLD 2012: Biologia. 2011. Disponível em: http://www.abrelivros.org.br/home/images/stories/GuiaPNLD2012_BIOLOGIA.pdf Acesso: novembro de 2016. OLIVEIRA, A.M.V. DE et al. Produção de material didático para o ensino de Biologia: uma estratégia desenvolvida pelo PIBID/Biologia/FECLI. Revista da SBEnBio, n.7. 2014. ABC na educação científica - Mão na Massa. Disponível em: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livros.html. Acesso: novembro de 2016.