Funções Executivas e o Desenvolvimento Emocional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pauta Leitura reflexiva; Conclusão do Plano Anual da Escola; Dificuldade para aprendizagem; Café; Data de entrega do Plano de Ensino; Sala do Acessa –
Advertisements

INTRODUÇÃO: Na pratica clínica, a principal razão para o encaminhamento de crianças para a avaliação neuropsicológica são as dificuldades de comportamento.
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.2010 Monitoramento Cognitivo para.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
A avaliação no contexto escolar GOVERNO DO CRATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico.
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
Diagnóstico e Tratamento da PHDA. Introdução à PHDA.
ACONSELHAMENTO NUTRICIONAL. Coaching x Aconselhamento Treinador Treinamento.
PSICOPEDAGOGIA Msc. Luciene de O. Vieira.. O fracasso é do aprendente ou do ensinante.
Processo Administrativo
HABILIDADES ADMINISTRATIVAS
PEAD Ludicidade e Educação
Mente Positiva.
Como utilizar o coaching nas organizações contábeis
Carlos Eduardo Rodrigues
The Multitasking myth Handling Complexity In Real-world Operations
Prefeitura Municipal de Guarujá
Jogos, brinquedos e desenvolvimento
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Escopo do projeto Entra na Roda. Escopo do projeto Entra na Roda.
Comportamento Organizacional
Introdução a Gestão de Projetos de TI
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
Avaliação de desempenho: geral
Mente Positiva HI: 192 – Infinita Graça.
Apresentação Multimédia #15 Tema II | EU Capítulo 2 | A emoção
Definição da Estratégia Organizacional
HABILIDADE DE EMPATIA EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA: COMPETÊNCIA NECESSÁRIA A UM FUTURO PSICOTERAPEUTA? Cleuza Elizabete de Chaves (Bolsista PIC IMED), Drª.
Aprendizagem do Século XXI
ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS
AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE SINTOMAS DEPRESSIVOS E DE ANSIEDADE EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA Cleuza Elizabete de Chaves (Bolsista PIC IMED), Drª Marcia Fortes.
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
Aulas 2 - Objetivo desta Aula: Gestão de Pessoas
Sistema sócio técnico aberto
Transtornos do Neurodesenvolvimento
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
CONCEITOS DE MEDIÇÃO.
OBJETIVO: 1.Produzir um novo estilo de vida (Vida Super Abundante) 2.Reprogramar suas crenças limitantes e potencializar suas crenças (Eliminar Entraves.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
Socialização e herança cultural
Fatores e Métricas de Qualidade
Psicologia Conjugal e familiar
Constructos Básicos Me. João Camilo de Souza Jr..
Jogo e Motricidade na Infância
CONFLITOS NO TRABALHO CONFLITO É UM PROCESSO QUE TEM INÍCIO QUANDO UMA DAS PARTES PERCEBE QUE A OUTRA PARTE AFETA, OU PODE AFETAR, NEGATIVAMENTE ALGUMA.
Conceito de Acidente Aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Consultoria Referência RH
Execução e Controle
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
Transtornos do Neurodesenvolvimento
1º Encontro de Especialistas em Educação Básica
Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
Profª. Luciana Eliza dos Santos
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
MOTIVAÇÃO.
Gestão e Empreendedorismo Profa. Ms.Miriam Justino
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: tipologia, processo e aspectos da prática AULA Profº Paulo Martins.
Principais Contextos do Uso Atual de Testes Profa. Greici Macuglia.
O brinquedo, o jogo e a brincadeira
Análise de Jogos Educativos Online. Jogos educativos além da parte lúdica facilitam e estimulam a aprendizagem através da interação. Incitam à resolução.
Psicóloga Maria Luiza de Freitas Psicóloga Maria Luiza de Freitas CRP 18/ CRP 18/
ELENY C.H. MEIBORG BDes, ROSAMELIA P. RIBEIRO PhD
Aurea Cardoso Impacto Social Aurea Cardoso
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
Relacionamento Interpessoal nas Relações de Trabalho.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

Funções Executivas e o Desenvolvimento Emocional Dra. Lívia Eugênio Psiquiatra da Infância e Adolescência Coordenadora da residência médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência do HSM Terapeuta Cognitivo-comportamental

FUNÇÕES COGNITIVAS FUNÇÕES EXECUTIVAS VELOCIDADE DE PROCESSAMENTO ASPECTOS METALINGUÍSTICOS E PRAGMÁTICOS APRENDIZADO E MEMÓRIA VISUOCONSTRUÇÃO HABILIDADES MOTORAS LINGUAGEM (CAPACIDADES PRÉVIAS) HABILIDADES MATEMÁTICAS LINGUAGEM (LEITURA/ESCRITA) FUNÇÕES EXECUTIVAS LINGUAGEM ORAL (EXPRESSÃO E COMPREENSÃO) FORMULAÇÃO DE CONCEITOS E RACIOCÍNIO ATENÇÃO PERCEPÇÃO

FUNÇÕES EXECUTIVAS Conjunto de habilidades cognitivas que permitem aos seres humanos direcionar seu comportamento a metas, estabelecer etapas para alcançá-las, monitorar a execução destas etapas a fim de resolver problemas imediatos e futuros. (Malloy-Diniz, de Paula, Sendó, Fuentes, Leite, 2014)

Flexibilidade cognitiva Monitoramento Planejamento Raciocínio lógico Controle atencional Controle inibitório Memória operacional Flexibilidade cognitiva Monitoramento Planejamento Raciocínio lógico *Processos voluntários e exigem alto esforço. Memoria operacional :curto prazo, transitória, absorve instruções e dados novos para realização de uma tarefa

QUENTES : destinadas a resolver problemas que envolvam aspectos afetivos (ex: tomada de decisão de risco; decidir se desculpa ou se bate em alguém) Cingulado anterior

FRIAS: destinadas a resolver problemas que envolvem aspectos mais cognitivos (ex: memória operacional exigida ao fazer uma conta mentalmente; decidir se o número é par ou ímpar)

Desenvolvimento emocional X Funções executivas???

DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL O desenvolvimento emocional envolve o aumento da capacidade de sentir, entender e diferenciar emoções cada vez mais complexas, bem como a capacidade de autorregulá-las, para que a criança possa se adaptar ao ambiente social ou atingir metas presentes ou futuras. (RUEDA M.R.; PAZ-ALONSO P.M., 2013)

DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E AS FUNÇÕES EXECUTIVAS Tomada decisões conflitantes: fazer tarefa x brincar comer biscoito x almoço CONCILIAR Controlar o impulso de obter gratificação imediata! EXPECTATIVAS REGRAS Ao tomar essas decisões elas precisarão conciliar o conflito com as regras e expectativas, bem como controlar o impulso de obter uma gratificação mais imediata.

O autocontrole proporcionaria a flexibilidade de atenção necessária pra conectar Princípios morais Sentimentos Ações (RUEDA M.R.; PAZ-ALONSO P.M., 2013)

Nas interações sociais: emoções positivas emoções negativas (entusiasmo) (frustração) Interação social x desenvolvimento emocional x funções executivas: nas atividades sociais, muitas vezes é necessário controlar as reações emocionais, tanto positivas (entusiasmo) quanto negativas (frustração), para que o indivíduo possa se adaptar às normas e objetivos. Assim, o desenvolvimento do controle executivo é fundamental para a regulação da emoção.

O amadurecimento dos aspectos do funcionamento executivo, principalmente atenção e controle inibitório estão fortemente relacionados ao aumento da compreensão emocional (de si mesmo e dos outros) e à autorregulação emocional.

Crianças com bom controle atencional tendem a lidar com a raiva utilizando métodos verbais não hostis, ao invés de métodos agressivos. Teoria da mente (capacidade de distinguir entre seus próprios estados mentais e os dos outros) está fortemente associado a autorregulação e controle inibitório (RUEDA M.R.; PAZ-ALONSO P.M., 2013)

FUNÇÕES EXECUTIVAS E PARENTALIDADE A qualidade das interações entre pais e filhos na primeira infância parece estimular o desenvolvimento da função executiva mais tarde. Afetividade, receptividade, disciplina pacífica relacionadas a um bom vínculo e reciprocidade positiva entre pais e filhos estão vinculadas às habilidades avançadas de funções executivas na criança.

Escolas que ensinam habilidades de regulação emocional proporcionam um aumento do desenvolvimento do controle executivo na idade pré-escolar.

ANSIEDADE X FUNÇÕES EXECUTIVAS???

Então vamos comprar algo bem legal para desestressar!!! Estou preocupado com nossa situação financeira...

ANSIEDADE E APRENDIZAGEM Pior rendimento em tarefas mais complexas. Memória de trabalho comprometida. Prejuízo no processamento ativo de informações. Prejuízo no armazenamento de dados.

TOMADA DE DECISÃO E ANSIEDADE Ineficiência da tomada de decisão está associada a menor qualidade de vida e prejuízos funcionais graves. Aprendizado está relacionado à competência na tomada de decisões. Ansiedade: hesitação, autodepreciação, aversão ao risco. (Sonuga Barke e cols, 2016)

ANSIEDADE E FUNÇÕES EXECUTIVAS TDAH e ansiedade Comorbidade comum Pior rendimento em tarefas mais complexas, pior memória de trabalho TDAH + ansiedade ou depressão: risco maior para baixo desempenho acadêmico (OR=10,8) (CUFFE SP e cols, J Atten Disord, 2015)

Cuidadores primários completaram escalas de funções executivas para crianças pré-escolares e medidas de gravidade de sintomas depressivos e ansiosos por um periodo de cerca de 7,5 anos. Os déficits de inibição na pré-escola foram associados com pontuações de gravidade da depressão significativamente maiores em cada onda de avaliação subsequente (até 7,5 anos depois). Os déficits de inibição foram associados com maior gravidade da ansiedade de 3,5 a 7,5 anos depois. Em geral, os achados indicam que os déficits de controle cognitivo são um fator de vulnerabilidade precoce para o desenvolvimento de sintomas afetivos.

Alguns estudos tem demonstrado a existência de benefícios do treinamento de funções executivas durante o desenvolvimento, observado alguns meses depois mesmo sem treinamento adicional.

Treino Funções executivas e ansiedade: Manutenção do foco Planejamento e organização Priorização de tarefas Manutenção da motivação Monitorização dos resultados Readaptação de estratégias Tomada de decisões

(CASTORINA J.A.; CARRETERO M. Desenvolvimento cognitivo e educação) “ Toda alteração no cérebro produzirá mudanças na conduta, e toda alteração na conduta também modificará o cérebro.” (CASTORINA J.A.; CARRETERO M. Desenvolvimento cognitivo e educação) liviaeugeniolopes@gmail.com