Competência Leitora E A Resolução de Problemas

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Competência Leitora E A Resolução de Problemas SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA – SUFPE CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Competência Leitora E A Resolução de Problemas Profa. Ma. Christiane Zubler

A Ciência compreende um dos instrumentos de leitura, interpretação e explicação dos fenômenos e das transformações da natureza, resultante da construção coletiva de experiências e da criatividade humana. (ORIENTAÇÕES CURRICULARES/MT, 2010, p. 6) A aprendizagem matemática está ligada à compreensão, isto é, apreender o significado de um objeto ou acontecimento pressupõe vê-lo em suas relações com outros acontecimentos, pois sua significação pelo estudante resulta das conexões que ele estabelece entre Matemática e as demais Ciências. (ORIENTAÇÕES CURRICULARES/MT, 2010, p. 10)

AINDA DE ACORDO COM AS OCs: O ensino da matemática propicia, ao estudante, a compreensão da realidade e a transformação da mesma como meio de estimular interesse, curiosidade e espírito investigativo do educando na busca da capacidade de resolver problemas, fazendo uso dos conhecimentos matemáticos criticamente construídos. O ensino da Matemática por meio da motivação, do interesse, da curiosidade e do espírito investigativo do estudante propicia o uso dos conhecimentos matemáticos na compreensão da realidade e capacidade de resolver problemas no seu cotidiano. (ORIENTAÇÕES CURRICULARES/MT, 2010, p. 11)

“A Matemática requer, assim como qualquer outra disciplina, o ato da leitura.” “A leitura é uma porta aberta para o conhecimento e parte integrante na edificação do processo de aprendizagem da Matemática, tendo em vista que para apreender a referida disciplina requer situações de leitura, interpretação e compreensão. (FONSECA e CARDOSO, 2005, p. 65)

Ensinar a desenvolver habilidades de leitura e de escrita, não é tarefa exclusiva do/a professor/a de Português. Smole (2002), Machado (1991), Neves et al (2007) têm chamado a atenção para que o desenvolvimento da competência leitora não fique sob a responsabilidade apenas do professor de Língua Portuguesa, mostrando a necessidade de se desenvolver essa habilidade nas diversas áreas do conhecimento. Para Soares (2010) ler e escrever é um compromisso de todas as áreas do conhecimento, visto que cada área de conteúdo tem um tipo específico de texto.

ALÉM DISSO A MATEMÁTICA POSSUI: Termos específicos: multiplicação, subtração, ... Termos que apresentam duplos significados, um na matemática e outro no cotidiano: total, diferença, volume, área, espaço, entre outros...

O conhecimento matemático estreita relações com a alfabetização e o letramento científico, quando o educador faz a mediação na compreensão sobre: leitura, escrita, contagem, desenvolvimento do raciocínio lógico, capacidade de argumentação, comunicação, uso de símbolos, ....

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Tem sido enfatizada mundialmente como um recurso metodológico para proporcionar um aprendizado de matemática de melhor qualidade; Algumas pesquisas têm mostrado que a construção de conceitos matemáticos pelos alunos se torna mais significativa e duradoura quando é proporcionada por meio de situações caracterizadas pela investigação e que estimulem a curiosidade do educando.

AVALIAÇÕES EXTERNAS : FOCO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Essa opção traz implícita a convicção de que o conhecimento matemático ganha significado, quando os alunos têm situações desafiadoras para resolver e trabalham para desenvolver estratégias de resolução.

REFERÊNCIAS CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. FONSECA, Maria C. F. R.; CARDOSO, Cleusa de A. Educação matemática e letramento: textos para ensinar matemática, matemática para ler texto. In: NACARATO, A. M.; LOPES, C. E. (org). Escritas e Leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares: Área de Ciências da Natureza e Matemática: Educação Básica. Cuiabá: Defanti, 2010. MACHADO, N. J. Matemática e língua Materna: análise de uma impregnação mútua. São Paulo: Cortez, 2001. SMOLE, K. C. S e DINIZ, M. I. Ler escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. SOLÉ, I. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.