Rodas Cantadas Sandra Rhoden Fundação Municipal de Artes de Montenegro (FUNDARTE) ABEM 2006 - Páginas 830 a 833 Gabriela Momesso (8123572)
Objetivos do Trabalho Relatar experiências desenvolvidas durante aulas de musicalização de crianças entre 2 e 10 anos de idade. Locais: Instituto de Educação São José; FUNARTE. Em Montenegro (RS) Resgate do folclore através das rodas cantadas Desenvolver ritmo, melodia, criação, apreciação musical, concentração e expressão vocal e corporal nas crianças
Apresentando a Cena Leva-se em conta o conhecimento das crianças de 4 a 10 anos sobre cantigas de roda Analisar com eles onde e com quem aprenderam estas brincadeiras, além das variantes que se caracterizam pela: dança, canto, mímica, letra, entre outros Ao familiarizar-se com a atividade de maneira prazerosa, é possível inserir outras brincadeiras ainda desconhecidas pelas crianças
Crianças de 2 a 3 anos A atividade com rodas cantadas é iniciada a partir de recursos visuais, tais como fantoches de animais, balões, piões de brinquedos, entre outros. Depois de brincar o(a) professor(a) entoa uma canção, que pode ser "Atirei o pau no gato". Na maioria das vezes, as crianças já conhecem a melodia e acompanham ou a apreciam, até sentirem-se seguras para cantar. Internalizado o canto, inicio a formação de roda para unir ao canto ou movimentos, dependendo da brincadeira
Depoimentos das Crianças Acerca das Atividades "Eu aprendi rodas cantadas com meus amigos" (A - 8 anos) FUNDARTE "É divertido, diferente e eu gosto de brincar" (B - 7 anos) FUNDARTE "A roda cantada é uma música que muita gente conhece, até a minha mãe, foi ela que me ensinou Atirei um pau no gato" (C - 6 anos) FUNDARTE "A gente tem que bota umas pessoas e fazer o mesmo movimento e cantar juntas" (D - 6 anos) IESJ "A gente fica feliz, sente uma alegria no corpo porque a gente brinca" (E - 5 anos) IESJ "Temos que respeitar as diferenças do outro e brincar igualmente"(F - 6 anos) IESJ "Nas rodas cantadas a gente aprende a se amigar mais" (G - 9 anos) IESJ
Considerações Finais Sabe-se que as rodas cantadas desenvolvem noções de organização, concentração, raciocínio, socialização, entre outras. No entanto, vivenciando com as crianças, percebi que as emoções contagiantes e explícitas no ato de brincar, encenam um espetáculo peculiar do mundo infantil. As brincadeiras podem ser analisadas em função de sua importância para o processo de socialização infantil, bem como, para verificar a interação entre as crianças envolvidas, formas de participação, desempenho de papéis, nível de aceitação social de cada participante pelo grupo lúdico, atitudes manifestadas [...] numa perspectiva psicológica, essas brincadeiras podem ser analisadas em função do significado para cada criança, suas expectativas, o grau de esforço que realiza para tornar- se competente em suas ações valorizadas pelo grupo, os papéis (personagens) que desempenha e como desempenha. (GARCIA, MARQUES, 1992, p. 12).