PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM A TEORIA SOCIO-HISTÓRICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
Advertisements

Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:

Questões introdutórias
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
PROJETO: A IMPORTANCIA DOS JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLOGICAS SUPERIORES. Escola de Ensino Liberdade Livre História Continuação ProfessorMestre:
A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.
Eixo 3 – TECNOLOGIA Mapas Conceituais: uma breve revisão CAVELLUCCI, Lia Cristina Barata. FORMADORA JANAINA R. PITAS CEFAPRO DE PRIMAVERA DO LESTE
Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA 1896 – Nasce Lev Semmenovick Vygotsky; 1934 – Morre de Tuberculose; 1962 – Publicação do livro Pensamento e Linguagem.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
Psicologia da Educação
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA PERSPECTIVA PIAGETIANA
Conhecimento humano. Está associado à história da espécie, à história do indivíduo e como esta última é construída dentro da sua cultura.
Carlos Eduardo Rodrigues
A INTERAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Fundamentos das Ciências Sociais
Apresentação Multimédia #28 Tema V | Problemas e conceitos teóricos estruturadores da psicologia Capítulo 1 | Os grandes autores da história da psicologia.
O ensino de História: teoria e prática
Disciplina: Organização e Métodos
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
Personalidade.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Vygotsky - conceitos Luigi granizo Mariana abatayguara Mayara santos
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Piaget e Vygotsky: diferenças e semelhanças
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA Licenciatura em Biologia modalidade EAD.
ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS NA INFÂNCIA
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
Lev Vygotsky Psicologia Histórico-Cultural Ms. Prof. Maristela de Godoy.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa
Piaget, Vygotsky e Wallon
A COMUNICAÇÃO.
Currículos e Programas
Profª. Luciana Eliza dos Santos
Programa de Formação de Professores
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Introdução à Estética.
Áreas da Filosofia.
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS. CIÊNCIA E SENSO COMUM Quantas vezes no dia usamos a PSICOLOGIA? Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários.
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Avaliação Psicológica Nas Organizações Mestre Caroline Garcia.
SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS.
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
Neurociências e a complexidade cerebral na sala de aula
Transcrição da apresentação:

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM A TEORIA SOCIO-HISTÓRICA AMANDA MARTINS SIMÔES (88) 9 9627 7153

Vygotsky empenhou-se em criar uma teoria que abarcasse uma concepção de desenvolvimento cultural do ser humano por meio do uso de instrumentos, em especial a linguagem, tida como instrumento do pensamento.

Os objetivos da Teoria sócio-Histórica: O homem é um ser histórico-social, ou de modo mais abrangente, um ser histórico-cultural. O homem é moldado pela cultura que ele próprio cria.

O indivíduo é determinado nas interações sociais, ou seja, por meio da relação com o outro. É através da linguagem que o indivíduo é determinado e se torna determinante a outros indivíduos.

A atividade mental é exclusivamente humana e é resultante da aprendizagem social, da interiorização da cultura e das relações sociais. O desenvolvimento mental é, em sua essência, um processo sociogenético.

O desenvolvimento é um longo processo marcado por saltos qualitativos que ocorrem em três momentos: -Da FILOGÊNESE (origem da espécie) para a SOCIOGÊNESE (origem da sociedade) -Da SOCIOGÊNESE para a ONTOGÊNESE (origem do homem) -Da ONTOGÊNESE para a MICROGÊNESE (origem do indivíduo único)

A atividade cerebral superior não é simplesmente uma atividade nervosa ou neuronal, mas uma atividade que interiorizou significados sociais derivados das atividades culturais e mediada por signos. A atividade cerebral é sempre mediada por instrumentos e signos.

A linguagem é o principal mediador na formação e no desenvolvimento das funções psicológicas superiores A linguagem compreende várias formas de expressão: Oral, Gestual, Escrita, Artística, Musical e Matemática.

O processo de interiorização das funções psicológicas superiores é histórico, e as estruturas de percepção, a atenção voluntária, a memória, as emoções, o pensamento, a linguagem, a resolução de problemas e o comportamento assumem diferentes formas, de acordo com o contexto histórico da cultura.

A cultura é interiorizada sob a forma de sistemas neurofísicos que constituem parte das atividades fisiológicas do cérebro, as quais permitem a formação e o desenvolvimento dos processos mentais superiores.

A Linguagem, a Aprendizagem e os Instrumentos Psicológicos : Instrumentos Simbólicos A linguagem A aprendizagem

Instrumentos Simbólicos: Para Vygotsky, os signos (a linguagem simbólica desenvolvida pela espécie humana) têm um papel similar ao dos instrumentos: Tanto os instrumentos de trabalho quanto os signos são construções da mente humana, que estabelecem uma relação de mediação entre o homem e a realidade.

Instrumentos Simbólicos (cont.): Por esta similaridade, Vygotsky denominava os signos de instrumentos simbólicos, com especial atenção à linguagem, que para ele configurava-se um sistema simbólico fundamental em todos os grupos humanos e elaborado no curso da evolução da espécie e história social.

A linguagem: A linguagem é uma espécie de “cabo de vassoura” muito especial, capaz de transformar decisivamente os rumos de nossa atividade. Quando aprendemos a linguagem específica do nosso meio sociocultural, transformamos radicalmente os rumos de nosso próprio desenvolvimento.

A linguagem (cont.): Assim, podemos ver como a visão de Vygotsky dá importância à dimensão social, interpessoal, na construção do sujeito psicológico. As suas pesquisas sobre aprendizagem tiveram na sua maior parte enfoque na Pedagogia.

A linguagem (cont.): Os processos de desenvolvimento chamaram a atenção de Vygotsky, que sempre procurou o aparecimento de novas formas de organização psicológica, ao invés de reduzir a estrutura de aprendizagem a elementos constitutivos.

A linguagem (cont.): Na área educacional, a influência de Vygotsky também vem crescendo cada vez mais, dando origem a experiências mais diversas. Não existe um método Vygotsky. Como Piaget, o psicólogo bielo-russo é mais uma fonte de inspiração do que um guia para os pedagogos. .

A aprendizagem: Vygotsky utiliza alguns conceitos na área do desenvolvimento da aprendizagem. Um dos conceitos mais importantes é o de Zona de Desenvolvimento Proximal, que se relaciona com a diferença entre o que a criança consegue realizar sozinha e aquilo que, embora não consiga realizar sozinha, é capaz de aprender e fazer com a ajuda de uma pessoa mais experiente (adulto, criança mais velha ou com maior facilidade de aprendizado, etc.).

A aprendizagem (cont.): A Zona de Desenvolvimento Proximal é, portanto, tudo o que a criança pode adquirir em termos intelectuais quando lhe é dado o suporte educacional devido. Este conceito será, posteriormente desenvolvido por Jerome Bruner, sendo hoje vulgarmente designado por etapa de desenvolvimento.

A aprendizagem (cont.): Outra contribuição de Vygotsky foi a relação que estabelece entre pensamento e linguagem. Entre suas contribuições a esse tema destacam a formação de conceitos e a compreensão das funções mentais enquanto sistemas funcionais, sem localização específica no cérebro de grande plasticidade e dinâmica variando ao longo da história da humanidade e do desenvolvimento individual.

A aprendizagem (cont.): Concepção essa que foi posteriormente bem desenvolvida e demonstrada do ponto de vista neuropsicológico por seu discípulo e colaborador A. R. Luria.

A aprendizagem (cont.): Outro conceito importante da obra de Vygostsky é o conceito de síntese. O autor define a síntese não apenas como a soma ou a justaposição de dois ou mais elementos, e sim como a emergência de um produto totalmente novo gerado a partir da interação entre elementos anteriores.

A aprendizagem (cont.): Vygotsky particulariza o processo de ensino e aprendizagem na expressão obuchenie, uma expressão própria da língua russa que coloca aquele que aprende e aquele que ensina numa relação interligada.

A aprendizagem (cont.): A ênfase em situar quem aprende e, aquele que ensina como partícipes de um mesmo processo corrobora com outro conceito chave na teoria de Vygotsky, a mediação, como um pressuposto da relação eu-outro social.

A aprendizagem (cont.): A relação mediatizada não se dá pelo outro corpóreo necessariamente, mas pela possibilidade de interação com signos, símbolos culturais e objetos. Um dos pressupostos básicos é que o ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro. A aprendizagem relaciona-se ao desenvolvimento desde o nascimento, sendo a principal causa para o desabrochar do desenvolvimento do ser.