Carlos Eduardo Rodrigues

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pauta Leitura reflexiva; Conclusão do Plano Anual da Escola; Dificuldade para aprendizagem; Café; Data de entrega do Plano de Ensino; Sala do Acessa –
Advertisements

A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.
Copyright © 2016 Author Júlia Stocco Sanches Valentin Júlia Stocco Sanches Valentin 1, 2 ; Lívia Stocco Sanches.
Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.2010 Monitoramento Cognitivo para.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
PSICOPEDAGOGIA Msc. Luciene de O. Vieira.. O fracasso é do aprendente ou do ensinante.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional
IFAC1 Hardware e software.
Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM A TEORIA SOCIO-HISTÓRICA
PNL Programação Neurolinguística CURSO COMPLETO
PLANEJANDO O AMBIENTE DE SERVIÇO
Memória Cleber Matos.
A TEORIA EPISTEMOLÓGICA GENÉTICA
Jogos, brinquedos e desenvolvimento
PNL Programação Neurolinguística CURSO COMPLETO
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Orientações curriculares – 3° Ciclo Ensino de História
Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
I ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Apresentação Multimédia #15 Tema II | EU Capítulo 2 | A emoção
Planejamento.
Apresentação Multimédia #10 Tema II | EU Capítulo 1 | A cognição
Personalidade.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Sistemas de Informação EM MARKETING
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
Disciplina: Sistemas de Informação
Comportamentos Organizacionais
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 3 Prof
PNL Programação Neurolinguística CURSO COMPLETO
Organização e Arquitetura de Computadores 2º Semestre Aula 1 Prof
Visão Cognitiva e Informação
OBJETIVO: 1.Produzir um novo estilo de vida (Vida Super Abundante) 2.Reprogramar suas crenças limitantes e potencializar suas crenças (Eliminar Entraves.
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
5 SENTIDOS Página 345.
Métodos e técnicas em psicologia
GRUPOS.
Didáctica da Matemática: teorias de aprendizagem
Comportamento Humano nas Instituições de saúde
Teoria Social Cognitiva
Constructos Básicos Me. João Camilo de Souza Jr..
SISTEMA LÍMBICO EMOÇÕES.
Aprendizado & Memória.
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
Paisagens 6º Ano.
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
Métodos e técnicas em psicologia
A COMUNICAÇÃO.
Gestão da Logística de Distribuição
PSICOFISIOLOGIA Aula 4- Aprendizagem e memória.
Profª. Luciana Eliza dos Santos
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Seminário Educação Informal e Não-Formal. A educação de modo geral prepara o ser humano para o desenvolvimento de suas atividades no percurso de sua vida.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Introdução à Estética.
Principais Contextos do Uso Atual de Testes Profa. Greici Macuglia.
Áreas da Filosofia.
Conceito de Hardware e Software. Hardware Hardware – São os dispositivos físicos de um Computador (placas mãe, memorias auxiliar e principal, periféricos.
Processos cognitivos: A Perceção
Programação Dinâmica (PD)
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Funções Mentais Superiores Base para o Estudo do Comportamento Humano Percepção Atenção Memória Linguagem Pensamento Emoção.
Transcrição da apresentação:

Carlos Eduardo Rodrigues Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014

Processos básicos do comportamento humano Unidade I – Desenvolvimento e aprendizagem Processos básicos do comportamento humano Processos psicológicos básicos

Funções mentais como sensação, percepção, atenção, memória, pensamento, linguagem, motivação e aprendizagem, são caracterizadas na psicologia como “Processos Psicológicos Básicos”. Essas funções derivam tanto das interações de processos inatos quanto de processos adquiridos, junto a relações do individuo de experiência e vivência com o meio. Apesar das distinções desses processos é por meio de sua relação e influência que se pode compreender a dinâmica da mente, pois eles interagem e até dependem de outros processos. Algumas das funções mais estudadas nos processos psicológicos básicos são:

Memória: Capacidade que permite a codificação, o armazenamento e recuperação de dados. De forma resumida a memória pode ser dividida em três processos: Codificação: Envolve o processo de entrada e registro inicial da informação e a capacidade de mantê-la ativa para o processo de armazenamento. Armazenamento: Envolve a manutenção da informação codificada pelo tempo necessário para que possa ser recuperada e utilizada quando evocada. Evocação ou reprodução: Caracterizada pela recuperação da informação registrada e armazenada, para que possa ser usada por outros processos cognitivos como pensamento, linguagem e etc.

A memória ainda pode ser classificada como memória de curto prazo, memória de longo prazo, autobiográfica, episódica e sensorial. A perda ou dificuldade de armazenamento ou recuperação de informações é conhecida como amnésia e deve ser tratada sendo comum em casos de lesões e traumas de diferentes espécies. Emoção: É um estado mental subjetivo associado a uma ampla variedade de sentimentos, comportamentos e pensamentos. Ela desempenha um papel central nas atividades humanas, já que as emoções alteram a atenção e o nível do comportamento resultando em diferentes respostas do indivíduo. Pode ser considerada como uma espécie de depósito de influências aprendidas e inatas.

Pensamento:  É a capacidade de compreender, formar conceitos e organizá-lo.  Estabelece relações entre os conceitos por meio de elementos de outras funções mentais (como as vistas anteriormente), além de criar novas representações, ou seja, novos pensamentos. O pensamento possibilita a associação de dados e sua transformação em informação estando consequentemente associado com a resolução de problemas, tomadas de decisões e julgamentos.

Linguagem: A Linguagem é a capacidade de receber, interpretar e emitir informações ao ambiente. Por meio da linguagem podem-se trocar informações e desenvolver formas de compreensão e de expressão. A linguagem reflete a capacidade de pensamento, então se uma pessoa tiver um transtorno de pensamento sua linguagem poderá ser prejudicada. Junto aos processos cognitivos é que a linguagem se desenvolve e se as habilidades das funções mentais são crescentes assim os recursos linguísticos também serão.

Sensação: A sensação é a resposta sensorial ou objetiva ao estimulo do meio ela detecta a experiência sensorial básica por meio dos sons, objetos, odores e etc. Desse modo, essa função pode classificada como sendo de natureza objetiva.

Percepção:  Refere-se a capacidade de captar os estímulos do meio para processamento da informação. Os órgãos dos sentidos são responsáveis pela captação das informações, ou seja, o processamento cerebral depende da visão, olfato, tato e etc. Ela é considerada uma característica subjetiva, diferentemente da sensação que é classificada como sendo objetiva.