Professora Ana Paula Cossmann Ms

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Transcrição da apresentação:

Professora Ana Paula Cossmann Ms MERCADOLÓGICA II Professora Ana Paula Cossmann Ms

Referência utilizada

O QUE É COMUNICAÇÃO? Comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, idéias, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas. Sem a comunicação, cada um de nós seria um mundo isolado. Comunicar é tornar comum, podendo ser um ato de mão única, como transmitir (um emissor transmite uma informação a um receptor), ou de mão dupla, como compartilhar (emissores e receptores constroem o saber, a informação, e a transmitem). Comunicação é a representação de uma realidade. Serve para partilhar emoção, sentimento, informação. BORDENAVE (2002)

O QUE É COMUNICAÇÃO DE MARKETING?

COMUNICAÇÃO DE MARKETING “É o meio pelo qual as empresas buscam informar, persuadir e lembrar os consumidores – direta ou indiretamente – sobre os produtos e marcas que comercializam. Num certo sentido, a comunicação de marketing representa ‘a voz’ da marca e é o meio pela qual ela estabelece um diálogo e constrói relacionamento com os consumidores.” (KOTLER; KELLER, 2006, p. 532)

O modelo AIDA A= Atenção - Consiste em chamar a atenção daqueles que irão receber à mensagem. Este modelo acredita que somente assim poderemos evitar que a mensagem seja ignorada. I = Interesse - Após chamar a atenção os esforços serão em manter o interesse dos consumidores em continuar a receber a mensagem. D = Desejo - Despertar o desejo de compra nos consumidores será a próxima etapa, onde esta dependerá diretamente dos dois primeiros passos. A = Ação - O quarto e último passo é o que consiste em levar os consumidores a agirem de forma a comprar. É o objetivo principal deste modelo de comunicação.

O modelo AIDA é um dos mais aceitos dentre os modelos de comunicação existentes. Além da sua eficácia na área do marketing este também poderá ser aplicado em quase todos os campos da comunicação. Ele não se aplica somente à comercialização de produtos ou serviços, mas também nos será muito valioso quando o objetivo for a venda de uma idéia ou conceito.

Resumindo::

-Comunicação digital (comunicação nas novas mídias) AÇÕES DE COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA -Propaganda -Promoções de venda -Merchandising -Eventos -Televendas -Venda pessoal -Product placement (técnica de incorporar marcas em filmes em troca de dinheiro; e propaganda tie in (em intervalos de programas de televisão, são os mais caros) -Comunicação digital (comunicação nas novas mídias) (YANAZE, 2011)

Exemplo kit kat - Japão uma versão especial para essa ocasião, chamada Kit Mail (キット メール), que possui a embalagem em forma de cartão postal, e pode ser enviada pelo correio. O Kit Mail pode ser comprado nas próprias agências dos correios e na embalagem tem espaços específicos para escrever uma mensagem e colocar o selo.

COMUNICAÇÃO DE MARKETING (KOTLER; KELLER, 2006)

COMUNICAÇÃO DE MARKETING (KOTLER; KELLER, 2006)

REFERÊNCIAS: BORDENAVE, Juan Díaz. O que é comunicação. 27ª  ed. São Paulo: Brasiliense, 2002. FARRIS, Paul W. et al. Métricas de Marketing. Porto Alegre: Bookman, 2007. HUTTON, J.G. Integrated marketing communications and the evolution of marketing thought. Journal of Business Research, 37, 155-162, 1996. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin. Administração de Marketing. 12a edição. São Paulo: Pearson, 2006. LIMEIRA, Tânia Maria Vidigal. Administração das Comunicações de Marketing. Em: Vários autores. Gestão de Marketing. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2005. MARTIN, Roger. A era do capitalismo do cliente. Harvard Business Review, Volume 88 (Janeiro-Fevereiro 2010). STEWART, David W. Market-back approach to the design of integrated marketing communications programs: a change in paradigm and focus on determinats of success. Journal of Business Research, n. 37, p. 147-153, 1996.