ANÁLISE ESTRATÉGICA (SWOT/PESTAL)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
III – ANÁLISE AMBIENTAL
Advertisements

ANÁLISE SWOT Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) Threats (ameaças)
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Análise SWOT Strength (Força) Weakness (Fraqueza)
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
Nome da empresa Plano de Marketing
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
FORMACAO SINDICAL SOBRE O REFORCO DAS CAPACIDADES EM MATERIA DE ORGANIZACAO Centro Internacional de Formação – Turim - Itália 13 de setembro a 08 de outubro.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
ESTRATÉGIA DA ESCOLA JUDICIAL 2015/2020 AVANÇA EJUD.
Alexandre Feustel Baehr. Sequência da Apresentação Introdução e Objetivos Fundamentação teórica Especificações da ferramenta Desenvolvimento e Operacionalidade.
Diagnóstico Institucional Participativo. Por que planejar?  Definir quais são os objetivos, como atingi-los da melhor maneira;  Para coordenar os esforços.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
Prof Adm Dilcimar G. Araújo CRA-MG /D.  Organizações de todos os portes Prof. Adm Dilcimar G Aaújo Análise SWOT2.
Conferência de Avaliação do PDI 2014/2018 do IFB Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional - PRDI Pró-Reitor(a): Diretor(a)/Coordenador(a) A: Diretor(a)/Coordenador(a)
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESA IDENTIDADE Quem somos? Onde estamos? SITUAÇÃO CONTEXTUAL Por que estamos Por que estamos Aqui? Aqui? DECISÃO DE RUMO.
Conferência de Avaliação do PDI 2014/2018 do IFB Apresentação da DRGP Diretor(a):... Coordenador(a) A:... Coordenador(a) B:... MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto.
Luciana Rodrigues Borges – Liduina Bezerra de souza
Brasil 2035 Oficina avaliação estratégica dos cenários
PLANEJAMENTO Análise SWOT.
Ferramentas de Análise
CBD0264 Informação, Ciência e Tecnologia
PLANEJAMENTO DO TRABALHO MAÇÔNICO
#CORRERIA.
Pró – Reitoria de Desenvolvimento Institucional
Os efeitos da PEC do teto de gastos sobre os estados
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
Administração Estratégica
Matriz BCG para análise de Portfólios de Produto
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
Controladoria Financeira
Construindo Portfólio de Projetos
DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5
Jardim Botânico Rio de Janeiro, 13 de abril de 2017
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Planejamento.
O uso do tempo pelos executivos
Definição da Estratégia Organizacional
DISCIPLINA: PESQUISA DE CAMPO III Prof. Francisco E. B
Aula II – Diagnóstico Estratégico
Sistema de Gestão Econômica:
Roteiro de Planejamento Estratégico
Gestão de Negócios aula 2
Modelo de Planejamento Estratégico
Pontos Fortes Pontos Fracos Plano Estratégico.
Treinamento.
Gestão Estratégica na Eletrobras Distribuição
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Tático (continuação do planejamento tático do HRPA)
Gestão da Qualidade 2º período
Planejamento Estratégico DAMOL
PLANEJAMENTO DE R.H. Profª Ana Lana.
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
DIAGNÓSTICO Processo de analisar a situação, o problema, o grupo que o projecto terá como objecto; Fase operativa da acção - Visão partilhada da realidade;
Comunicação da Estratégia
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
METODOLOGIA DE APRESENTAÇÃO DO PDI
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: tipologia, processo e aspectos da prática AULA Profº Paulo Martins.
Consultoria e Assessoria em Planejamento Estratégico PROPOSTA COMERCIAL Grupo de Negócio | Tecnologia Aplicada para Empresas do Futuro.
Análise de Demandas Regionais
PLANO DE CARREIRA Tristana Cezaretto.
MESA 2 SÃO VICENTE. MESA 2 SÃO VICENTE PFM-RF e Planejamento Estratégico A ferramenta pode ser um recurso adicional no processo de planificação estratégica.
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE ESTRATÉGICA (SWOT/PESTAL) Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) STEINBEIS-SIBE do Brasil

Análise Estratégica – Objetivos e Produtos 1. Objetivo do workshop Subsidiar o planejamento estratégico do IFRJ, realizando, de forma participativa, a análise estratégica de seu ambiente considerando os aspectos internos e externo da organização.  2. Produtos do workshop Análise do ambiente interno e externo (considerando os aspectos Políticos, Econômicos, Sociais, Tecnológicos, Ambientais e Legais). Priorização dos aspectos internos e externos.

Análise Estratégica – Programação Atividades Horário Abertura do workshop 09h00-09h15 Alinhamento conceitual 09h15-09h30 Análise Estratégica: elaboração do painel 09h30-10h30 Análise Estratégica: 1ª visita 10h30-11h15 Análise Estratégica: 2ª visita 11h15-12h00 ALMOÇO 12h00-14h00 Análise Estratégica: 3ª visita 14h00-14h45 Consolidação da Análise Estratégica 14h45-15h30 Encerramento 15h30-16h00

Estrutura Analítica do Projeto

Análise Estratégica – Conceitos "Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças“. (SUN TZU, 500 a.C.)

Análise Estratégica – Conceitos É uma ferramenta que permite investigar o ambiente externo da organização em pontos específicos. A análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats, em português - Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) é uma maneira bastante eficiente de identificar os pontos fortes e fracos de uma organização, bem como examinar as oportunidades e as ameaças que poderão ser enfrentadas no seu ambiente de atuação.

Análise do Ambiente Interno Análise das características internas da organização vai revelar, sob um ponto de vista estratégico, as forças e fraquezas, bem como, permite identificar as suas causas. Forças Forças são fenômenos ou condições internas capazes de auxiliarem, por longo tempo, o desempenho ou o cumprimento da Missão e dos objetivos. Fraquezas Fraquezas são situações, fenômenos ou condições internas, que podem dificultar a realização da Missão e o cumprimento dos objetivos.

Análise do Ambiente Externo Permite construir uma visão integrada das principais tendências de curto, médio e longo prazos do contexto de atuação, sinalizando as oportunidades e ameaças, no cumprimento de sua Missão e na construção de sua Visão de Futuro. Oportunidades Oportunidades são fatores externos à organização, atuais ou potenciais, que podem impactar positivamente sua missão, seus objetivos e/ou seu desempenho. Ameaças Ameaças são fatores externos à organização, atuais ou potenciais, que podem impactar negativamente sua missão, seus objetivos e/ou seu desempenho.

Análise do Ambiente Externo – Análise PESTAL

Análise Estratégica – Método de Trabalho Os grupos terão 40” para elaborar o painel; Eleger um coordenador e um relator. Os demais participantes do grupo serão denominado “flutuantes” e migrarão por todos os painéis. As visitas terão 20min, os visitantes apontarão sugestões a serem trabalhadas pelo grupo original. A ultima rodada será para PRIORIZAÇÃO das contribuições;