Leonardo da Luz Dorneles Coordenadora: Magalí Teresinha Longhi

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Advertisements

Espaço Colaborativo do Conselho Editorial do Ministério da Saúde - Coned.
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
CAMINHOS PARA EAD 57ª REUNIÃO DO GDFAZ. Objetivos Reunir informações que possibilitem às administrações fazendárias iniciar ações de capacitação e comunicação.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Promovendo a escrita em inglês por meio de mídia eletrônica: o uso de Wikis em Datas Comemorativas 4o. Encontro USP – Escola/ JULHO – 2012 Coordenadora:
Projeto Multimídia. Tema Animação Linear; Animação Não-Linear; Narrativa Linear; Narrativa Multimídia; HQ – Interativa; Games – Jogo Eletrônico; Interface.
A MAQUETE CARTOGRAFICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS. Rubernéia da Silva de Oliveira -
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
Fábrica de Software.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
DESIGN DIDATICO DIGITAL
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo
METODOLOGIA DE PESQUISA
MENTORING DOCENTE Prof. Janes F Tomelin Profa. Karina N Tomelin.
Bourdieu Poder Simbólico.
Leitura na escola e na comunidade
Estrutura do Projeto de Pesquisa
Prof. Dr. Carlos Cyrne Out
Para onde estão indo nossos alunos?
Planejamento de estratégias:
Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
30anos CENPEC.
A decisão de Concessão de Crédito
Treinamento e Desenvolvimento
Avaliação Formativa em Ambientes de EaD
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Laboratório de Ensino de Matemática a Distância
FÉNIX EBSSMA PRÓ-SUCESSO 2015/2016.
Projeto de Segurança da Informação
Aceleradoras de Startup
Recolha e análise de dados
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ
Defesa de dissertação de mestrado Mestrando: Maurício Gregianin Testa
UM ESTUDO SOBRE A GESTÃO DO CONHECIMENTO COM PROFESSORES EAD
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
A IMPORTÂNCIA DA PADRONIZAÇÃO VISUAL E ESCRITA NAS COMUNICAÇÕES REALIZADAS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Leonardo Spaine Head de Tutoria UNICESUMAR.
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SURDEZ NO ENSINO FUNDAMENTAL Érica Rochelli Dos Santos RIBEIRO - Aluna do oitavo bloco do curso de Pedagogia Cleidinalva.
Brechó 2.0: Uma Ferramenta para Apoiar a Gerência de Reutilização
Resultados e Discussão
Mobile Learning e Pensamento Computacional:
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico UO:CAMPO GRANDE 05/12/2018 Conselho de Classe.
6-METODOLOGIA DE PESQUISA EM PSICOLOGIA 2
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO METODOLOGIA
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Contextualização: escola e alunos
1º Ciclo de Trabalhos Usuários da Informação ECI/DCC - UFMG
Cursos Graduação Bacharelado em Administração Enade 4
Orientações para elaborar o portfólio
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

Leonardo da Luz Dorneles Coordenadora: Magalí Teresinha Longhi Construção de um framework para a recomendação de estratégias pedagógicas baseada nas interações sociais em ambientes virtuais de aprendizagem. Leonardo da Luz Dorneles Coordenadora: Magalí Teresinha Longhi

Objetivo Geral do Projeto Desenvolver um recurso tecnológico no ambiente virtual de aprendizagem ROODA que recomende estratégias pedagógicas a partir das interações sociais que se desenvolvem em um ambiente virtual de aprendizagem.

Objetivos Específicos deste trabalho Atualizar a ferramenta sociométrica desenvolvida no âmbito do Edital SEAD 21. Desenvolver mapas sociométricos para as categorias de informações sociais de modo que a análise quantitativa possa sugerir estratégias pedagógicas. 

Metodologia do Projeto SEAD 23 Finalizado Grupo Pedagógico Grupo Técnico Em construção Grupo Pedagógico Em implementação e testes Grupo Técnico Grupo Pedagógico Esperando validação etapa anterior Grupo Pedagógico Grupo Técnico Em congressos e salão do ensino Grupo Pedagógico Grupo Técnico

Referencial Teórico Interação social: “caracteriza-se por trocas que podem gerar, por sua própria realização, uma tensão, uma perturbação” (Macedo, 2005, p.80).  Na perspectiva interacionista, essa perturbação é o que gera  a construção de conhecimentos mais complexos. Isto é, modifica e constitui o sujeito. Sociometria: Ferramenta analítica para estudo de interações entre grupos (Moreno, 1972; 2008). Categorias de informações sociais elencadas para o estudo:  Colaboração; Popularidade; Agrupamento; Distanciamento social do aluno em relação à turma e pela turma; Ausência.

Etapas da Implementação Levantamento dos comportamentos sociais dentro do AVA ROODA a partir da base teórica: Definição dos cálculos necessários para cada categoria de informação social: Atualização do framework de construção do mapa sociométrico (anteriormente era o GraphViz, atualmente o D3JS). Desenvolvimento de rotinas para a visualização de mapas sociométricos para cada categoria de informação social.

Comportamentos sociais ETAPA 1 da fase de implementação do Projeto SEAD 23 Comportamentos sociais Verificação de resposta enviada para mensagem recebida. Verificação de quantas mensagens um aluno enviou para um determinado colega, grupo de colegas ou toda a turma Verificação se o aluno recebe muitas mensagens em relação ao restante da turma Verificação com quem o aluno mais se comunica; Verificação se o aluno comenta o material disponibilizado pelos colegas Verificação se o aluno entra nas ferramentas disponibilizadas pelo professor Etc

Cálculo das Categorias Sociais ETAPA 2 da fase de implementação do Projeto SEAD 23 Cálculo das Categorias Sociais Colaboração: Um aluno é colaborativo se o grau de colaboração dele é maior do que a média de colaboração da turma. Popularidade: Um aluno é popular se o grau de popularidade dele é maior do que o grau de popularidade de seus colegas; Agrupamento; Um aluno pertence a um grupo informal quando as interações entre dois ou mais colegas se tornam constante no decorrer da disciplina. Distanciamento social do aluno em relação à turma: Um aluno está distanciado socialmente em relação à turma quando ele recebe interações de colegas, mas não responde. Distanciamento social do aluno pela turma: Um aluno é distanciado pela turma quando ele solicita interação, mas a turma não responde. Ausência: Um aluno é ausente quando ele não entra na disciplina, ou quando entra, não acessa nenhuma ferramenta disponibilizada pelo professor.

Ferramenta de implementação - D3js ETAPA 3 da fase de implementação do Projeto SEAD 23 Ferramenta de implementação - D3js

Ferramenta de implementação - D3js Ferramenta Open-Source para visualização de dados; Muita liberdade para criar; Aprendizagem facilitada pelos muitos exemplos encontrados na internet; Javascript, CSS, SVG, HTML.

Desenvolvimento dos Mapas Sociométricos ETAPA 4 da fase de implementação do Projeto SEAD 23 Desenvolvimento dos Mapas Sociométricos Funcionalidades do Mapa Social Fórum Contatos Bate -Papo A2 Biblioteca (comentários) Webfólio (comentários)

Layout de configuração do Mapa Social período de análise cores dos participantes níveis de relevância das funcionalidades o professor escolhe os alunos, monitores ou grupos que irão ser analisados

Layout do sociograma de interações no Mapa Social

Layout do sociograma de interações no Mapa Social

Estágios de desenvolvimento do Mapa Social Atual: implementação dos cálculos das categorias Agrupamento e Popularidade; Futuro:  Ajustes no design de apresentação dos sociogramas; Implementação de recurso para a recomendação de estratégias pedagógicas em discussão pelo Grupo Pedagógico.

Muito obrigado pela atenção!!