Objetivos e Metas de Marketing

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Transcrição da apresentação:

Objetivos e Metas de Marketing Aula 8

Conceitos de objetivos e metas de marketing

Exemplo de objetivos e metas de marketing

Exemplo de objetivos e metas de marketing (cont.) No 1º trimestre  aumentar em 2%. No 2º trimestre  aumentar em 3%. No 3º trimestre  aumentar em 3%. No 4º trimestre  aumentar em 7%.

Exemplo de objetivos e metas de marketing (cont.)

Exemplo de objetivos e metas de marketing (cont.)

Relacionamento entre os objetivos de marketing e os objetivos empresariais A partir dos objetivos da organização, marketing deve estabelecer os seus próprios objetivos de forma que, a partir deles, contribua para o atingimento daqueles. Os objetivos de marketing podem ser exatamente os mesmos da organização, pois as empresas orientadas para o mercado, privilegiam os objetivos de marketing.

8 Exemplo do relacionamento entre missão e fixação de objetivos na UEN “Biscoitos” de uma grande empresa de alimentos Definições da Unidade Estratégica de Negócio Negócio Biscoitos. Missão Proporcionar produtos que satisfaçam o gosto dos consumidores brasileiros, com qualidade compatível com o posicionamento estratégico da companhia. Objetivos Obter lucratividade acima da média do mercado. Possuir a maior participação de mercado. 8

Definições do marketing da Unidade Estratégica de Negócio “Biscoito” 9 Exemplo do relacionamento entre missão e fixação de objetivos na UEN “Biscoitos” de uma grande empresa de alimentos (cont.) Definições do marketing da Unidade Estratégica de Negócio “Biscoito” Objetivos Obter 15% de lucratividade em cada linha de produtos no próximo ano. Obter 35% de participação no mercado de consumidores de biscoitos no próximo ano. 9

Bases para a definição de objetivos de marketing

Bases para a definição de objetivos de marketing (cont.) 11 Bases para a definição de objetivos de marketing (cont.) Missão É a concepção do(s) proprietário(s) ou do executivo principal sobre o negócio, seu propósito de existência e seu direcionamento de longo prazo. 11

Bases para a definição de objetivos de marketing (cont.) 12 Bases para a definição de objetivos de marketing (cont.) Política Diz respeito à definição da intenção geral da empresa ou uma posição definida para guiar e regular as ações e decisões de grandes impactos. 12

Bases para a definição de objetivos de marketing (cont.) 13 Bases para a definição de objetivos de marketing (cont.) Direcionamento estratégico Refere-se ao conjunto de conceitos supra-apresentados e aos seus relacionamentos. 13

Bases para a definição de objetivos de marketing (cont.) 14 Bases para a definição de objetivos de marketing (cont.) Visão É a tradução do que a empresa será ou como quer ser reconhecida. 14

Bases para a definição de objetivos de marketing (cont.) 15 Bases para a definição de objetivos de marketing (cont.) Princípios São as crenças, códigos de ética etc. da empresa. 15

Bases para a definição de objetivos de marketing (cont.) 16 Bases para a definição de objetivos de marketing (cont.) Valores São as características, as virtudes e as qualidades da empresa. 16

Procedimentos na definição dos objetivos de marketing Focar os recursos materiais Considerar os produtos fabricados Considerar os eventos e atividades envolvidas no negócio Enfatizar o tipo de público no negócio Considerar as diversas partes do processo do negócio Analisar as necessidades envolvidas na gestão do negócio

Objetivos e metas de uma Unidade Estratégica de Negócios

Fatores que influenciam a determinação dos objetivos de marketing Missão, visão e valores Interesses dos proprietários/ acionistas Objetivos e Metas Ambiente externo Ambiente interno

Tipos de objetivos de marketing 20 Tipos de objetivos de marketing Objetivos não-financeiros Objetivos de marketing (compreende os financeiros) 20

Tipos de objetivos de marketing (cont.)

Tipos de objetivos de marketing (cont.) -

Tipos de objetivos de marketing (cont.)

Níveis dos objetivos de marketing

Níveis dos objetivos de marketing (cont.)

Problemas relacionados a definição dos objetivos de marketing Falta de credibilidade, motivação ou exeqüibilidade Apresenta poucas informações Objetivos definidos desconsiderando-se outras opções Desapontamentos dos envolvidos na definição dos objetivos Compreensão inadequada da vontade competitiva Divergentes em relação aos valores da empresa

Critérios para o funcionamento do sistema de objetivos de marketing Sejam organizados hierarquicamente, do mais ao menos importante Sejam estabelecidos em termos quantitativos, sempre que possível Sejam realistas Sejam consistentes no conjunto

Principais características dos objetivos de marketing

Revisão e ajustes dos objetivos 29 Revisão e ajustes dos objetivos de marketing 29

Revisão e ajustes dos objetivos 30 Revisão e ajustes dos objetivos de marketing (cont.) 30