Aedes aegypti, alfabetização científica e oficinas temáticas na educação de jovens e adultos interventiva Sheila dos Santos Rodrigues (Faculdade UnB.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação em EaD: desafios e possibilidades
Advertisements

ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação)
Título do Projeto Nome do coordenador Faculdade/Centro... Instituição Executora Edital Aprovado INSERIR AQUI LOGO DA INSTITUIÇÃO EXECUTORA DO PROJETO.
Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
Mesa redonda: Implicações do PIBID na prática pedagógica do professor supervisor Professores Supervisores: Ivanise Arcanjo Diniz Samuel Almeida de Jesus.
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
PROJETO: COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI DIGA SIM À SAÚDE – 2016.
Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Coordenação do Curso de Física O Plano de aula Prof.: Robert Saraiva Matos.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO RESSACA
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
2ª Oficina Formação de Gestores Escolares
Paulo Vinícius Rampinelli
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
O jogo de me ver é te ver jogando:
FORMAÇÃO DO PROGRAMA Chão da escola 07 e 08 de junho
Minha terra encanta o mundo inteiro
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PROBLEMATIZAÇÃO/ JUSTIFICATIVA
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
XXII Workshop de Informática na Escola (WIE)
TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO
Universidade Federal do Espírito Santo
Observações: CALENDÁRIO ESCOLAR 2017 LEGENDA: Dias Letivos em 2017
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
O uso de mídia social como ferramenta motivacional para a disciplina na modalidade a distância: Fortaleza/CE - Abril/2016 Alexandre Guimarães Bezerra Cavalcante.
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Jovens Empreendedores
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Análise e Observação Institucional
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
PRÁTICA DOCENTE DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Cíntia Alves Sanches, Patrícia Cristina Silveira, Alexandre Lins.
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
APRESENTAÇÃO MARCONDES MARIANO DA SILVA DOUTORANDO EM ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA; MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS; ESPECIALISTA EM METODOLOGIA DO ENSINO;
João Pessoa/PB, 21 de março de 2018
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Provocar e gerir discussões a partir da análise dos resultados da avaliação diagnóstica do Programa Mais Alfabetização, articulando com as habilidades.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Cinema e Educação Tudo que Aprendemos Juntos
O PIBID COMO AGENTE TRANSFORMADOR
AVALIAÇÃO POR PARES E METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Maria Zilvaneide de Paula Lima
PROJETO DE ATIVIDADE DOCENTE EREM JOAQUIM NABUCO
Realizar Formação Continuada
Disciplina: MAF – 1175 Estágio Supervisionado IV
Semana de iniciação científica da UFMG
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
OFICINA SEXUALIDADE: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO E DISCUSSÃO
Chamada Forma-Engenharia
A importância da Ed. Física no Desenvolvimento Motor na Escola Publica e na Escola Privada do Ensino Fundamental.
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
UFSC EM NÚMEROS 2009 – 2018.
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Aedes aegypti, alfabetização científica e oficinas temáticas na educação de jovens e adultos interventiva Sheila dos Santos Rodrigues (Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, Planaltina, DF) Lidia Moreira de Lima (Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, Planaltina, DF) Katia Milene Pereira C. de Jesus (Secretaria de Educação do Distrito Federal, Planaltina, DF) Mario Sergio Aguiar (Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, Planaltina, DF) Adriana  Pereira Alves (Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, Planaltina, DF) Helma Salla (Universidade Estadual de Goiás, Secretaria de Educação do Distrito Federal)

INTRODUÇÃO Alfabetização Científica Educação de Jovens e Adultos Interventiva Ensino Médio (EJAI) Oficinas Temáticas

METODOLOGIA Pesquisa qualitativa, com delineamento em pesquisa-ação.

METODOLOGIA Participantes: 10 estudantes com deficiências e/ou transtornos matriculados no Programa Educação de Jovens e Adultos Interventiva (EJAI), Ensino Médio. Procedimentos de construção de dados Foram 5 oficinas temáticas, ao todo, com duração de 4 horas cada, totalizando 20 horas de trabalho coletivo. Considerando a dinâmica da pesquisa-ação, havia o processo de planejamento e avaliação das atividades desenvolvidas junto com os estudantes, professores e pesquisadores. As oficinas foram fotografadas e gravadas em áudio e também foram construídos diários de campo.

METODOLOGIA  A análise de dados, feita pela análise de conteúdo, permitiu a construção de 4 categorias de análise: alfabetização científica; motivação e interesse; colaboração; desenvolvimento do potencial criativo.

METODOLOGIA- AS OFICINAS TEMÁTICAS 1 - Aedys, que bicho é esse? O objetivo desta oficina foi observar se os alunos possuíam um conhecimento prévio sobre o mosquito Aedes aegypti e como eles tiveram acesso a essas respectivas informações.

2 - A armadilha O objetivo da armadilha foi acompanhar o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti e apontar se ele estava presente na escola ou na residência dos estudantes.

3 - O modelo do mosquito O modelo do mosquito foi realizado com os alunos para melhor compreensão de conteúdos sobre o aspecto do mosquito, já estudados em sala de aula.

4 - O repelente O repelente foi usado como forma de prevenção continuada, já que prevenir é uma das melhores formas de evitar a proliferação da dengue.

5 - Teatro “Ao buscar soluções criativas e imaginativas na construção de cenas, os alunos afinam a percepção sobre eles mesmos e sobre situações do cotidiano” (BRASIL, 1997, p 88).”

Resultados As oficinas temáticas demostraram gerar contextos de compartilhamento, onde o conhecimento foi construído e socializado com vistas a ajudar na mudança de postura das pessoas em relação ao combate ao mosquito.

Considerações finais Este processo pedagógico atingiu o objetivo da alfabetização científica, por ter construído possibilidades de mudança de postura frente aos problemas e costumes da sociedade em que o ator social está inserido, possibilitando a este questionar e buscar soluções para os mesmos.

Obrigada! Adriana Pereira Alves – adriana.cn2013@gmail.com UnB/Faculdade de Planaltina