Cultura organizacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CULTURA ORGANIZACIONAL
Advertisements

NATUREZA DAS ORGANIZAÇÕES
Professora Sibele Silva
Mesa Redonda: DESVENDANDO A CULTURA ORGANIZACIONAL
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
APLICANDO PESSOAS.
Análise Organizacional Profa Ms. Adriene Pires
CULTURA E CULTURA ORGANIZACIONAL
Cultura Organizacional
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
ÉTICA: uma introdução Qual é o problema? O que eu tenho com isso? Que posso fazer?
A Cultura Organizacional e Seus Componentes.... Definição: A Cultura compreende um conjunto de propriedades do ambiente de trabalho, percebidas pelos.
Senso moral e consciência moral
ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO Profa. Ms.Hely Aparecida Zavattaro.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
Programa 5S. 5S O 5S ou House keeping é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver.
A IMPORTÂNCIA DA CONDUTA ÉTICA NO TRABALHO LUCAS NASCIMENTO JULIO TORRES.
Gestão de Micro e Pequenas Empresas Ambiente Organizacional Professor: Charles Leite.
Processos Gerenciais Planejamento da Informação
Fundamentos de Administração Introdução
CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL
Apresentação Multimédia #30 Tema VI | A psicologia aplicada em Portugal Capítulo 1 | O trabalho dos psicólogos em Portugal Objetivos: Caracterizar os.
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
Prof. M.Sc. Ednaldo N. Mascarenhas
Bernoulli – Pluralidade Cultural
Cultura e Clima Organizacional
CONCEITOS BÁSICOS DE ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO
Universidade Federal de Santa Catarina Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Ensino de Graduação a Distância Centro Socioeconômico Departamento.
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Disciplina: Desenvolvimento de Recursos Humanos
Apresentação de Atividades Professor Dr. Marcos Dalmau
1. As pessoas nas organizações
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
Aprendizagem Organizacional
Sistemas de Informação EM MARKETING
Disciplina: Cultura Organizacional
Antropologia Aplicada à Administração
DEFINIÇÃO DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO
Ética Profissional O que é ética; Ética e moral; Ética Profissional;
Comunicação Empresarial
Teoria da Contingência
Desenvolvimento Organizacional
Conceito de Cultura Organizacional Prof. Gelson Sandro.
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
Aula 06. Prof Dr Alaércio Aparecido de Oliveira
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Código de Ética – Regimento Interno Participantes:
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
MBA: Gestão Estratégica de Pessoas
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
ÉTICA E CIDADANIA ORGANIZACIONAL Prof. Kenedy Ap. dos Santos 2018.
Cultura e Clima Organizacional
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
FAÇA A DIFERENÇA E NÃO DEIXE DE PARTICIPAR
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Dos princípios administrativos
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
9 BALDES.
Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva.
As Organizações Vistas como Culturas
Cultura Organizacional
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
Marketing Internacional
Áreas da Filosofia.
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional Diagnóstico e Avaliação.
CONSULTORIA EMPRESARIAL PARA MICRO EMPREENDEDOR Consultores: Alex Sá José Viana.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Educação Profissional em Enfermagem II Profa Fernanda Góes Turma B Nova Síntese.
Transcrição da apresentação:

Cultura organizacional Prof. Sinara Teorias da Administração II

O QUE É CLIMA ORGANIZACIONAL? O QUE É CONHECIMENTO? O QUE É CULTURA? O QUE É CLIMA ORGANIZACIONAL?

O conhecimento

A cultura

A cultura organizacional é uma expressão muito comum no contexto empresarial que significa o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada organização.

A cultura organizacional é a cultura em seu sentido antropológico existente em uma organização composta por práticas, símbolos, hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, além de princípios, crenças, cerimônias, políticas internas e externas, sistemas, jargão e clima organizacional. A cultura influencia todos os membros dessa organização como diretrizes e premissas para guiar seus comportamentos e mentalidades.

Schein afirmou que o fenômeno complexo da cultura organizacional é formado por três níveis de apresentação: os pressupostos básicos (as crenças que são consideradas adquiridas em relação à empresa e à natureza humana), **invisível (os membros acreditam – sentimentos e percepções) os valores (princípios, normas) e **razão de agir (dos membros - justificativa) os artefatos (resultados perceptíveis da ação de uma empresa, que são apoiados pelos valores). **visível (maneira que os membros agem - estrutura)

Alguns dos atributos mais valorizados da cultura organizacional de uma empresa são: ética, responsabilidade social, competência, compromisso, etc.

O clima

Tipos de climas organizacionais