MARISTELA KELLERMANN mskellermann@senacrs.com.br PEDAGOGIA DE PROJETOS MARISTELA KELLERMANN mskellermann@senacrs.com.br.

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MARISTELA KELLERMANN mskellermann@senacrs.com.br PEDAGOGIA DE PROJETOS MARISTELA KELLERMANN mskellermann@senacrs.com.br

EDUCAÇÃO E PROJETOS Certa forma de organizar a prática pedagógica Tentativa de superação de uma dada relação professor-aluno Determinada forma de produção de conhecimento Intervenção pratica pedagógica

PROJETOS EM EDUCAÇÃO Conhecimento construído pela experiência (vivência e participação) Professor e alunos como sujeitos A realidade como contexto Perspectiva global – a complexidade da realidade

A INTERDISCIPLINARIDADE Fugir da fragmentação: recusa do positivismo Aprender: emoção e razão Concepção unitária do conhecimento Aprendizagem permanente e global Ensino e pesquisa interligados

PROJETOS (projetar) PROJETO Referência ao futuro Projeto Abertura ao desconhecido/novo Caráter de ação PROJETO atitude intencional (objetivos) alunos como co-responsáveis problemas reais e suas soluções construção organizada (fases/partes)

PEDAGOGIA Nasceu na Grécia, na paidéia grega “criação de meninos” Educadores acrescentaram o conceito de Agogôs (que conduz) Criaram um novo conceito “Paidagogos” aquele que conduz a criança Pedagogia – ciência da educação

PEDAGOGIA DE PROJETOS Problematização: explicitação do desejo/sonho Desenvolvimento: realização do projeto em partes Ref: Sérgio Abraches Novas aprendizagens: o que ficou /o que suscitou

competência é a capacidade de articular um conjunto de esquemas, situando-se, portanto, além dos conhecimentos, permitindo "mobilizar os conhecimentos na situação, no momento certo e com discernimento”. (Perrenoud)

projetos permite a convergência de habilidades, o resgate da motivação via tópicos de interesse, a estruturação de tarefas visando à obtenção de um produto final.

HISTORIA Anos 20– O método de projetos para aproximar a Escola da Vida Diária – Fernando Sainz Anos 70 – O trabalho por temas e idéias-chave Anos 80 - O auge do construtivismo e os projetos de trabalho – Emilia Ferreiro Anos 90 – Projetos de trabalho abordando a complexidade do conhecimento - Hernandez

Construindo Projeto Organiza-se a Equipe de Trabalho Parte-se de um Tema ou Problema Inicia-se o processo de diagnostico/pesquisa Traça-se os objetivos/justificativa Verifica-se os elementos agregadores do processo, definindo o que e como será trabalhado Coloca-se em ação Avalia-se o projeto